Qual o limite de insulfilm permitido por lei? Veja as regras para utilizar a película veicular

limite de insulfilm permitido por lei - Na imagem a lateral de um carro com insufilm

Quer saber qual o limite de insulfilm permitido por lei? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou trazer essa resposta e muito mais sobre a aplicação.

Há uma dúvida bastante comum entre as pessoas que compram um carro e querem modificar o veículo: qual a película correto para colocar no vidro? A resposta para essa questão deve estar embasada na lei e não em achismos de profissionais que aplicam a película protetora contra os raios solares, mas poucas pessoas têm esse conhecimento.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Respeitar esse limite é um ponto muito importante, pois há muitas pessoas que tomam multas e são obrigadas a retirar a película sem ao menos saber o motivo da penalidade.

Qual a origem do nome insulfilm

Antes de falar de fato sobre a legislação nesse tipo de alteração no carro, sabia que o termo insulfilm nasceu por conta de uma marca? Hoje em dia, esse nome aparece no selo holográfico de autenticidade e foi o que tornou a película famosa.

No entanto, é importante que você entenda que os limites descritos no texto valem para todas as marcas de películas de escurecimento, independentemente de ser da marca insulfim ou não.

Para que ele serve?

Qual é a finalidade da película e por que as pessoas buscam a instalação desse acessório no carro? Bom, de modo geral, a película é usada nos vidros dos carros para ajudar em diversos pontos, como:

  • Saúde – a película protege o condutor da ação do sol em um dia com raios muito fortes. Além disso, existem películas que bloqueiam até 99% das emissões de raios UV, o que é um ponto importante no combate a doenças de pele.
  • Segurança – elas diminuem a visibilidade da parte de dentro do veículo. Isso pode ajudar na diminuição de vidros estourados, por exemplo, pois os bandidos não conseguem identificar se há algum objeto de valor dentro do carro. As películas, recentemente, lançaram modelos bem interessantes que são denominadas anti-vandalismo, que protegem quase como um vidro de carro blindado, mas com uma proteção menor, pois é resistente até certo ponto – não tem a função, por exemplo, de ser à prova de tiros.

Qual o limite permitido para insulfilm em 2023?

Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novas regras para o uso de insulfilm em veículos. Com a resolução 989/2022, o órgão atualizou o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película.

Na nova resolução, a transmitância luminosa das áreas envidraçadas deve ser de:

Imagem que mostra o limte de uso da película de insulfilm
Fonte: SBT News.
  • Vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo – não poderá ser inferior a 70%, anteriormente o limite era 75%;
  • Vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo – não existe percentual mínimo, anteriormente o limite era 28%.

O Conselho também proibiu os seguintes itens:

  • Películas que estejam com bolhas, principalmente nos vidros laterias dianteiros e no para-brisa
  • Películas opacas ou refletiva em qualquer vidro do veículo
  • Qualquer inscrição, adesivo, legenda ou símbolo pintados ou afixados nas áreas envidraçadas dos veículos indispensáveis à dirigibilidade
  • Cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nas áreas não indispensáveis à dirigibilidade, desde que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados;
  • Painéis luminosos que reproduzam mensagens dinâmicas ou estáticas, excetuando-se as utilizadas em transporte coletivo de passageiro com finalidade de informar o serviço ao
    usuário da linha;

Ainda na dúvida sobre os limites de insulfilm? Então assista ao vídeo abaixo do SBT News e saiba tudo sobre os novos limites.

Qual a multa por usar Insulfilm incorretamente?

Andar dentro das leis de trânsito é uma das muitas obrigações dos condutores e proprietários de carros. Se você não seguir as regras, você será multado e a multa por insulfilm irregular é pesada:

  • Valor da multa: R$ 195,23;
  • Pontos na CNH: cinco pontos;
  • Outras penalidades: será necessário remover o insulfilm do veículo ou o veículo pode ser retido para regularização.

Quais são as películas mais utilizadas?

AS películas mais utilizadas variam conforme o uso, mas seus números indicam a transparência da película, sendo:

graducao insulfim Qual o limite de insulfilm permitido por lei? Veja as regras para utilizar a película veicular

  • G70 (mais clara) –  permite 70% de visibilidade (liberada para vidros que interferem na condução).
  • G50 – permite 50% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução).
  • G40 – permite 40% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução).
  • G20 – permite 20% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução).
  • G5 (mais escura) – permite 5% de visibilidade (liberada para vidros que não interferem na condução).

Agora você já sabe identificar visualmente qual insulfilm é permitido por lei em 2023.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre insulfilm.

Por que há limite para sua instalação de insulfilm?

Respeitar a medida de insulfilm permitido é muito importante para que o motorista fique mais seguro enquanto dirige, ela não é por acaso, já que um vidro muito escuro pode causar acidentes, pois prejudica bastante a visão do condutor.

Por isso, ao colocar a película protetora, lembre-se de que há o nível insulfilm permitido e isso precisa ser levado em consideração.

Em lojas especializadas, os profissionais saberão exatamente qual mais indicado para o seu carro, seja em questão de visibilidade ou até de cores. O mercado atual de insulfilm pode oferecer tonalidades que se adéquem a cor do carro, como as verdes, pretas, espelhadas, etc.

Qual a lei que regulamenta o limite do insulfilm?

As leis referentes ao limite de insulfilm passam pelo Código de Trânsito Brasileiro que, por sua vez, atribui a competência ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que avalia as normas de regulamentação referente a aplicação de películas de escurecimento, em 2007, foi expedida a Resolução que restringe o uso de alguns modelos e porcentagens de visibilidade.

Insulfilm pode ter bolhas?

Segundo a resolução 960/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é proibido manter películas que estejam com bolhas. Principalmente nos vidros laterais dianteiros e no para-brisa.

Quem desrespeitar essa regra comete infração grave, recebe multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Qual insulfilm é mais forte G5 ou G20?

Os números indicam a transparência da película, por isso, quanto maior o número menos ela interfere na visibilidade. Sendo assim, a G5 é mais escura que a G20.

Na dúvida, consulte o tópico “Quais são as películas mais utilizadas?“.

Qual insulfilm é mais escuro G20 ou G35?

Os números indicam a transparência da película, por isso, quanto maior o número menos ela interfere na visibilidade. Sendo assim, a G20 é mais escura que a G35.

Na dúvida, consulte o tópico “Quais são as películas mais utilizadas?”.

Pensando em segurança? Não esqueça do seguro auto!

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre o limite de insulfilm permitido por lei, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

30 comentários sobre “Qual o limite de insulfilm permitido por lei? Veja as regras para utilizar a película veicular

  1. Só para complementar , o agente de trânsito, só poderá aplicar a multa ou mandar tirar a película se o mesmo estiver com o luxímetro , o agente não pode atuar em base de achismo o mesmo é obrigado a ter o aparelho ,caso contrário ele não pode nem pedir para tirar e nem multar ok .
    Grato : Só Film instalação de windowfilm.

  2. Me multaram sem medir a transparência do vidro. Estava usando permitido e mesmo assim eles multaram so porque a Chancela era 28% nos vidros laterais. Sendo que o carimbo não e o certo .

    1. mas 28% só estaria errado de fosse no parabrisa da frente, que o limite é 25%. nos laterais o limite é 72%.

      Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

      § 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.

      § 2º Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, conforme ilustrado no anexo desta resolução:

      I – a área do pára-brisa, excluindo a faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento ao vidro e à área ocupada pela banda degrade, caso existente, conforme estabelece a NBR 9491;

      II – as áreas envidraçadas situadas nas laterais dianteiras do veículo, respeitando o campo de visão do condutor.

      § 3º Aplica-se ao vidro de segurança traseiro (vigia) o disposto no parágrafo primeiro, desde que o veículo esteja dotado de espelho retrovisor externo direito, conforme a legislação vigente.

    1. Olá, Tiago, como vai? A lei diz que só pode ser multado caso haja a verificação pelo aparelho homologado. Porém os policiais podem acabar multando você por conta da chancela.

      1. A resolução do CONTRAN não é tão taxativa assim. Art. 10. A verificação dos índices de transmitância luminosa estabelecidos nesta Resolução será realizada na forma regulamentada pelo CONTRAN, mediante utilização de instrumento aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.

        e a resolução também fala da marcação no próprio vidro:

        Art. 7º A aplicação de película não refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, definidas no art. 1º, será permitida desde que atendidas as mesmas condições de transparência para o conjunto vidro-película estabelecidas no art. 3º desta Resolução.

        § 1º A marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existentes em cada conjunto vidro-película localizadas nas áreas indispensáveis à dirigibilidade serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela, devendo ser visíveis pelos lados externos dos vidros.

        Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.

  3. É uma situação delicada pq se eles não tem o medidor e pedir para tirar a película, tem que tirar e aceitar a multa caso contrário eles cogitam apreender o veículo, então melhor ir embora com seu carro e pagar 195,00 do que brigar por não ter medidor e esperar por esse medidor.acabamos por ficar sem muitas opções pelas dores de cabeça.

  4. Meu nome é . Braz . Hoje 06 / 05 / 2018 . Um guarda mim fez remover minhas películas que eram azuis . Com um pouco espelhadas . Mas eram trasparentes e dentro pra fora .
    e mesmo assim ele todo cheio de ingnorancia mim fez retirar . Sem medir visibilidade . Achei bem constrangedor.

  5. Receba a notificação, posterior a isso, recorra e por fim denuncie o agente para corregesoria por aplicar a multa indevidamente caso não realize a medição.

  6. Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.

    Tá errada a ignorância só

  7. Boa tarde quero colocar isufilm no meu carro pois viajo em rodovias federais qual número correto para não ter supreza nas estrada

    1. Olá, José, no texto dizemos qual o limite de escurecimento de cada vidro do carro, é válido tanto para as rodovias quanto para o trânsito da cidade.

  8. A transparência da superfície envidraçada considera o conjunto vidro-película, conforme art. 7º da Resolução do CONTRAN. Ou seja, a transparência da película, por si só, não é o fator determinante para aferir se o conjunto vidro-película está em conformidade com o art. 3º da Resolução do CONTRAN. è preciso considerar a transparência do conjunto vidro-película. Assim sendo, um carro que como o meu que já saia de fábrica com vidros esverdeados com 70% de transparência estará limitado à aplicação das seguintes películas: (1)para-brisa e vidros laterais dianteiros: película de no mínimo 100% de transparência, que quando compor com o vidro resultará em transparência de 70% (70% x 100%).(2)vidros traseiros: película de no mínimo 40% de transparência, que quando compor com o vidro resultará em transparência de 28% (70% x 40%). A maioria das aplicações de películas está fora do exigido por lei, porque o vendedor “se esquece” que a transparência do vidro entra na conta do CONTRAN, conforme mostrado acima.

  9. Me abordaram e me pediram para retirar a película de 25% na frente da parati , eu sem conhecimento da lei acabei tirando , se soubesse e não tirasse, eles fizessem a multa , como ria recorrer ?
    Eles não tina o luxímetro .

  10. Quero saber qual a película permitida em números..
    Qual a permitida ??
    G20 no carro todo e G35 na frente é permitido??
    Obrigada..
    Aguardo a resposta..

  11. Olá. No vidro dianteiro do meu carro, vem o adesivo escrito 75% e logo em baixo a lei então e resolução que é citada aqui no texto e trata sobre isso. No caso, esse valor que vem escrito no adesivo é o valor de transparência né? Que no caso do meu, está no limite, mas ainda dentro do permitido.
    E vi em um outro comentário aqui que o policial pode acabar querendo multar por causa da chancela. Chancela seria esse adesivo?
    Obrigado.

    1. Prado, como vai? Sim, o número 75 indica a porcentagem de transparência do vidro. A chancela são parecidas com um carimbo, ficam localizadas nos cantos inferiores das janelas.

  12. Recebi notificação de multa insufilme aplicada por agente trânsito via tablet, mas não fui parada. Isso é permitido? E meu.insufilme está dentro das nornas

    1. Marcos, é permitido que coloque a película no vidro da frente, mas o limite de insulfilm permitido para este caso é de 25%. Não vai escurecer muito, mas esse limite é permitido.

    1. Leonardo, como vai? Isso vai depender da pessoa que está fazendo a autuação. Do contrário, você levará multa e terá o veículo retido para regularização.

  13. Meus caros, estou com uma séria dúvida com relação a legalidade da película G-20. De acordo com a Resolução 960/2022 do Contran, nos vidros laterais indispensáveis à dirigibilidade do veículo a transmitância luminosa não poderá ser inferior a 70% (art. 4, inciso I); enquanto nos vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo não poderá ser inferior a 28%.
    Assim, falando apenas nos vidros laterais do motorista, pela resolução não pode haver bloqueio maior de 30% da luminosidade. Se a película G-20 significa que possui 20% de transparência ou luminosidade, então está bloqueando 80% da luminosidade, isto é, menos do que o limite de 70%.
    Gostaria do esclarecimento de vocês, por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *