Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Polimento de carro caseiro: faça o seu

shutterstock_421941445Um carro brilhando e sempre com cara de zero quilômetro é o sonho de muita gente. Normalmente, as lavagens em lava-rápido são básicas e para dar aquele trato no carro com uma boa cera e um polimento profissional acaba saindo bem mais caro. Por isso, muitas vezes, esse serviço se protela até a hora da venda. Mas, para evitar esse longo caminho sem um cuidado especial, que tal fazer um polimento de carro caseiro?

O material para realizar esse procedimento não é complexo e pode ser facilmente encontrado. Lojas de manutenção de carro disponibilizam os produtos a preços acessíveis e o seu serviço fica muito mais descomplicado. Tenha um carro brilhando em poucos passos:

Materiais necessários para fazer o polimento de carro caseiro

– Pasta abrasiva

– Cera líquida

– Polidor composto

– Lustrador

– Cera cristalizadora

– Pano de microfibra

– Estopa bem fina ou algodão

Cuidados iniciais para fazer o polimento

Você já deve ter ouvido que a aplicação deve ser feita em movimentos circulares, mas está errado! Aplicações desse jeito podem riscar a pintura. Faça sempre na vertical ou na horizontal. Use sempre uma estopa bem fina, mas tenha preferência pelo algodão.

Começando o polimento

Com o carro lavado, prepare a peça para receber o polimento, passando uma camada de cera liquida para posteriormente aplicar a pasta abrasiva. Ela ajuda a retirar toda a fuligem da peça, evitando possíveis riscos ao final do processo. Retire a pasta e a cera com um pano de microfibra dobrado, usando somente as partes lisas para evitar riscos. Lembre-se de tirar a etiqueta também.

Para começar o polimento, passe um pouco do polidor composto com ajuda dos dedos e depois espalhe na horizontal com o algodão ou a estopa fina. Para finalizar e fechar os poros da peça, passe o algodão na vertical. Com o pano de microfibra, remova o excesso depois de secar um pouco.

LEIA MAIS:

Aprenda a tirar o amarelado dos faróis do carro

Lustre no carro

Após boa parte do processo já feito, chegou a hora de finalizar o polimento caseiro.  Com o lustrador, aplique-o com ajuda da estopa do mesmo jeito ensinado acima, sempre na horizontal e depois na vertical. Não há necessidade de retirar os excessos do lustrador.

Finalizando, pegue a cera cristalizadora e aplique bem pouco. Nesse caso, não tem necessidade de movimentos específicos, podendo ser aplicado em movimentos circulares. O legal da cera cristalizadora é que ela pode ser aplicada no carro todo para depois ser retirada. Não é como os outros produtos que precisam ser removidos quase que imediatamente. Depois de aplicar a cera, retire o excesso com o pano de microfibra limpo.

Manutenção do seu polimento caseiro

Para manter o brilho, lave o carro sempre com produtos neutros ou com cera. Não lave o carro com óleo diesel ou querosene, pois isso será prejudicial ao polimento e a própria pintura.

Toda semana passe uma cera líquida de manutenção e a cada 30 dias uma cera cristalizadora. Esse polimento caseiro dura cerca de 40 lavagens, fazendo essa manutenção.

2 Respotas para “Polimento de carro caseiro: faça o seu”

  1. Elcio Souza

    Passe a cera ou a pasta parte a parte do carro exemplo : capot ,mala, para lamas , portas e finalmente teto fazendo meio a meio.
    Assim não mancha o carro é não cansa. E caso cansar termine a parte que começou e pronto , conclua outra hora.

    Responder

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS