1. Home
  2. »
  3. Viagem

O que fazer em Minas Gerais? As melhores dicas de viagem

Está planejando sua viagem, mas não sabe o que fazer em Minas Gerais? Às vezes, não precisamos de roteiros internacionais para nos divertirmos e aproveitamos um tempinho de descanso, não é?

Os roteiros nacionais podem ser incríveis e nos proporcionar novas experiências no nosso rico país Brasil.

Entre as possibilidades de viagem, temos Fernando de Noronha, rotas pelas Serras Gaúchas, diversas praias no Nordeste. No entanto, um destino que não é tão falado, mas que traz inúmeros passeios divertidos é Minas Gerais, um dos maiores estados do Brasil.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Com cidades históricas, gastronomia fabulosa e opções de pontos turísticos para todos os gostos, seja para os que gostam da badalação ou os que preferem a calmaria, o destino agrada a todos.

Saber o que fazer em Minas Gerais é importante e as melhores dicas para essa viagem você vê aqui. Lembre-se de tentar aproveitar ao máximo cada destino, pois é uma forma divertidíssima de conhecer um dos estados mais históricos do Brasil!

É legal saber que Minas Gerais possui muitas cidades turísticas localizadas muito próximas umas das outras, o que facilita na montagem dos roteiros e abre diversas possibilidades para decidir o que fazer em Minas Gerais de forma geral.

As montanhas que cercam a cidade guardam tesouros naturais e artísticos belíssimos, daqueles que apaixonam qualquer pessoa que esteja em dúvida sobre o que fazer em Minas Gerais.

Há também reservas ambientais, estâncias serranas e a uma bela coleção de cidades históricas a poucos quilômetros da capital.

Antes de partir em rumo à Minas Gerais, fazer um seguro viagem é muito importante para garantir toda segurança possível em casos de imprevistos, como o extravio de bagagens algo corriqueiro e normal nos aeroportos espalhados pelo mundo.

Por isso, resguarde-se contra esses problemas e conte com a Minuto Seguros para estar ao seu lado, oferecendo a melhor proposta para o seu perfil.

Cote o seu seguro viagem agora mesmo! Basta preencher o formulário, clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000.

COTE SEGURO VIAGEM PARA MINAS GERAIS

Dicas incríveis para decidir o que fazer em Minas Gerais

Belo Horizonte

A capital mineira não poderia ficar de fora dos passeios turísticos por Minas Gerais e é por lá que vamos começar! Entre as opções de passeios e viagens Belo Horizonte desponta como a preferência dos turistas.

BH já nasceu moderna, pois foi a primeira cidade brasileira planejada, na virada do século 19 para o século 20. Ela tornou-se uma grande metrópole, mas ainda é possível visualizar nos arredores, traços de uma cidade do interior.

Planejar o que fazer em Minas Gerais deve obrigatoriamente incluir visitas à Praça da Liberdade, ao Museu de Artes e Ofícios, ao Mercado Central e ao complexo da Pampulha, umas das primeiras obras do renomadíssimo arquiteto Oscar Niemeyer.

Se o que você pretende é conhecer Belo Horizonte em sua essência, o circuito dos botecos é opção sem erro. Inicie o roteiro no Mercado Central e depois use a lista do Comida di Buteco, evento tradicional do Brasil, como guia oficial.

Uma opção para ir curtir a noite em “Beagá” é a cidade de Lourdes. Tome como marco zero a rua Curitiba, na altura da praça Marília de Dirceu. Pode ser um bom início para os exploradores turísticos de plantão.

Outra dica sobre o que fazer em Minas Gerais é uma incursão ao Inhotim, a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Vale ressaltar que na própria Praça da Liberdade, existe um outro museu de última geração: o das Minas e do Metal.

Sabará, Serro e Diamantina

Quer um roteiro histórico e ainda não sabe o que fazer em Minas Gerais para conhecer? Comece com Sabará, Serro e Diamantina!

Por lá será possível encontrar casinhas coloniais, feirinhas com belos artesanatos e o verdadeiro carisma mineiro por conta da população local.

Sabará é uma cidade que possui mais de 300 anos de história e tem grande destaque por conta da riqueza cultural e belas arquiteturas, que remetem ao período do ciclo do ouro.

Já Serro, localizado na região da Serra do Espinhaço, foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade também é conhecida pela produção de deliciosos queijos, um dos pontos gastronômicos mais fortes de Minas Gerais.

A cerca de 90 quilômetros de Serro, é possível chegar até a famosa Diamantina, outra opção imperdível de o que fazer em Minas Gerais. Por lá, é possível ver as belezas da cidade entre as ladeiras e monumentos históricos, como as igrejas, a Casa de Juscelino Kubitschek, a Vesperata e outros pontos inesquecíveis.

Itabirito, Ouro Preto e Mariana

Quem estiver em Belo Horizonte, pode alongar um pouco e dar uma passadinha por Itabirito, cidade sede da Fábrica da Felicidade da Coca-Cola. Por lá é possível fazer um passeio interativo super divertido, ainda mais para quem está viajando com crianças.

Em Itabirito também também é possível fazer uma visita à Mercearia Paraopeba, uma típica venda mineira.

Continuando a viagem e andando mais uns 40 quilômetros, temos mais uma dica sobre o que fazer em Minas Gerais: conhecer Ouro Preto! A primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 1980.

A cidade conta com igrejas e museus, que valem a visita para conhecer nos mínimos detalhes.

Entre as igrejas mais famosas, podemos listar algumas, como São Francisco de Assis, Matriz do Pilar, Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a de Nossa Senhora do Carmo, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Capela do Padre Faria.

Museus históricos, como o das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu Casa dos Contos, Museu Casa Guignard, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho são ótimas opções culturais.

Se alongarmos um pouquinho mais a viagem à Ouro Preto está Mariana, a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Ela já foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português e super recomendamos ela em relação a o que fazer em Minas Gerais.

Nos roteiros e passeios para serem feitos em Mariana, escolher o trem e fazer uma visita a Mina da Passagem são escolhas imperdíveis!

Como podemos ver, é possível fazer uma viagem repleta de cultura e diversão sem sair do país! Com essas indicações sobre o que fazer em Minas Gerais, com certeza você terá uma viagem relaxante e inesquecível!

O que achou das nossas opções de passeio? Conta aqui pra gente! E não se esqueça de viajar protegido para viajar tranquilo!

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile