Aditivo para radiador: para que serve e porque usar

aditivo para radiador Aditivo para radiador: para que serve e porque usar

Quer saber mais sobre o aditivo para radiador? Então você está no lugar certo. Na matéria vou explicar qual produto para colocar no radiador e tudo mais que você precisa saber sobre esse item tão importante para a performance do carro.

Quem conhece um pouco sobre carros sabe que é no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que ocorre a troca de calor do motor com o meio ambiente.

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Se o radiador não está funcionando da maneira adequada, há grandes chances de o  motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.

Confira abaixo um pouco mais sobre esse item que evita muitas dores de cabeça.

Qual a função do radiador no sistema de arrefecimento?

As peças que compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente), que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável.

O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95° C e 120° C. Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador é utilizado.

Para que serve o aditivo do radiador?

O aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição.

Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador evita que a água ferva no motor. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor fica desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

Mas, além dessa propriedade, o aditivo para o radiador também tem componentes que impedem que a água enferruje uma série de componentes do motor. Já pensou se só houvesse água nesse sistema? As chances de diversos problemas acontecerem seriam bem grandes, ainda mais pelos materiais do motor. Exemplificando: a água, em conjunção com o ar, forma um agente altamente corrosivo, capaz de destruir conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento.

Quais são os tipos de aditivos para radiador?

O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador. Eles são:

  • Aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos;
  • Aditivos orgânicos, que são biodegradáveis;
  • Aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido.
  • Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.

Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário. Caso essa informação não conste no manual do proprietário, existe a possibilidade de buscá-la no site do fabricante de aditivos para radiador.

Tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo ou fazer a troca.

Como fazer a reposição da água do radiador?

Agora que já compreendemos o papel do aditivo no radiador e da água destilada, podemos avançar para a próxima etapa: afinal, como repor a água do radiador corretamente? 

Esse é um conhecimento fundamental para você garantir o funcionamento pleno de seu sistema de arrefecimento. Apesar de não ser um processo complexo, ele requer certa regularidade e foco em alguns detalhes. Confira abaixo! 

Preparando o procedimento

A preparação para o procedimento é a primeira etapa a ser feita. Apesar de ser um ponto teoricamente claro, muitas pessoas não se atentam e fazem a reposição com o carro ainda quente. 

A maneira mais correta de alinhar seu carro para uma boa reposição de água do radiador é estacionando o veículo, desligando o motor e aguardando seu resfriamento. 

Dessa maneira, será possível verificar o nível de maneira mais assertiva, facilitando a identificação da necessidade de uma reposição. Paciência nessa tarefa é fundamental. 

Utilize a água correta

Anteriormente, vimos a importância de utilizar uma combinação de água destilada e aditivo no radiador. No cenário de você comprar o aditivo que não esteja diluído, é essencial que realize esse processo de acordo com as recomendações do fabricante para tudo sair como planejado.

Atente-se a vazamentos 

Você também deve prestar atenção em possíveis indicações de vazamentos acontecendo no sistema de arrefecimento. Quando o volume do líquido do radiador diminui de maneira mais rápida que o normal, podemos estar presenciando um caso de vazamento no sistema, como mangueiras danificadas. 

Em alguns casos, danos no motor também podem originar vazamentos, resultando na mistura de líquido com óleo.  

Nesse cenário, você poderá perceber que o óleo do motor chega em uma textura parecida com um doce de leite. Caso chegue nesse ponto, o recomendado é que você imediatamente desligue o carro e busque assistência técnica. 

Principais erros para não cometer durante a troca

Uma falha muito recorrente que diversos mecânicos cometem é ignorar dados e instruções indicadas no manual do proprietário. Devemos destacar que existem carros que contam com diferentes tipos de proporções de água desmineralizada e aditiva, podendo variar entre 50/50 e 40/60. 

Lembramos também que em hipótese alguma você pode utilizar água da torneira para essa atividade. Por ser mineralizada e conter materiais como cloro, ela apresenta características nocivas para o motor e mangueiras do sistema. 

Outra dica é procurar por produtos pré-diluídos, que não necessitam de diluição do aditivo em água.

Cuidados necessários 

Considerando a importância do radiador para o funcionamento pleno de um veículo, qualquer falha em sua estrutura pode facilitar o superaquecimento do motor e, consequentemente, do veículo.  

Dessa forma, existem alguns cuidados indispensáveis para você preservar esse sistema. Confira! 

Limpeza do componente

Diversas impurezas e sujeiras podem se acumular na região do radiador. Por esse motivo, manter a limpeza da colmeia da estrutura é indispensável para fugir de problemas com obstruções, por exemplo. Portanto, limpe periodicamente o componente. 

As impurezas surgem na parte externa do radiador, dificultando a passagem de ar pela ventoinha e consequentemente diminuindo a temperatura do líquido. 

No processo de passagem pelo interior das galerias do motor, o líquido em questão resfria a temperatura da estrutura, garantindo que ela trabalhe em sua faixa perfeita. 

Verificação de rotina

Outro cuidado importante é checar o sistema de arrefecimento periodicamente. De preferência, todos os dias. Essa não é uma tarefa difícil, visto que você só precisa abrir o capô e verificar a presença de impurezas, vazamentos ou quaisquer outros itens que possam causar problemas. 

Adotar esse hábito garantirá que você consiga antever quebras ou danos antes de acontecerem. 

Origem do aditivo

Por último, mas não menos importante, a origem do aditivo do radiador é um ponto que você deve ficar de olho. 

É muito comum oferecerem troca de aditivo em postos de gasolina. Caso isso aconteça, ligue o alerta, visto que o sistema de arrefecimento de seu veículo corre o risco de ser danificado pela natureza do material utilizado. Portanto, o melhor a fazer é buscar profissionais no ramo para essa finalidade. 

Tire suas dúvidas sobre aditivo para radiador

Veja abaixo a resposta sobre as principais dúvidas sobre aditivo de radiador.

Quantos litros de água e aditivo vai no radiador?

Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Normalmente, esse volume é de pelo menos 1 litro de aditivo, sendo o restante completado com água desmineralizada.

Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.

Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador?

Não é recomendado, pois a água da torneira possui cloro e sais minerais que podem causar danos ao sistema de arrefecimento do motor.

Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?

Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência, afinal, é melhor um fluido imperfeito do que um motor sobreaquecido com grandes possibilidades de fundir.

Caso você esteja nessa situação, na primeira oportunidade, pare em um posto de gasolina ou em algum mecânico de confiança para realizar a devida troca e adicionar o aditivo para radiador.

Qual o melhor aditivo para o radiador?

Essa resposta, como a maioria das dúvidas sobre carros, é que o melhor aditivo para radiador é aquele indicado no manual do proprietário. Isso ocorre porque os fabricantes de veículo determinam qual o tipo de produto vai atender melhor às necessidades do carro.

Caso você precise fazer a troca do produto, lembre-se de sempre consultar um mecânico de confiança.

Quando devo trocar o aditivo no radiador?

O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.

Como saber se tenho problemas com o aditivo do radiador?

Neste texto que falamos sobre vazamento de óleo, mostramos que, quando há algum escape de líquido na cor amarela, verde ou rosa pegajoso, provavelmente, o problema está ligado diretamente com o líquido de arrefecimento. Apesar de não se tratar de um tipo de óleo, identificar essa questão é de suma importância, pois, se não houver o conserto quase de imediato no vazamento de água do veículo (ou do aditivo para radiador), vários problemas graves podem acontecer como queimar a junta do cabeçote e até o motor do carro pode fundir.

Os carros mais velhos costumam “enviar” alertas de que o aditivo para radiador precisa ser trocado por meio desses vazamentos. Esses vazamentos costumam acontecer quando o carro está muito quente.

Você costuma trocar o aditivo para radiador do seu carro? Conte pra gente nos comentários!

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52 comentários sobre “Aditivo para radiador: para que serve e porque usar

    1. Olá, Mauro, como vai? Recomendamos que consulte o manual do automóvel ou ligue na montadora para saber mais detalhes sobre revisões e garantias.

    2. Rapaiz nunca troquei já tem 6 anos que to com o carro e agora deu pau tá aquecendo já estragou a bomba d água já coloquei fluido é continua aquecendo

  1. eu tenho uma ranger 2014 não sei se trocaram nas revisões, mas eu fiz revisão só até 90000km hoje ela está com 160000km ,e nao tinha trocado ate na semana que passou
    estava indo pro Rio de janeiro par ai pra abastecer o frentista me avisou que estava saindo fumaça do motor,abri o capaz e estava saindo fumaça no lado esquerdo do motor
    ele me aconselhou trocar o adetivo do radiador e assim eu fiz,tirei o adetivo velho e coloquei o novo,estou acompanhando e não vi mais fumaça.
    o que você pode me aconselhar.
    grato

    1. Olá, Luiz, como vai? Existe a possibilidade de essa fumaça estar sendo causada por diversos fatores, por isso recomendamos que consulte um mecânico para receber uma solução.

  2. O meu palio motor fire 1.0 2010 esta sumindo a água do reservatório .sempre quando olho ele esta no mínimo ou abaixo dele.será que mesmo assim eu devo colocar o arrefecedor .não acho nenhum casamento no motor e o radiador e novo.

    1. Olá, Raylison, recomendamos que consulte um mecânico sobre o que está acontecendo, pois pode ser um problema na mecânica do seu carro.

  3. Boa tarde me chamo jefferson.
    Eu vou fazer uma viajem de 550km é preciso de um favor.
    Eu tenho um Gol G2 96 fiz o motor a pouco tempo passei de 1.0 a 1.6 motor CHT
    Bom tudo ocorrendo corretamente andei uns 1000km já é de uns dias pra cá a temperatura começou a passar da metade até o primeiro ponto de cima “na cidade” a ventoinha liga e a temperatura cai tudo, poderia me ajuda, não utilizo aditivo me disseram se colocar um orgânico ajudaria l, mais também ouvir falar que o motor tá justo ainda por isso a temperatura, o nível da água não abaixa e não tem vazamento.
    Outra coisa é de manhã quando o carro está frio eu liga e ele fumacei “branca” seria tudo mesmo problema?
    Por favor me ajude desde já agradeço
    Deus abençoe

    1. Jefferson, tudo bem? É indicado que você sempre use o aditivo e nunca somente água. Quanto aos outros problemas, eles podem ser muito específicos do carro e da troca do motor que você realizou. Por isso, sugerimos que procure um especialista. Obrigado e continue nos acompanhando.

  4. Sou motorista de aplicativo e rodo em média 5.000 km por mês já acerca de uma ano, e desde quando comprei meu carro (Classic 2011, comprei zero) nunca coloquei aditivo no reservatório. Porém desde quando minha km/mês aumentou por causa do aplicativo percebo que em média a cada 4 ou 5 dias o nível de água baixa e eu sempre completo com água mineral. Qual a quantidade certa de mistura água/ aditivo para começar a usar e se posso voltar a usar aditivo depois de todo esse tempo?

    1. Glauber, tudo bem? Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado. É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador. Nunca coloque somente água.

    1. Oi, Paulo, como vai? Sempre é bom, assim que comprar um carro, fazer uma revisão completa, inclusive a troca do líquido do radiador, óleo e afins. Isso só trará benefícios. =)

  5. Oi eu sou Samuel tem um Gol G4 2007 faz um bom tempo que eu não uso aditivo só estou usando água você acha que se eu usar aditivo agora pode dar algum problema no motor

    1. Olá, Samuel, como vai? Você precisa usar sempre o aditivo, recomendamos que utilize apenas água somente em caso de emergência.

  6. Bom dia sou o Artur tenho um uno mille ano 1993 gostaria de saber se posso misturar aditivo com a agua no radiador ou devo somente usar agua?

    1. Artur, como vai? Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência. Indicamos que você use somente o aditivo para que o carro não apresente possíveis problemas.

  7. Olá bom dia. Meu é José Mauro. Tenho um Monza tubarão 91/92. Já observei q ele andando em baixa velocidade e com marcha forte ele baixa a água muito rapidamente, principalmente dentro da cidade, já levei várias vezes no mecânico e não tem nenhum vazamento. Não sei mais o que fazer.Gostaria de sua ajuda. Obrigado

    1. Olá, José, como vai? Recomendamos que identifique o problema primeiro. Procure algum defeito na mangueira, no radiador etc. Você pode também levar a um mecânico e pedir para que ele drene a água e faça uma limpeza com o aditivo. 🙂

  8. Bom dia comprei um gol g6 2015 goataria de saber si antes de sair com o carro tenho que completar a agua do radiador,so agua ou agua com o aditivo?

    1. Marcos, como o veículo já é usado, recomendamos que faça uma vistoria para saber quais peças estão desgastadas. É recomendado que misture água com radiador. 🙂

  9. Olá, ne chamo Ana Lúcia, tenho um pegeout 307/2007, sempre completo com água, mas percebi que a mesma está com cor ferrugem, já vou fazer toda a trocar verificar algumas peças. Pergunto toda vez que completar a água devo colocar tbm um pouco de aditivo? Basta eu comprar qualquer aditivo que contenha etilenoglicol?

    1. Olá, Ana, sim é recomendado usar aditivo junto com a água. Qual o aditivo a ser usado depende do motor e do uso do veículo.

  10. Quando comprei o carro a água era risada e isso me chamou atenção foi ai que o mecânico me informou que era aditivo…então hoje verifiquei que a água ta baixa a pergunta é: só completo com o aditivo? Ou cokco água e aditivo?
    E qual a agua?a destilada?

    1. Vera, É preciso completar com água e o radiador novamente. Use água desmineralizada ou qualquer outra recomendada por seu mecânico.

  11. Boa noite tenho um honda city 2015 sou obrigado usa o aditivo original dele.POIS A HONDA NÃO FAZ ADITIVO POSSO USA UMA OUTRA MARCA PODE ME DANIFICAR O MOTOR OBRIGADO

  12. Bom dia. Comprei um carro a pouco tempo. Havia aditivo orgânico. Comprei um sintético e coloquei por que foi uma questão de urgência. Tem algum problema?

  13. Oi peguei o carro no mês 02 corsa Wind 96 ainda não coloquei, tem alguma marca ou cor pra colocar , e qual a quantidade que coloco

    1. Olá, Kelly, tudo bem? O mais correto é fazer esse procedimento com acompanhamento de um mecânico. Assim ele poderá saber o que será melhor para o motor do sue veículo.

  14. Olá.
    Tenho um carro brava 1.6 16v 2003
    Ontem foi trocado o reservatório de agua.
    Colocou o auditivo rosa e água
    O nível está no mínimo no reservatório.
    Só vou trocar o auditivo daqui um ano ou 30km mil rodado?
    Até

    1. Oi, Luciano, como vai? A troca deve ser feita no que chegar primeiro, ou seja: se você andar 30 mil quilômetros antes de um ano, deve ser trocado. Do contrário, pode trocar quando fizer um ano.

  15. Bom dia amigo.. tenho um fiat Uno fire ano 2002 faz pouco tempo que tenho ele só tem água no radiador. tenho medo de colocar adtivo pois olhei uns vídeos e pode acontecer de aparecer vazamentos depois de colocado o adtivo pois ele vai corroer algum ferrugem que tiver .quais as os componentes que podem ser prejudicados com a colocação assim do adtivo pela primeira vez. porque antes era só água. qual adtivo devo usar ?me ajude ai amigo por favor.

    1. Mateus, tudo bem? O indicado é usar aditivo junto com a água. Sugerimos que você coloque os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis ou os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido. Os aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos, podem fazer essa corrosão por nunca ter usado aditivo no carro, por isso, escolher entre as duas primeiras opções é melhor.

  16. Utilizei em meu gol 2003 o produto da marca Tech Company, me atendeu perfeitamente. Produto de pronto uso, fácil e pratico para pessoas leigas como eu. Comprei no mercado livre.

  17. Deve-se fazer a mistura do auditivo com água antes de colocar no recipiente do radiador ou pode colocar um pouco de cada até bate o nivel???

    1. Joaquim, tudo bem? Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário, lá constará essa informação.

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