O que fazer em Minas Gerais? As melhores dicas de viagem

Está planejando sua viagem, mas não sabe o que fazer em Minas Gerais? Às vezes, não precisamos de roteiros internacionais para nos divertirmos e aproveitamos um tempinho de descanso, não é?

Os roteiros nacionais podem ser incríveis e nos proporcionar novas experiências no nosso rico país Brasil.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

o que fazer em Minas Gerais

Entre as possibilidades de viagem, temos Fernando de Noronha, rotas pelas Serras Gaúchas, diversas praias no Nordeste. No entanto, um destino que não é tão falado, mas que traz inúmeros passeios divertidos é Minas Gerais, um dos maiores estados do Brasil.

Com cidades históricas, gastronomia fabulosa e opções de pontos turísticos para todos os gostos, seja para os que gostam da badalação ou os que preferem a calmaria, o destino agrada a todos.

Saber o que fazer em Minas Gerais é importante e as melhores dicas para essa viagem você vê aqui. Lembre-se de tentar aproveitar ao máximo cada destino, pois é uma forma divertidíssima de conhecer um dos estados mais históricos do Brasil!

É legal saber que Minas Gerais possui muitas cidades turísticas localizadas muito próximas umas das outras, o que facilita na montagem dos roteiros e abre diversas possibilidades para decidir o que fazer em Minas Gerais de forma geral.

o que fazer em Minas Gerais

As montanhas que cercam a cidade guardam tesouros naturais e artísticos belíssimos, daqueles que apaixonam qualquer pessoa que esteja em dúvida sobre o que fazer em Minas Gerais.

Há também reservas ambientais, estâncias serranas e a uma bela coleção de cidades históricas a poucos quilômetros da capital.

Antes de partir em rumo à Minas Gerais, fazer um seguro viagem é muito importante para garantir toda segurança possível em casos de imprevistos, como o extravio de bagagens algo corriqueiro e normal nos aeroportos espalhados pelo mundo.

Por isso, resguarde-se contra esses problemas e conte com a Minuto Seguros para estar ao seu lado, oferecendo a melhor proposta para o seu perfil.

Cote o seu seguro viagem agora mesmo! Basta preencher o formulário, clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656.

COTE SEGURO VIAGEM PARA MINAS GERAIS

Dicas incríveis para decidir o que fazer em Minas Gerais

Belo Horizonte

o que fazer em Minas Gerais - Belo Horizonte

A capital mineira não poderia ficar de fora dos passeios turísticos por Minas Gerais e é por lá que vamos começar! Entre as opções de passeios e viagens Belo Horizonte desponta como a preferência dos turistas.

BH já nasceu moderna, pois foi a primeira cidade brasileira planejada, na virada do século 19 para o século 20. Ela tornou-se uma grande metrópole, mas ainda é possível visualizar nos arredores, traços de uma cidade do interior.

Planejar o que fazer em Minas Gerais deve obrigatoriamente incluir visitas à Praça da Liberdade, ao Museu de Artes e Ofícios, ao Mercado Central e ao complexo da Pampulha, umas das primeiras obras do renomadíssimo arquiteto Oscar Niemeyer.

Se o que você pretende é conhecer Belo Horizonte em sua essência, o circuito dos botecos é opção sem erro. Inicie o roteiro no Mercado Central e depois use a lista do Comida di Buteco, evento tradicional do Brasil, como guia oficial.

Uma opção para ir curtir a noite em “Beagá” é a cidade de Lourdes. Tome como marco zero a rua Curitiba, na altura da praça Marília de Dirceu. Pode ser um bom início para os exploradores turísticos de plantão.

Outra dica sobre o que fazer em Minas Gerais é uma incursão ao Inhotim, a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Vale ressaltar que na própria Praça da Liberdade, existe um outro museu de última geração: o das Minas e do Metal.

Sabará, Serro e Diamantina

o que fazer em Minas Gerais - Sabará, Serro e Diamantina

Quer um roteiro histórico e ainda não sabe o que fazer em Minas Gerais para conhecer? Comece com Sabará, Serro e Diamantina!

Por lá será possível encontrar casinhas coloniais, feirinhas com belos artesanatos e o verdadeiro carisma mineiro por conta da população local.

Sabará é uma cidade que possui mais de 300 anos de história e tem grande destaque por conta da riqueza cultural e belas arquiteturas, que remetem ao período do ciclo do ouro.

Já Serro, localizado na região da Serra do Espinhaço, foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade também é conhecida pela produção de deliciosos queijos, um dos pontos gastronômicos mais fortes de Minas Gerais.

A cerca de 90 quilômetros de Serro, é possível chegar até a famosa Diamantina, outra opção imperdível de o que fazer em Minas Gerais. Por lá, é possível ver as belezas da cidade entre as ladeiras e monumentos históricos, como as igrejas, a Casa de Juscelino Kubitschek, a Vesperata e outros pontos inesquecíveis.

Itabirito, Ouro Preto e Mariana

o que fazer em Minas Gerais - Itabirito, Ouro Preto e Mariana

Quem estiver em Belo Horizonte, pode alongar um pouco e dar uma passadinha por Itabirito, cidade sede da Fábrica da Felicidade da Coca-Cola. Por lá é possível fazer um passeio interativo super divertido, ainda mais para quem está viajando com crianças.

Em Itabirito também também é possível fazer uma visita à Mercearia Paraopeba, uma típica venda mineira.

Continuando a viagem e andando mais uns 40 quilômetros, temos mais uma dica sobre o que fazer em Minas Gerais: conhecer Ouro Preto! A primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 1980.

A cidade conta com igrejas e museus, que valem a visita para conhecer nos mínimos detalhes.

o que fazer em Minas Gerais - Itabirito, Ouro Preto e Mariana

Entre as igrejas mais famosas, podemos listar algumas, como São Francisco de Assis, Matriz do Pilar, Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a de Nossa Senhora do Carmo, a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Capela do Padre Faria.

Museus históricos, como o das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu Casa dos Contos, Museu Casa Guignard, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho são ótimas opções culturais.

Se alongarmos um pouquinho mais a viagem à Ouro Preto está Mariana, a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Ela já foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português e super recomendamos ela em relação a o que fazer em Minas Gerais.

Nos roteiros e passeios para serem feitos em Mariana, escolher o trem e fazer uma visita a Mina da Passagem são escolhas imperdíveis!

Como podemos ver, é possível fazer uma viagem repleta de cultura e diversão sem sair do país! Com essas indicações sobre o que fazer em Minas Gerais, com certeza você terá uma viagem relaxante e inesquecível!

O que achou das nossas opções de passeio? Conta aqui pra gente! E não se esqueça de viajar protegido para viajar tranquilo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *