1. Home
  2. »
  3. Carro

Rodas de liga leve: o que é, vantagens e desvantagens e se vale a pena investir

Quer tirar suas dúvidas sobre rodas de liga leve? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender o que elas são e quais as vantagens e desvantagens e se vale a pena investir nelas.

As rodas de liga leve são um adicional que, para quem não entende muito de carro, talvez não faça tanta diferença. Mas, para as pessoas que conhecem e sabem um pouco mais, podem se tornar opcionais fantásticos.

Além de oferecer mais beleza ao carro, esse tipo de roda conta com diversas vantagens, e também algumas desvantagens, como qualquer outro componente de um carro zero.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Pensando nisso, que tal conhecer mais sobre as rodas e ver se elas são adequadas para as suas necessidades atuais? Continue a leitura e saiba mais!

O que é roda de liga leve?

As rodas de liga leve utilizam uma combinação de alumínio e silício na composição das peças — o que oferece mais resistência e leveza para as rodas, sem contar um melhor desempenho. Enquanto parte do alumínio contribui para reduzir o peso das rodas, o silício ajuda a torná-la mais resistente, muitas vezes tão forte quanto uma roda de aço tradicional.

No mercado de rodas, há muitas opções disponíveis, o que deixa os consumidores em dúvida ou até mesmo sem saber qual é a real diferença entre roda de liga leve e roda normal. Em geral, as rodas de aço utilizam calotas para casar com um design mais moderno e são empregadas na maioria dos modelos.

De custo mais acessível, esse modelo é mais suscetível a danos. Diferentemente das rodas de liga leve, que são mais leves e eficientes em diferentes aspectos, sobretudo na economia de combustível. Alguns modelos podem ser produzidos a partir de fibra de carbono e compõem, normalmente, veículos superesportivos.

Um ponto a favor das rodas de liga leve é que elas possibilitam mudanças estéticas, afinal, seu material é mais simples de ser moldado. Por isso,  quem busca deixar o carro mais bonito, certamente a melhor alternativa são as rodas de liga leve.

Quais as vantagens das rodas de liga leve?

Via de regra, conhecer as vantagens e desvantagens das rodas de liga leve pode ser muito interessante, afinal, elas atendem desde aqueles que estão buscando dar um “up” no visual do carro até os que querem mais conforto e precisão na direção. Abaixo, reunimos algumas das principais vantagens deste modelo:

São mais leves

Como falado anteriormente, as rodas de liga leve são ótimas no quesito “beleza”, pois oferecem mais modelos e estilos que as de aço, que só podem ser alteradas por meio do uso de calotas.

Já as rodas de liga leve são obtidas por meio de um processo de fundição e molde do equipamento. Na prática, o material é aquecido até que ele se transforme em líquido e seja depositado, posteriormente, em um molde de diferentes formatos. Sendo assim, basta utilizar toda criatividade para atingir resultados únicos e exclusivos.

Além disso, há também outra possibilidade de personalização da peça com pinturas estilizadas ou, ainda, o envelopamento das rodas, conferindo um design mais atrativo.

Vale ressaltar que, mesmo sendo mais espessa que as rodas de aço, as de liga leve continuam pesando menos por causa do seu material mais leve. Com esse peso menor, o carro sofre menos gasto de combustível, algo relevante, ainda mais em tempos em que o preço do álcool e da gasolina está cada vez mais alto.

São mais bonitas

Como vimos, as rodas de liga leve são mais bonitas em relação aos modelos que utilizam outros materiais. Enquanto as rodas de aço apresentam um design padrão, as de liga leve podem ser adquiridas nos mais diferentes formatos. Justamente por isso, a criatividade é tão importante para a concepção das rodas, já que o material assim o permite.

O primeiro passo para a criação das rodas de liga leve é o aquecimento do metal até que ele mude de condição e se torne líquido. Quando nesse estado, é possível despejá-lo em um molde diferenciado. Nesta etapa há uma grande quantidade de possibilidades, pois cada mente trabalha de um jeito e a criatividade aqui é um diferencial.

No molde, a roda de liga leve adquire o design planejado. A diferença desta para as rodas de aço está tanto no material quanto na forma de criá-las. As rodas de aço são feitas por meio da prensagem das chapas. Não é necessária a dobragem excessiva do aço para que a roda fique forte.

No entanto, para que a roda de liga leve possa ser utilizada sem medo, é necessário que ela seja dobrada mais vezes até adquirir a estrutura para suportar o peso do carro. Desta forma, o resultado é uma roda maior, porém mais leve.

Valorizam o carro na revenda

O carro com rodas de liga leve também terá maior valor de revenda, afinal, é um item que atrai a atenção das pessoas, ainda mais para quem aprecia um veículo bem cuidado e preza pela estética. Neste sentido, o comprador que tem um interesse maior pela estética do veículo pode se interessar mais por um carro com rodas de liga leve.

Este modelo costuma ser vendido pelo dobro do valor em relação às rodas de aço. Tanto pela beleza quanto  pela força e a leveza das rodas.

No entanto, existem alguns problemas de ordem prática que podem contrabalançar essa vantagem, que é a aplicação de seguros. Caso o carro tenha uma cobertura, é preciso verificar se não há nenhuma cláusula que impeça modificações e se há uma medição precisa das rodas de liga leve em relação àquelas de aço.

Essas medições alegadamente feitas para verificar a validade de seguros não são uma prática que acontece em todos os casos. Não é certo que essas medições aconteçam, ainda que as fabricantes alertem a esse respeito para evitar problemas.

Maior resistência a reparos

Pensando agora na parte mecânica do carro, as rodas de liga leve trazem outros benefícios importantes: como o alumínio esquenta menos que o aço, o sistema de frenagem se desgasta menos, influenciando diretamente no tempo de troca das pastilhas de freio

Isso também acontece porque, com o peso menor da roda, a energia cinética da roda em movimento é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo. Esse aspecto é muito importante para quem anda de carro com frequência ou gosta de participar de eventos como track days.

Pelo alumínio ser um material mais maleável que o aço, rodas com esse material possuem maior resistência a reparos, que não devem ser feitos por pessoas leigas no assunto, apenas por profissionais experientes em relação a como desamassar roda de liga leve, bem como corrigir pequenas imperfeições e arranhões.

Se o aço é mais resistente a arranhões e amassados, a calota que reveste a roda costuma ser bem suscetível a estragos. A roda de liga leve é mais frágil, mas seu conserto é mais simples que o do aço.

Quais as desvantagens das rodas de liga leve?

Como nem tudo são mil maravilhas, as rodas de liga leve também têm pontos negativos. Abaixo, destacamos os principais fatores de atenção a esse tipo de equipamento.

Frágil em relação a danos superficiais

Embora sejam bem mais resistentes que as rodas de aço, os estragos superficiais não se enquadram nesse quesito. Se você costuma raspar muito a roda quando vai estacionar, por exemplo, vai reparar que o estrago vai ser bem mais visível que nas rodas de aço.

Portanto, mesmo que as rodas de liga leve possam ser utilizadas em carros que necessitam de uma boa base de força, a superfície não tem a mesma durabilidade das rodas de aço. Nesse sentido, esteticamente, os arranhões podem comprometer a beleza da roda.

No entanto, mesmo que os arranhões e amassados ocorram com mais facilidade, corrigir esses danos é bem mais simples do que a correção no aço. Afinal, a liga leve é um material mais maleável que permite consertos mais simples e fáceis, desde que sejam feitos em locais autorizados, por profissionais sérios.

Custo mais elevado

Outro aspecto que pode ser considerado uma desvantagem nas rodas de liga leve é o valor: elas são mais caras que as de aço. Embora mais resistentes e com mais benefícios, você terá que desembolsar uma quantia maior para tê-las no seu carro. 

Não é incomum fazer uma pesquisa e perceber que o valor das rodas de liga leve pode ser até 10 vezes maior que as rodas de aço. As vantagens a serem consideradas são motivadores para essa diferença de preço? Vai depender de você e de sua necessidade. Se você usa seu carro para trabalho pesado, talvez não valha tanto a pena assim.

Por ser o produto de um trabalho mais criativo e mais artístico, as rodas de liga leve costumam ser mais caras. O aço é um material mais comum e que requer menos etapas, portanto, o preço reflete isso. O trabalho de dobragem do alumínio, assim como os processos de escolha do molde e desenho, também é visto no valor.

O outro ponto a se considerar é que é muito provável que as rodas de liga leve sejam objetos mais autênticos e originais que as rodas de aço. É preciso colocar na ponta do lápis essas partes da mesma situação para verificar se compensa o valor pago a mais.

Mas, apostar em promoções e queimas de estoque pode ser uma alternativa válida para quem deseja incrementar o carro. Comprar um carro já com as rodas também é uma opção que ajuda a minimizar os gastos e usufruir o máximo de desempenho.

Vale a pena investir neste tipo de roda?

Isso vai depender muito. Você vai ter que decidir o que é mais importante para você e para o seu carro. Talvez, na hora de comprar um veículo zero, você tenha que escolher entre as rodas ou um ar-condicionado; ou entre as rodas e um item que você considere indispensável, como direção hidráulica ou elétrica. A escolha vai ser de acordo com as suas necessidades para o momento e seu gosto pessoal.

Se você é daqueles que amam carro e não medem esforços para vê-lo mais bonito e valorizado, as rodas de liga leve certamente são itens que não podem faltar e precisam estar na lista de prioridades. A possibilidade de variação de modelos também é outro atrativo. Como são peças valorizadas, as rodas podem ser vendidas com facilidades e serem trocadas por outros modelos, mesmo que você não se desfaça do veículo.

E, de quebra, se escolher a roda certa, vai poder economizar mais combustível. Além do uso de rodas, há outras maneiras de economizar e, se preferir, escolher carros considerados mais econômicos.

Agora, se você prefere não investir tanto dinheiro ou não liga muito para a estética do carro, as rodas de aço vão suprir as suas necessidades muito bem. Elas ainda podem ser estilizadas com calotas e modelos que imitam as rodas. Basta saber procurar e encontrar os modelos que mais lhe agradem.

Mais do que as rodas, fazer um seguro também é um jeito de garantir maior tranquilidade na hora de guiar um carro. Na Minuto Seguros, por exemplo, você pode fazer a cotação com mais de 16 seguradoras, além de escolher um plano que seja adequado ao seu perfil. Clique aqui e faça sua cotação agora mesmo!

4 / 23 votos

[addtoany]

Comentários

    1. Andrey, como vai? As rodas de liga leve têm menor probabilidade, por exemplo, de amassar caso passem ou estejam sujeitas a subir e descer ladeiras, bater e ralar em guias, cair em buracos em diversas combinações de velocidade, ângulo e calibragem. São apenas probabilidades realizadas de acordo com testes. Mas, na segurança, elas são equivalentes e passam pelos mesmos testes de segurança.

    1. Olá, Amarildo, como vai? As duas passam pelos mesmos testes, mas isso é deduzido por conta do material que é feita. Depende da qualidade e tempo da roda que você tem.

  1. A diferença rodas de liga leve com as de aço além da estética, da diferença na economia. Já reparei. No entanto agora estou com rodas de liga bem maiores não tive tempo de ver diferença em gasto de combustivel. Mas já reparei q rodas de liga leve maiores e mais largos dão mais velocidade ao veiculo bem rápido e pôr consequência de estar mais alto também veem um pouco de instabilidade no pacote.

    1. Oi, Julio, tudo bem? Há muitas opções e variações de preço no quesito “roda” no mercado, mas algumas das marcas mais famosas são: TSW, MAK, Status Alloy Wheels, Ruff Racing e Presenza Wheels. Espero que tenhamos ajudado. =)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile