Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Conheça todas as vantagens e desvantagens das rodas de liga leve

 

As rodas de liga leve são um adicional que, para quem não entende muito de carro, talvez não faça tanta diferença. Mas, para as pessoas que conhecem e sabem um pouco mais, as rodas de liga leve são opcionais fantásticos.

Além do principal intuito de oferecer mais beleza ao carro, as rodas de liga leve contam com diversas vantagens para quem pensa em adquirir esse item ou escolhê-lo como um incremento na hora de comprar o carro zero. Mas, como qualquer outro item, há a possibilidade delas terem desvantagens, de acordo com o seu perfil, e não atender as expectativas.

Pensando nisso, que tal conhecer mais sobre as rodas e ver se elas são adequadas para as suas necessidades atuais? É importante conhecer as vantagens e desvantagens das rodas de liga leve, pois elas podem atender quem está buscando desde um upgrade no visual do carro até mais conforto e precisão na direção.

E, mais do que as rodas, fazer um seguro também é um jeito de garantir mais tranquilidade ao guiar um carro. Na Minuto Seguros, você pode fazer a cotação com mais de 10 seguradoras e escolher um plano que seja adequado ao seu perfil. O seguro pode ser de grande ajuda em diversas situações, como: batidas, roubos, assistências, guinchos e etc. Cote o seu seguro agora!

Afinal, o que são as rodas de liga leve?

No mercado de rodas, há muitas opções disponíveis e que deixam os consumidores em dúvida ou até mesmo sem saber qual é a real diferença entre os produtos.

As rodas de aço são as mais comuns, utilizadas com calotas e usadas na maioria dos carros. Elas têm um custo mais baixo e são mais suscetíveis a amassarem. Já as rodas de liga leve utilizam uma combinação de alumínio e silício – algumas, em carros superesportivos e com os preços nos seis dígitos, são até feitas de fibra de carbono -, que oferece muito mais resistência e leveza para as rodas, aliado a um melhor desempenho.

Outro ponto a favor das rodas de liga leve é a possibilidade de mudança estética, afinal, o material é mais simples de ser moldado. Quem busca deixar o carro mais bonito, certamente não pensa em outra alternativa a não ser as rodas. Elas também são bem simples de serem modificadas com pinturas ou envelopamento, por exemplo.

As vantagens das rodas de liga leve

Como falado anteriormente, as rodas de liga leve são ótimas no quesito de embelezar os carros, pois oferecem muito mais modelos e estilos do que as de aço que, basicamente, são alteradas por meio de calotas.

Já as rodas de liga leve são fundidas, ou seja, o material é aquecido até que se transforme em um líquido para, posteriormente, ser despejado em um molde, aumentando a criatividade para conseguir os mais diferentes formatos.

Vale ressaltar que, mesmo sendo mais espessa que as rodas de aço, as de liga leve continuam pesando menos devido ao seu material mais leve. Com esse peso menor, o carro sofre menos gasto de combustível, algo relevante, ainda mais em tempos que o preço do álcool e da gasolina está cada vez mais alto.

Pensando agora na parte mecânica do carro, as rodas de liga leve trazem outros benefícios importantes: como o alumínio esquenta menos que o aço, o sistema de frenagem se desgasta menos, influencia no tempo de troca das pastilhas de freio. Isso também acontece porque, com o peso menor da roda, a energia cinética da roda em movimento é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo. Esse aspecto é muito importante para quem anda de carro com frequência ou gosta de participar de eventos como track days.

O carro com rodas de liga leve também terá maior valor de revenda, afinal, é um item que atrai a atenção das pessoas, ainda mais para quem aprecia um veículo bem cuidado e preza pela estética.

As desvantagens das rodas de liga leve

rodas de liga leve

Como nem tudo são mil maravilhas, as rodas de liga leve também têm pontos negativos. Embora sejam bem mais resistentes que as de aço, estragos superficiais não se enquadram nesse quesito. Se você costuma raspar muito a roda quando vai estacionar, por exemplo, vai reparar que o estrago vai ser bem mais visível do que nas rodas de aço.

Outro peso contra nas rodas de liga leve é o valor: elas são bem mais caras do que as de aço. Embora mais resistentes e com mais benefícios, você terá que desembolsar uma quantia maior para tê-las no seu carro.

Não é incomum fazer uma pesquisa e perceber que o valor das rodas de liga leve pode ser até 10 vezes mais do que as rodas de aço. As vantagens a serem consideradas são motivadores para essa diferença de preço? Vai depender de você e de sua necessidade. Se você usa seu carro para trabalho pesado, talvez não valha tanto a pena assim.

Mas, apostar em promoções e queimas de estoque pode ser uma alternativa válida para quem deseja incrementar o carro. Comprar um carro já com as rodas também é uma opção que ajuda a minimizar os gastos e usufruir o máximo de desempenho.

Rodas de liga leve valem a pena?

Isso vai depender muito. Você vai ter que decidir o que é mais importante para você e para o seu carro. Talvez, na hora de comprar um veículo zero, você tenha que escolher entre as rodas ou um ar condicionado; ou entre as rodas e um item que você considere indispensável, como direção hidráulica ou elétrica. A escolha vai ser de acordo com as suas necessidades para o momento e seu gosto pessoal.

Se você é daqueles que amam carros e não medem esforços para vê-lo mais bonito e valorizado, as rodas de liga leve certamente são itens que não podem faltar e precisam estar na lista de prioridades. A possibilidade de variação de modelos também é outro atrativo. Como são peças valorizadas, as rodas podem ser vendidas com facilidades e serem trocadas por outros modelos, mesmo que você não se desfaça do veículo.

E, de quebra, se escolher a roda certa, vai poder economizar mais combustível. Além do uso de rodas, há outras maneiras de economizar e, se preferir, escolher carros considerados mais econômicos.

Agora, se você prefere não investir tanto dinheiro ou não liga muito para estética do carro, as rodas de aço irão suprir as suas necessidades muito bem. Elas ainda podem ser estilizadas com calotas e modelos que imitam as rodas. Basta saber procurar e encontrar os modelos que mais lhe agradem.

E no seu carro, quais são as rodas que você utiliza? Já teve experiência com os dois modelos e conseguiu definir qual se saiu melhor? Realmente, as rodas de liga leve pouparam mais combustível do que as de aço? Conte para gente nos comentários.

 

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS