Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

A chegada de mais um verão se aproxima no Brasil. Junto com ele, vem também a expectativa de férias para muitas pessoas que costumam tirar alguns dias de descanso nesse período. Em plena época de calor, os destinos favoritos dos brasileiros são, sem dúvida, as praias. Sejam elas ideais para surfar ou paradisíacas como as de Porto de Galinhas e do Rio Grande do Norte. Além dessas lindas praias do Nordeste, uma delas, que fica ao sul da Bahia, chama a atenção por ser quase intocada. Trata-se da Ponta do Corumbau.

Ponta do Corumbau foge do estilo badalação, característica marcante de outras praias brasileiras, e é um destino ideal para quem busca tranquilidade, como uma viagem a dois. De qualquer maneira, mesmo se o seu intuito for relaxar, imprevistos podem acontecer e lhe causar dores de cabeça. Para evitar isso, é muito importante contratar um seguro viagem.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Ter a bagagem extraviada durante um voo, por exemplo, é algo que, infelizmente, tornou-se corriqueiros nos aeroportos espalhados pelo mundo. Precisar de atendimento médico no exterior também é possível. Em casos como estes, o seguro viagem proporciona o apoio necessário, para que esses imprevistos não estraguem as férias.

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Temos opções adequadas às suas viagens. Dessa maneira, asseguramos uma proposta que garanta a sua tranquilidade e lhe permita viajar sem preocupações.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Onde fica Ponta do Corumbau?

Ponta de Corumbau Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

No litoral sul da Bahia, na região da Costa do Descobrimento, está localizada uma pequena praia que chama a atenção pela calmaria, natureza em estado puro e pelo fenômeno que faz com que uma faixa de areia estenda-se mar adentro. Esta é a Ponta do Corumbau, situada no município de Corumbau, dentro do distrito de Prado.

Ponta de Corumbau é uma praia de difícil acesso, principalmente por estar em um dos locais mais isolados do estado. A cidade conhecida mais próxima é Porto Seguro, que fica a 224 quilômetros de distância. Para se ter uma ideia, da capital Salvador até Corumbau são mais de 600 quilômetros.

Como chegar?

airplane wing 472059 960 720 Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

Ponta do Corumbau é um local de difícil acesso, portanto chegar lá não é tão simples. A principal forma de se chegar até lá é desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro. Dali, você pode contratar uma van ou alugar um carro para chegar até o destino. Outra opção aérea é chegar pelo Aeroporto Teixeira de Freitas, que fica a 135 quilômetros, ou seja, mais próximo que Porto Seguro. O problema, neste caso, é que os vôos são mais raros e, consequentemente, mais caros.

Se a sua opção for realizar a viagem de carro, o melhor é fazer o trajeto com um veículo 4×4, pois as estradas são ruins. Para quem vem do sul, é necessário pegar a BR-101 até alcançar a cidade de Teixeira de Freitas. Após isso, você precisa passar por Alcobaça até chegar ao distrito de Prado.

Já se você vem do norte, pegue a estrada até o município de Itamajuru. Desse ponto, será necessário continuar por Prado até alcançar o vilarejo Guarani, ponto de partida para mais 57 quilômetros de estrada até chegar ao destino. Se preferir, pode fazer o passeio de buggy partindo de Caraíva e, então, fazer a travessia do Rio Corumbau por meio de uma canoa.

Atrações de Ponta do Corumbau

Banco de Areia

Ponta de Corumbau banco de areia Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

Quando se pensa em Ponta do Corumbau, a primeira imagem que vem à cabeça é da longa faixa de areia que divide o mar em dois e proporciona aos visitantes a sensação única de caminhar em meio ao oceano. Essa passarela natural possui cerca de 500 metros de extensão, e é um fenômeno que ocorre nos períodos de maré baixa. Vale a pena conhecer.  

Recife de corais de Itacolomi  

O mar de Ponta de Corumbau tem como principais características a calmaria e sua cor esverdeada incrível. Pois essa tranquilidade é auxiliada pelo recife de corais de Itacolomi, que funciona como uma barreira natural que quebra a força das ondas. Nessa parte, você vai se deparar com lindas piscinas naturais, além de encontrar uma variedade de peixes com as mais diversas cores.

Observação de baleias jubarte

1482716304857 Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia
Foto: MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO

Em Ponta de Corumbau, são oferecidos diversos passeios de barco, desde aqueles para mergulhar de snorkel até o avistamento de baleias jubarte. Entre os meses de junho e novembro, é possível observar estes animais no litoral baiano. Para quem ama a natureza, é uma experiência imperdível.

Rio Corumbau

co36lqgdr8apz7vaz7ryp29qo Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

Não é só de oceano que os visitantes da Ponta do Corumbau vivem. Quem também gosta de água doce, pode aproveitar o Rio Corumbau, que fica ao lado da paradisíaca praia. Além de se refrescar por lá, você pode ver mais um belo fenômeno, das águas escuras do rio desembocando no mar claro do litoral baiano. Se fizer o passeio de buggy que sai de Caraíva, necessariamente precisará atravessá-lo.

Aldeia Barra Velha

Além de presenciar belos fenômenos da natureza e relaxar nas areias da praia de Ponta do Corumbau, uma vez na região, você pode conhecer a aldeia indígena Barra Velha, onde vivem índios Pataxós. É uma imersão na cultura dos povos que habitam o lugar e uma chance de levar um pouco dela como lembrança, já que é possível comprar peças de artesanato produzidas pelos locais.   

Quando viajar para Ponta de Corumbau?

corumbau 01 Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

Na questão do clima, não há muito com o que se preocupar. A região da Ponta de Corumbau mantém uma temperatura constante durante o ano todo, com variações de 4ºC. O período mais frio, que compreende os meses de julho a setembro, costuma apresentar temperaturas que giram em torno dos 23ºC, enquanto em fevereiro e março, os mais quentes, a máxima chega a ser de 28ºC. Já as épocas que mais registram chuvas são entre março e maio, e entre outubro e novembro.

Uma questão importante é a da maré, pois com ela baixa, você conseguirá percorrer o banco de areia que adentra o mar. Para isso, é preciso ficar de olho na tábua das marés antes de realizar o passeio. Guiar-se pelas fases da lua também é uma maneira de saber como estará a maré, lembrando que nas luas nova e cheia é que o fenômeno torna-se mais visível.

Dica importante ao viajar para Ponta de Corumbau

dinheiro na mao Conheça a Ponta de Corumbau: maravilhosa praia da Bahia

Como não há caixas eletrônicos na região e alguns comerciantes não aceitam cartão, o ideal é levar dinheiro em espécie para não ser pego de surpresa.

Tem mais dicas de passeios na Ponta do Corumbau? Mande pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *