• Fale conosco
  • Fale conosco
  • Simule grátis

Quais tipos de seguro de carro que existem?

Seguro auto é um produto que possibilita muitas variações no momento da contratação. Mais do que uma escolha única, o seguro de carro apresenta diversas opções e tipos de seguro de carro com o intuito de entregar o que há de melhor para o cliente. Entender a necessidade de cada perfil é de suma importância, afinal, um seguro que é bom para você pode ser que não seja um bom seguro auto para o seu amigo, por exemplo.

Dentre as opções atuais, é possível fazer a contratação de um seguro completo/compreensivo, seguro auto roubo, seguro para terceiros, seguro de acidentes pessoais a passageiros, a instalação de rastreadores, bloqueadores ou localizadores, além da inclusão de coberturas adicionais, como garantia de vidros, assistência 24 horas. Tudo dependerá da seguradora escolhida ou da análise minuciosa que a Minuto Seguros faz sobre o perfil de cada condutor.

Seguro Completo ou Seguro Compreensivo

O seguro compreensivo também é conhecido como seguro total ou seguro completo e é o produto que oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo, por exemplo. A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza. No entanto, há algumas coberturas que não são indenizadas, como acessórios, como rádio e rodas especiais. Para estes casos é preciso uma cobertura especial além da compreensiva. O mesmo serve para vidros, retrovisores, lanternas e faróis.

A cobertura compreensiva cobre casos de chuva de granizo, pois é um dano da natureza. Algumas seguradoras retiram alguns riscos, como danos decorrentes de guerras e vandalismos. Por isso é muito importante consultar as condições gerais da sua apólice junto à sua corretora de seguros ou seguradora.

Seguro Auto Roubo

O seguro auto roubo é uma proteção para as pessoas que buscam um produto com menos coberturas do que um seguro completo ou compreensivo. O seguro auto e roubo irá garantir a indenização, caso o seu carro seja furtado ou roubado e não encontrado, de acordo com o que esteja especificado na apólice. Neste tipo de contratação de seguro auto, as seguradoras solicitam que haja a instalação de um rastreador, o que pode ajudar na hora que o veículo estiver sendo procurado devido a um roubo ou furto.

Neste tipo de seguro não há proteção, por exemplo, contra batidas, seguro para terceiros, garantia de vidros, assistência 24 horas ou outros tipos de coberturas, pois é um produto mais simples e com a segmentação apenas para roubo e furto. A Ituran, um exemplo de quem oferece o produto auto e roubo, também possibilita, atualmente, a inclusão de coberturas adicionais de seguro para terceiros e perda total.

Seguro para terceiros

O seguro de carro para terceiros indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos causados em outro carro ou até pessoas, como pedestres. Com o seguro para terceiros é possível acionar a seguradora para custear o conserto do carro que sofreu a colisão, não o do segurado, ou da indenização aos pedestres, poupando que haja gastos inesperados.

Esse tipo de seguro tem um nome outro nome oficial: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos). Ela é, basicamente, uma proteção contra batidas que você possa dar em outros carros. É tão importante que algumas pessoas buscam somente esse seguro no momento da contratação junto às seguradoras.

O seguro para terceiros oferece cobertura de danos materiais, danos pessoais ou corporais e danos morais.

Saiba mais sobre seguro para terceiros.

Seguro de acidentes de passageiros (Seguro APP)

O Seguro APP (Seguro de Acidente Pessoais a Passageiros) nada mais é que um seguro para acidentes pessoais que envolvam passageiros em casos de batidas que haja necessidade de socorro ou que o passageiro tenha ferimentos mais graves, como morte ou invalidez. O seguro APP, por exemplo, é obrigatório para quem vai fazer um seguro para Uber.

Os acontecimentos que serão segurados são casos de morte ou invalidez, permanente ou parcial, dos passageiros, incluindo o motorista. A cobertura do seguro de acidentes pessoais a passageiros também arca com despesas médicas e hospitalares para atendimento do passageiro, caso seja necessário.

A cobertura não irá indenizar danos físicos temporários, como, um corte ou dores por conta de uma batida, sem que resulte em danos permanentes.

Rastreador, bloqueador ou localizador

Além de proteger o carro com um seguro auto, há alternativas que podem complementar a segurança do veículo, como os rastreadores, bloqueadores e localizadores. Mas, apesar da popularidade ainda há dúvida sobre a real diferença entre os itens. Mesmo sendo usados com uma única finalidade, os equipamentos atuam de maneira diferente.

Os bloqueadores são os mais simples dos três equipamentos. Ele serve apenas para travar o veículo, impedindo qualquer arranque de quem estiver guiando. 

Já os localizadores são produtos mais avançados do que os bloqueadores, informando a localização, porém, não com tanta precisão. Por usarem técnicas de rádio-frequência, que limitam as áreas de cobertura a regiões metropolitanas e cidades pontuais, o alcance pode não fornecer os melhores dados. 

Por fim, os rastreadores são os mais os mais sofisticados dos equipamentos. Eles contam com uma solução completa, que mostra precisamente onde o veículo está, além de todo o trajeto percorrido pelo carro. Isso ajuda muito em casos de roubo e furto, pois a central de rastreamento recebe constantemente os sinais da localização. 

Veja mais sobre rastreadores, bloqueadores e localizadores.

Seguro DPVAT

O seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é popularmente conhecido como seguro obrigatório e deve ser pago junto às outras do início do ano, como o IPVA do carro e o licenciamento.

Como o nome diz, o seguro é voltado para indenizar os danos pessoais do motorista, passageiros e demais envolvidos em um possível acidente. O DPVAT possui três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas. 

Uma característica do seguro DPVAT é a garantia da indenização independentemente da responsabilidade da autoria do acidente, pois o seguro, neste caso, não analisa os culpados.

Simule grátis