1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro pirata: saiba como identificar e fugir deles!

Quer tirar suas dúvidas sobre seguro pirata? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar tudo que você precisa saber para evitar problemas.

De acordo com dados divulgados pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros), o seguro pirata movimenta (anualmente) entre R$ 7,1 bilhões e R$ 9,4 bilhões no Brasil.

Apesar de lucrativo, esse tipo de proteção veicular é perigoso para os proprietários de carros. Mas o que é seguro pirata? Como identificá-lo? O que fazer quando se é vítima dele? Descubra a resposta nos próximos tópicos!

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é seguro pirata?

O seguro pirata promete todas as proteções e direitos ao segurado em caso de sinistros – apenas uma promessa. Na verdade, esse tipo de seguro é comercializado por empresas com CNPJ, mas sem autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Essa entidade é responsável pela fiscalização e o controle do mercado de seguros.

No geral, as empresas que oferecem o seguro pirata são associações ou cooperativas. Ao contrário das corretoras de seguro, não fazem uma apólice, mas uma proposta de associação mediante o pagamento da taxa de adesão.

Quanto ao valor das mensalidades, podem custar até 3 vezes menos do que as de uma apólice. Além disso, varia de acordo com o número de associados e sinistros ocorridos. Embora pareça vantajoso para o bolso, não é tão bom assim quando o seguro é acionado, uma vez que existem muitas restrições para obter as coberturas. 

Ademais, o segurado descobre que muitos dos danos do carro não serão reparados. Dessa forma, o proprietário do veículo sai no prejuízo e com um sentimento de frustração.

Reação da justiça

Em setembro de 2015, uma operação realizada pela Polícia Federal fechou três empresas que vendiam proteção para carros e motos em Pernambuco.

Mais de 7 mil clientes estavam na base dessas organizações, que não tinham autorização legal ou certificação da SUSEP para comercializar seguros.

Em dezembro do mesmo ano, o Ministério Público Federal obteve liminar para suspender outras duas empresas no estado.

Como identificar e evitar um seguro pirata

Para não cair na armadilha do seguro pirata, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de assinar um contrato. Quais são eles? Confira a seguir.

Verifique se a empresa é autorizada pela SUSEP

Vale ressaltar que para comercializar seguros, é necessário que a empresa seja autorizada pela SUSEP. Sendo assim, o proprietário do veículo deve fazer uma consulta no site da instituição para garantir que a empresa tem esse registro oficial.

Desconfie de valores muito destoantes

Algo que leva o custo do seguro pirata ser menor que o das seguradoras é a ausência de um fundo reserva. Para as seguradoras, esse fundo é obrigatório e garante que os segurados terão as indenizações quando precisarem.

Por outro lado, as associações ou cooperativas dependem do pagamento dos associados para cobrir os custos dos sinistros. Em caso de inadimplência, o proprietário pode ficar na mão. Sendo assim, desconfie de valores muito baixos em relação ao mercado de seguros. É possível que esteja diante de um seguro pirata.

Compreenda como é feita a avaliação de riscos para o seguro

Antes de fixar o valor da apólice, as seguradoras avaliam uma série de fatores a respeito do carro e do proprietário. Afinal, é um risco que estão assumindo. Já o seguro pirata não realiza esse tipo de avaliação, pois estipula a quantia da proteção com base no preço do carro na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Por isso, se não houver uma avaliação prévia do veículo, desconfie. Ainda mais se no lugar da nomenclatura “apólice de seguros” estiver algo como “proteção veicular” ou “clube de benefícios”.

Pesquise e denuncie

Ao se deparar com uma oferta de seguro de associações de proteção veicular  ou cooperativa, ou mesmo se tiver dúvidas sobre a procedência da empresa, visite a página da SUSEP. Lá, há uma área específica para pesquisar pelo nome da entidade e verificar se ela tem aval da superintendência. Clique e consulte.

Se não encontrar a empresa no site, desista do negócio e faça uma denúncia através do Fale Conosco da SUSEP. Assim, você ajuda o mercado e ainda colabora para que futuros consumidores não sejam enganados.

Contrate com quem tem autorização. Procure sempre uma corretora ou um corretor de seguros que irá orientá-lo como contratar um seguro de verdade, que realmente proteja seu patrimônio.

Esclarecimentos da diferença entre Proteção Veicular x Seguro de Automóvel

Para ficar bem clara a diferença entre proteção veicular (seguro pirata) e o seguro auto, mostramos as características de cada um deles.

Proteção veicular Seguro de automóvel
Oferecido por empresas não autorizadas pela SUSEP Oferecido por empresas autorizadas pela SUSEP
Os valores são abaixo do mercado, pois não há uma avaliação de riscos Os valores são baseados em uma avaliação de riscos
O risco não é transferido para a empresa, mas aos associados A seguradora assume os riscos ocorridos com o veículo
Não existe um fundo reserva Há um fundo reserva obrigatório exigido pela legislação

 Enfim, o seguro de automóvel é uma proteção essencial para os proprietários de carros. Visto que garante a segurança de um bem muito precioso. Para evitar surpresas na hora de um sinistro, fuja do seguro pirata. Desse modo, não terá dor de cabeça, mas tranquilidade para circular com o veículo.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Conseguiu entender o que é seguro pirata? Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

5 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile