Junta do cabeçote queimada: como identificar e resolver

junta do cabecote

Quer saber se a junta do cabeçote está queimada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra para que ela serve, sua vida útil e como identificar e resolver problemas na peça.

Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, ela serve para assegurar a estanqueidade de cada uma das câmaras de combustão, além de ter papel fundamental na continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

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Ou seja, a junta do cabeçote é uma peça importante do carro, por isso, certificar-se de que ela está em perfeito funcionamento vai lhe garantir tranquilidade para rodar com o carro.

O que é a junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é uma peça essencial que atua como um selo entre o bloco do motor e o cabeçote. Ela é feita de materiais resistentes ao calor e à pressão e tem a função de evitar que os fluidos do motor, como o óleo e o líquido de arrefecimento, se misturem. Isso é crucial para evitar problemas como superaquecimento e desgaste prematuro das peças internas do motor. Além de isolar os fluidos, a junta do cabeçote também ajuda a conter os gases produzidos durante a combustão, garantindo que sejam direcionados para o sistema de exaustão.

Para que a junta do cabeçote funcione da melhor maneira possível, o material da peça precisa estar em condições ideais de impedir a penetração da mistura gasosa, da água ou do óleo nos circuitos adjacentes. Se por algum acaso houver problemas na junta, é necessário que você a repare o quanto antes, pois o carro começa a ficar prejudicado, apresentando alguns sintomas de que a peça está queimada ou mesmo quebrada.

A junta do cabeçote é geralmente feita de cartões específicos grafitados, além de receberem um reforço de uma camada interior em aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço, que dão mais resistência e segurança à peça.

O que acontece quando a junta do cabeçote queima?

Quando a junta do cabeçote “queima”, você está diante de um problema sério que requer atenção imediata. Essa falha compromete a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, o que pode levar a uma série de complicações.
Aqui estão algumas das consequências desse problema:
  • Mistura de fluidos: um dos problemas mais imediatos é o risco de mistura entre o óleo do motor e o líquido de arrefecimento. Isso pode levar a uma lubrificação inadequada e ao superaquecimento do motor.
  • Vazamento degases: a falha na junta também permite que os gases da combustão escapem. Isso não apenas é prejudicial para o meio ambiente, mas também reduz a eficiência do motor e pode levar a uma perda significativa de potência.
  • Superaquecimento: sem uma vedação adequada, o sistema de arrefecimento não consegue manter a temperatura do motor em níveis seguros, levando ao superaquecimento. Isso pode causar danos adicionais ao motor e outros componentes.
  • Problemas de compressão: a falha na junta do cabeçote pode resultar em problemas de compressão nos cilindros, o que afeta negativamente o desempenho do motor.
  • Danos ao motor: no pior dos cenários, a falha prolongada da junta do cabeçote pode levar a danos irreparáveis no motor, tornando o reparo economicamente inviável.

Dependendo da extensão do dano, o custo para reparar ou substituir a junta do cabeçote e quaisquer outros componentes afetados pode ser bastante elevado. Por isso, leia o tópico abaixo e aprendar a identificar sinais desse problema no seu carro.

Como identificar problemas na junta do cabeçote

Identificar alguns problemas na junta do cabeçote pode ser tarefa complicada para alguns, mas quando ela está queimada, os sinais são simples e o motorista precisa agir o quanto antes para reparar esse problema, de modo que não fique na mão com seu veículo. Problemas na junta do cabeçote podem ser tão graves quanto problemas no coxim do motor ou mesmo na caixa de direção.

Os sintomas apresentados pela junta do cabeçote quando ela está queimada são muito simples de serem identificados. Veja abaixo:

  • Superaquecimento do motor: Um dos sintomas mais comuns é o superaquecimento do motor, muitas vezes indicado por um aumento na temperatura no painel do carro.
  • Fumaça branca no escapamento: A presença de fumaça branca ou azulada saindo do escapamento pode ser um sinal de que o líquido de arrefecimento está vazando para os cilindros.
  • Baixo desempenho/Perda de potência: Se você notar que o carro está com dificuldade para acelerar ou manter velocidades, isso pode ser um sinal de problema na junta do cabeçote.
  • Presença de óleo no líquido de arrefecimento: Se você verificar o reservatório de líquido de arrefecimento e notar a presença de óleo, isso é um sinal claro de que a junta do cabeçote pode estar falhando.
  • Nível de óleo ou líquido de arrefecimento Baixo: Se os níveis desses fluidos estão baixando rapidamente sem motivo aparente, isso pode indicar um vazamento causado por uma junta defeituosa.

Ainda na dúvida sobre como identificar o problema? Então assista ao vídeo abaixo, do canal Ninja Custom Cars, e conheça alguns sinais do cabeçote queimado.

Esses são apenas alguns sinais de problema, mas, para um diagnóstico preciso, é altamente recomendável levar o veículo a um mecânico de confiança. Testes como a compressão dos cilindros e varreduras OBD-II podem fornecer informações mais detalhadas sobre o estado da junta do cabeçote.

Se você notar algum desses sintomas, é crucial agir rapidamente. Ignorar problemas na junta do cabeçote pode levar a danos mais graves e custosos no motor. Leve seu carro em um mecânico de confiança o quanto antes para evitar problemas maiores.

Qual o preço da troca da junta do cabeçote queimada?

Após identificar o problema, é necessário realizar a troca da junta do cabeçote por uma peça nova, que não deve ser recondicionada, com o perigo de quebrar ou rachar muito rapidamente.

Com relação aos preços da peça, o valor médio da junta do cabeçote varia entre R$150 a R$400, mas pode atingir valores bem superiores se o seu carro for importado, como um Audi A3, 2.0 16 válvulas, cuja peça supera os R$2.000.

Também é preciso incluir a mão de obra de uma pessoa especializada no assunto, afinal, você não pode levar o seu carro em qualquer lugar para arrumar um problema tão delicado. Pode parecer um problema pequeno para alguns, mas como a junta do cabeçote está ligada diretamente ao motor, o quanto antes ela for arrumada, melhor ficará o carro.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre junta do cabeçote queimada.

Quanto tempo dura a junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, geralmente de 150.000 a 300.000 quilômetros. No entanto, é importante notar que essa é uma estimativa e a realidade pode ser diferente.

Fatores como superaquecimento do motor, falta de manutenção e uso intensivo podem reduzir a vida útil da junta. Além disso, a qualidade do material da junta e a expertise na instalação também são fatores que influenciam sua longevidade. A manutenção preventiva e o uso responsável do veículo são as melhores práticas para garantir sua longevidade. Se você começar a notar sintomas como superaquecimento, perda de potência ou fumaça saindo do escapamento, é aconselhável procurar um mecânico qualificado para um diagnóstico preciso.

Como saber se a junta do cabeçote está queimada?

Há algumas maneiras de certificar-se desse problema, mas usar um testador de vazamento de combustão é o mais indicado é o que mais garante certeza no diagnóstico. Este testador é um dispositivo que detecta gases de escape de líquido de arrefecimento e consegue lhe passar com precisão qualquer problema que a junta do cabeçote possa apresentar.

O funcionamento do testador se dá, basicamente, em uma peça que se encaixa no radiador, lembrando sempre de estar com a tampa do radiador fechada. Após isso, é preenchido com um líquido azul para iniciar-se o teste.

Você então pode dar a partida no carro e deixar funcionar por alguns minutos. Se o fluido colocado ficar amarelo, então você tem um bom indicativo de um problema na junta do cabeçote.

Posso andar com a junta do cabeçote queimada?

Não, você só deve andar com a junta do cabeçote queimada se for uma emergência.  Caso você continue andando com ela em más condições o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo.

Em casos mais graves, a falta de manutenção nessa peça pode levar ao travamento do motor. Se seu carro apresenta problemas, procure ajuda especializada o mais rápido possível.

Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?

Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for  rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta. É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. 

Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor. Esses problemas inclusive podem levar a danos intensos e ao travamento do motor, o que pode significar que você terá de fazer retífica.  

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Agora que você já sabe tudo sobre a junta de cabeçote, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

163 comentários sobre “Junta do cabeçote queimada: como identificar e resolver

    1. Boa Tarde.
      Meu nome é Julio Cesar sempre na primeira partida do dia o carro perde força as vezes até mesmo estanca, porem quando giro a chave novamente ele funciona sem este problema acontecer. Durante o dia todas as outras partidas de ignição o funcionamento e normal.

      O que pode ser

      1. Julio Cesar, como vai? Você já checou o reservatório de partida fria? Pode ser que o problema esteja lá. Com a constância e o carro aquecido, pode ser que seja por isso que o veículo não apresente mais o problema durante o dia. Vale dar uma olhada.

      2. O meu peugeot 307 SW 2004 está com o mesmo problema. Troquei bobina, velas (mecânico inexperiente). Estando frio ele liga, treme o motor e então, ao desligar e ligar de novo funciona normal. Com frequência de 2 semanas preciso adicionar água ao reservatório. Se descobrires seu problema me avise por gentileza para ter um direcionamento.

  1. Boa tarde

    Eu tenho um Sandro stepway 09, no painel do mesmo ao dirigir o mostrador de temperatura fica oscilando, chegando as vezes a ir no topo como se o motor estivesse super aquecimento, o que poderia ser

    Me ajudem obrigado

    1. Julian, tudo bem? Isso pode ser um sinal de que o radiar está com problemas, por exemplo, pois o carro não está resfriando. Mas, sugerimos que procure um especialista ou a própria concessionária para apresentar o problema e um parecer preciso seja dado. Obrigado e continue nos acompanhando.

  2. Tenho uma Pajero o mecânico me falou que junta do cabeçote está queimada o carro pegou e saiu uma fumaça do cano de descarga ele está com razão? O radiador está vazando ?

    1. Abel, como vai? Pelos indícios, pode ser que a junta esteja queimada mesmo. Mas, indicamos que leve a outro profissional para que ele também dê um parecer sobre o caso.

  3. Tenho um Fox, e estou andando com ele e parece que ele está fraco , de forma que eu acelero e o carro custa sair do lugar ….como se o freio de mão estivesse puxado , em uma analogia quando a corrente de uma bicicleta solta e vc pedala sem sair do lugar , o que pode ser ? Além do mais ele vem superaquecendo constantemente.

  4. Tenho um Fox 07 08 1.0 12 v, e estou andando com ele e parece que ele está fraco , de forma que eu acelero e o carro custa sair do lugar ….como se o freio de mão estivesse puxado , em uma analogia quando a corrente de uma bicicleta solta e vc pedala sem sair do lugar , o que pode ser ? Além do mais ele vem superaquecendo constantemente.

    1. Olá, Jonathan, como vai? Recomendamos que você consulte um mecânico com urgência para que seja identificado qual o problema do veículo, há muitas probabilidades para a causa, problema no motor, junta do cabeçote e etc.

  5. olá.existe a possibilidade da junta furar de um canal de agua para outro canal de agua (pegar um atalho) e isso causar mais aquecimento do motor em trabalho pesado?

    1. Olá, Ilson, como vai? Não temos nenhum registro de um caso desses, porém, não descartamos a possibilidade. Se você tem essa suspeita em seu veículo, recomendamos que você leve o carro até um mecânico para receber uma análise segura.

  6. Boa tarde! Meu carro Vectra 97,foi feito recentemente o motor não foi rodado nem mil km ainda! Mas de uns dias pra cá ele está com muitas falhas! E fraco….já troquei tudo ! E ainda nada,acha que pode ser a junta ?

    1. Thiago, sugerimos que você procure um especialista ou o mecânico que fez o trabalho no seu carro. Esse problema pode ser decorrente de diversos fatores e sem uma análise fica difícil precisar.

  7. Oi tenho um vectra e esta com vazamento e hj fui sair de manhã e nao pegou depois olhei o olho ele esta meio espumado mais consegui ligar o carro o que pode ser?

    1. Olá, Marcelle, como vai? Provavelmente pode haver um problema não tão grave na junta, recomendamos que leve o veículo a um mecânico antes que o problema se agrave.

  8. bom dia , tenho um ford fiesta viajei com ele cerca 960 km e ele nao chegou a ferver apenas subiu a temperatura no painel logo parei no posto isso com 135 km rodados depois rodei mais uns 600 km sempre prestando a atenção no painel e nada de subir , faltando uns 60 km para chegar em casa subiu novamente , só que o carro não ferveu , mas percebi que esta consumindo mais água .O que sera que pode estar acontecendo?

    1. Olá, Menon, como vai? Existem muitos fatores que podem causar o aumento da temperatura, como: problemas na refrigeração, bomba de água com defeito ou até mesmo a tampa do radiador mal fechada. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico verificar quais dessas possibilidades esta acontecendo.

  9. Boa dia,eu tenho um Prisma 2011/2012-1.4,ele escapou o mangote e vazou toda a água mais a temperatura não subiu toda,então parei e percebi que não tinha mais água no reservatório do radiador,deliguei o carro e coloquei a água,mais muita água,ai coloquei e segui viagem,será que queimou a junta do cabeçote?

    1. Olá, João, como vai? Como o veículo não apresentou nenhum sinal que tenha sido danificada a junta, é provável que não tenha sido causados danos de fato, porém, uma visita ao mecânico para saber se está tudo bem é recomendado. 🙂

  10. Meu carro é sienna fire 2009/2010 motor 1.0 eu comecei sente o cheiro de queimado e o ponteiro da temperatura estava saindo do lugar da marcação, foi quando parei o carro abrir o capu e já estava fumaçando esperei cinquenta minutos para o motor esfriar…em seguida completei á água o ventilador disparou o ponteiro da temperatura ficou no seu devido lugar e seguir pra casa,já chegando em casa ele apagou de vez e não quiz mas pegar,foi quando levei pro meu mecânico de confiança. ele constatou vazamento pela bomba d’água e o cano rachado foi trocados os danificados,quando funcionou o veiculo o mesmo ficou derramando água pelo reservatório,foi quando ele disse que á junta do cabeçote estava queimado.Agora eu pergunto, meu mecânico está certo?

    1. Olá, Ezequiel, como vai? Nós recomendamos que siga com as afirmações do mecânico, pois existe sim a possibilidade da junta estar queimada e causando esse problema. 🙂

  11. meu nome e Luciano tenho um ford fiesta se 1.o ano 2014 depois que troquei o sensor dr velocidade que estava queimado o meu carro agora corta giros a 4.500 sendo que antes cortava a 7.000 mil giros resumindo o carro que antes cololocava 80 na segunda não passa dos 75 na terceira antes ia ate 180 agora não passa dos 125 kh gostaria de saber o que aconteceu com meu carro e como reaver …

    1. Olá, Luciano, como vai? Reveja com o mecânico que fez os primeiros reparos qual foi o Trâmite realizado, leve o veículo até um especialista e explique o caso. 🙂

  12. Olá bom dia tenho uma Tempra 8v e percebi que água anda baixando e a sua temperatura está normal o ponteiro marcador não passa meio que se não me engano e é de 90gr.C mais…. ouço claramente a agua borbulhando no reservatório quando desligo(após ter rodado um pouco) estou desconfiado da junta não sei tipo a tampa de oleó não está com borra branca o carro não está fraco não e ruim de pegar e não está falhando sei que é preciso levar em um especialista (lógico) mais gostaria de uma análise teorica da minutos seguro ok desde já agradeço atenção obrigado

    1. Olá, Maria, tudo bem? O problema pode ser a junta do cabeçote que pode estar trincada, queimada etc. Existe também a possibilidade de ter um problema no tubo que liga a válvula termostática. De qualquer forma, leve o veículo para um especialista analisar o caso.

  13. Oi, tenho um fiesta hatch 1.0 ano 2007, ele começou a baixar água, em seguida começou a ter pingos frequentes de óleo no chão e de uns 3 dias pra cá ele não tem mais força, levei no mecanico ele disse que a junta de cabeçote queimou, disse que tem que fazer a parte de cima do motor, me passou um valor de R$ 1.300,00 reais por baixo isso esta certo?

    1. Olá, Jaqueline, tudo bem? A troca da junta deve ficar na faixa de R$ 1.000,00 dependendo do modelo. Cada mecânico tem o seu preço pela mão de obra, então recomendamos que verifique com outro profissional para comparar os custos. 🙂

  14. Olá boa noite tenho um Ford Focus ele está baixando água com freqüência mesmo andando poucos Klm só que o indicador de temperatura não está aumentando fica no lugar como se estivesse normal além disso em ponto morto ou a cada trocação de marcha ele aumenta muito a aceleração, quando liga ele cedo o mesmo chega o contágiro ir até o 4 o que pode ser vcs podem me ajudar desde já agradeço pela atenção.

    1. Olá, Valtair, como vai? É um caso bem complexo, e pode haver muitas causas desse problema. Verifique os itens abordados no texto para saber se tudo anda normal, e se caso não encontrar nada de errado, leve o veículo para um mecânico analisar o automóvel.

  15. Boa noite meu carro tinha um vazmaento d’água entao troquei todas as borrachas inclusive a bomba d’água o vazamento acabou mais mesmo assim o liquido de arrefecimento esta baixando rápido sera jinta queimada?

    Palio 1.0 8v 2004

    1. Olá, Elder, tudo bem? Você deve consultar com um mecânico o estado da junta, e vale a pena também olhar a válvula termostática. 🙂

  16. Boa noite tenho um Fiat estilo coloquei álcool nele e ele começou a falhar com estava na hora de trocar o óleo eu vi uma borra branca na tampa do olleo pode ser decorrentes do allco com muita água troquei o óleo e a gasolina o carro ficou normal gostaria de uma opinião suas desde já agradeço

    1. Olá, Paulo, como vai? A borracha branca na tampa do óleo deve ser apenas para impedir vazamentos. Se o carro está normal, não há com o que se preocupar. 🙂

  17. Olá boa noite tenho um gol g 5 2012 quando puxo a vareta aparece uma borra café com leite mais quando limpo umas 3 vezes o óleo fica normal e o carro não ferveu e nem ta esquentando esta com funcionamento perfeito , pode ser junta do cabeçote ?

  18. prezados, tenho um Monza carburado a álcool 1987/1988, ontem começou a sair uma fumaça branca do escapamento (e muita fumaça) e o carro não quis pegar, Notei também que o nível de água costuma baixar. outra coisa: ele até liga, mas não depois morre, nem adianta engatar a primeira marcha que não vai.
    Será que pode ser a junta do cabeçote? ou faz-se necessário fazer todo o motor?
    Alguém sabe em média o quanto precisarei gastar?

    1. Olá, Jonas, como vai? Verifique os itens e sinais que apontamos nesse texto, se não encontrar nenhuma anormalidade, leve o veículo a um mecânico de confiança. Não podemos afirmar quanto irá gastar com a manutenção, pois não sabemos quais são, de fato, os problemas com a mecânica do veículo.

  19. Bom dia tenho um ômega suprema 2.0 troquei a junta e tampa e valvula e agora começou a vasar na junta do cabeçote e começou a falhar o carro.isso pode travar o motor?

    1. Olá, Vilmar, como vai? Dependendo dos danos causados pode afetar o motor do seu carro sim. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico checar o que há de errado.

  20. Meu Honda Civic 2001 1.7 está aquecendo e baixando água mas não tem vazamento no radiador e só baixa a água do radiador e não baixa do reservatório.troquei a tampa do radiador mas a água continua baixando muito e quando ligo o carro frio sai uma fumaça esbranquiçada e depois para.Pode ser juntada do cabeçote queimada???

    1. Olá, Nei, como vai? Verifique os itens que apontamos nesse texto. Caso não encontre nada, verifique o radiador do seu veículo.

    1. Olá, Eudinei, como vai? O seu carro pode estar sofrendo superaquecimento, e assim pode causar danos a junta do cabeçote. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico.

    2. pode ser que seu pálio tenha sido retirado a valvula termoestática, então quando está muito frio( com o movimento do carro) ele acende a luz no painel e perde a força no motor, só voltando ao normal quando ele esquenta novamente e a luz no painel se apaga. nesse caso é só recolocar a valvula . verifique.

  21. Boa noite! Tenho um gol 1.0 CHT. Estou com um problema que não consegui solução. Em baixa rotação, a temperatura é normal, no entanto, ao apertar um pouco o carro, com velocidade de 120, 130 km/h a temperatura passa do limite normal, ou seja, passa o meio do painel.
    Obs: Ele não abaixa nada de agua; Não falha e não ficou sem força.
    Porém com a tampa do reservatório de agua aberta, ao chegar em uma determinada temperatura, ele joga agua para fora, chegando inclusive a borbulhar no reservatório.
    Pergunta: Isso é indicio de que queimou a junta do cabeçote?
    Lembrando que o cabeçote foi feito a 20 mil km.

    1. Olá, Helder, como vai? Verifique as condições da junta para saber está tudo bem. Caso não encontre nenhuma anormalidade, faça uma verificação com o mecânico. 🙂

  22. Ola boa tarde,meu carro é um UP 2014 ,nas ultimas semanas ele tem aquecido com frequência tenho q colocar agua no reservatório a cada dois dias …qual sera o problema?

  23. Boa noite o carro precisa ferver pra dar problema na junta do cabeçote tenho um fiesta e ele esta com um vazamento de água e andei com o nível muito baixo mais ele não chegou a ferver

    1. Evaldo, como vai? Pode haver problemas no bomba do automóvel, verifique o líquido de arrefecimento para checar se está tudo em ordem.

  24. Oi tenho um fiesta 99 esta andando e ele de repente ficou fraco e começou a bate o motor ,ai coloquei um litro de ole o e dei uma trancos e cheguei ate en casa ,no entanto o reservatório de agua estava vazil coloquei dei partida e a água vazou todo pelo ESCAP embaixo da tubagem o que pode ser

    1. Ramon, pode haver uma mangueira furada em seu automóvel, consulte um mecânico para fazer uma vistoria e encontrar o problema.

  25. Boa noite. Tenho um Peugeot 208 2011 e acredito ter queimado a junta do cabeçote. Estava acabando a água com frequência e hoje escutei uns estralados e um liquido vazando no motor. Qual a média de preço para conserto? Obrigada

    1. Luana, como vai? A troca da junta do cabeçote não deve sair por menos de R$300,00 masnisso depende muito do local onde realizará a troca.

  26. Boa noite meu e Alberto tem um Palio fire 1.0 2008/2009 8v troquei a valvula termostática e o sensor de temperatura tambem adicionei aditivo mas o veículo continua aumento de temperatura e o aditivo do reservatório sobe o nível fazendo com que o aditivo escape do reservatório.

    1. Olá, Alberto, como vai? Verifique as juntas do cabeçote do seu veículo e também verifique as peças do seu veículo em um mecânico diferente para receber uma segunda avaliação.

  27. Boa tarde. Eu tenho um uno vivace ontem ele começou a fazer barulho como se estive-se com falha em um dos cabos de vela e a alguns metros ele parou de funcionar e não pegou mais esta com bateria nova e acende tudo certinho parece estar travado o motor. Isso pode ser sintoma de junta de cabeçote?

  28. Ola, esqueci de tampar o reservatório de água,acon acontde ficar literalmente sem agua e o motor querendo explodir de quente, depois disso coloquei água e no dia seguinte entao pela manhã o carro não quis pegar e estava querendo falhar como se tivesse fraco, alguma ideia?? E também o reservatório já estava abaixo que havia colocado.

    1. Josue, como vai? A falta de água, pode ter causado danos à junta do cabeçote, leve o veículo ao mecânico para receber uma análise maior sobre o problema.

  29. Boa noite eu tenho um gol g3 a agua do reservatorio estava com umas borras parecendo de oleo mas ai eu lavei o reservatorio e ficou normal mas a agua nao ta indo pro motor isso pode ser a junta do cabeçote ?

    1. Adriano, como vai? Verifique a junta do cabeçote de acordo com as recomendações do texto, caso não encontre nenhum problema, leve o veículo para um mecânico fazer uma análise.

  30. Ola Boa noite! Tenho um Gol G5 e ele ta com um defeito falha no motor, em movimento e parado ao pisar no acelerador o carro fica muito fraco parecendo que ta afogando sem força e as vzs dando uns pipocos pelo escapamento isso pode ser problema de cabeçote?? Obs: Ainda nao levei no mecanico…mas queria saber se junta do cabeçote ou o cabeçote inteiro tem esses sintomas tambem quando ta com algum pinteiro?

  31. Olá boa tarde, o meu carro baixou o óleo, é o mesmo estava parecendo uma espuma meio branca na vareta, mas o motor funcionou normal ao liga-lo. Há alguns dias atrás ele estorou a bomba d’água e eu sem perceber andei alguns metros sem água, mas após disso levei no mecânico e a princípio havia sábado o problema, mas hoje apareceu com esse problema, a bomba d’água que estorou dias atrás e msm depois de arrumada pode surgir problemas no motor após alguns dias?

    1. Olá, Bruno, como vai? O problema pode acontecer em outra peça do veículo. Recomendamos que leve o automóvel novamente ao local onde foi feita a troca, e informe sobre o problema. 🙂

  32. Boa tarde.. Meu carro é num ford ka 2009. Meu carro vinha falhando frequentemente, levei em um mecânico e o mesmo trocou velas e cabos, nem 20 dias depois voltou o mesmo problema. Voltando no mecanico ele trocou novamente as velas. Td normal,20 dias depois voltou a falhar. Levei em outro mecânico e ele disse que a junta do cabeçote pd estar danificada e molhando as velas de água. Isso pode acontecer?

  33. Bom dia amigo por favor me ajude tenho um pejo 206 1.6 ficou parado um ano sem ligar o motor travou mas já foi destravado agora está fraco o carro parecendo que só tem 3 cilindro o mecânico disse que tem trocar a junta mas o carro não está fumando nada o que pode ser motor e flex abri a parte de cima e tem muita borra de café com leite e água na parte de cima

    1. Aldecir, como vai? Será preciso retirar o óleo e trocá-lo para que saia toda a água, leve o veículo ao mecânico para ele analisar o radiador.

  34. comprei um logan 09/10 1.0 16 V em um leilão e foi informado que o mais correto e a troca do motor(compraria em desmanche). Esta saindo muita fumaça preta do escapamento e entrou água no Motor. No carter tem sinais de Vazamento. Poderia ser consertado esse motor(retificado), ou nao valeria a pena.

  35. Boa tarde, tenho um c3 2012 ele apresenta os seguintes sintomas:
    1) a água está baixando mto rápido;
    2) a tampa do motor tem um líquido amarelo da cor de mostarda, porém a vareta do medidor de óleo está limpa.
    O q pode estar acontecendo com meu carro?

  36. Boa noite! Levei o veículo a oficina mecânica pois começou a baixar o nível da água no radiador. O mecânico constatou radiador e mangueira inferior ambos com vazamento.Comprei radiador novo, válvula termostatica, sensor de temperatura,correia dentada,aditivo para o radiador, bomba d’água,todos filtros e óleo de motor. O mecânico fez uma geral no carro pois comprei o carro recentemente de particular.O mecânico fez todas as substituições das peças citadas, sai com veículo e no mesmo dia estorou o cabeçote entrando agua no motor.isso depois de apenas 37 km rodados após a saída da oficina. O mecânico deveria ter me alertado do risco do cabeçote apresentar problema? Tenho nota fiscal do serviço e das peças. Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá, Fernando, como vai? Recomendamos que consulte um advogado de pequenas causas para saber quais os seus direitos sobre este caso.

  37. O motor do meu carro está aquecendo muito e estou com um vazamento de água na mangueira que encaixa no radiador. O aquecimento pode ser pelo simples fato de está vazando água e se eu tirar o vazamento vai voltar ao normal ou a junção de vazamento com aquecimento significa que a junta de cabeçote está queimada?

    1. Newton, como vai? Recomendamos que realize o conserto do vazamento, se o problema de aquecimento persistir, faça uma verificação na junta do cabeçote.

  38. Eu tenho um Fox 1. 0 2005 e constatei que aquele sensor Zinho que tem na tampa do reservatório estava quebrada viagem uns 18 km com ele e voltei e eu acho que superaqueceu aí vi que estava o mecânico trocou a carcaça da válvula termostática que tava com vazamento e após isso foi olhar o óleo e o Verifiquei que tava o óleo parecendo café com leite será que queimou a junta do cabeçote

    1. Olá, Júlio, como vai? Para encontrar a resposta dessa dúvida, recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e peça uma verificação na junta do cabeçote para um mecânico.

  39. Olá, boa tarde, comprei um palio fire 2008 mês passado, e notei que a água do radiador baixar muito rápido, aí quando chega num determinado ponto ele para de baixar, uns 4 cm abaixo da marca, isso pode ser problema de cabeçote??

    1. willian, tudo bem? Sim, verifique os itens que nós apontamos no texto, caso não encontre nenhum problema recomendamos que consulte um mecânico. 🙂

  40. Olá boa tarde! tenho um Citroen C3 que esta superaquecendo, ele liga normal não falha tem um bom desempenho, porem superaquece apos algum tempo do motor ligado e a agua sai pelo reservatorio, e na tampa do óleo parece ter uma pasta café com leite bem pouco mas na vareta do óleo tudo normal.pode ser com certeza junta queimada só pelo fato de esta aparecendo na tampa do oleo essa pasta? obs: a mangueira de entrada de agua do motor para o radiador fica super quente e a que sai do radiador para o motor não esquenta nada. obrigado

    1. Olá, Cleyton, verifique a junta do cabeçote para saber se ela não está com defeito, se preferir, leve o veículo em um mecânico para receber uma avaliação geral do automóvel.

  41. Me chamo Gisele, tenho um Punto 2008, percebi que estava querendo falhar, ao chegar em casa vi que estava sem água e misturou a água com o óleo,pode ter queimado a junta do cabeçote

    Obrigada

    1. Olá, Gisele, como vai? Depende do tempo que a junta recebeu esta mistura. Você deve levar o veículo em um mecânico para ele verificar as condições da junta e retirar a água com óleo do reservatório. 😉

    1. Jorge, como vai? Infelizmente nós não podemos indicar marcas específicas. Você deve procurar pela qualidade das melhores juntas para o motor do seu carro.

  42. Olá, Bom dia tenho um palio ano 2000.. fiz a troca de óleo troquei mangueira de respiro e tals, uns dias depois o carro não queria mais ligar, disseram ser problema na parte elétrica. .o carro ficou parado por onze dias ontem ao dar uma carga na bateria o carro ligou mas saiu muita fumaça pelo escapamento e junto saiu o óleo misturado com água, o mecânico disse ser o cabeçote será só isso mesmo?

    1. Olá, Ana, tudo bem? Existe a possibilidade da junta estar danificada, por isso, recomendamos que siga as recomendações que o mecânico indicou. 🙂

  43. Boa tarde tenho um tempra 8v é fica ocilando muito a temperatura se tiver na rodovia o ponteiro fica no azul se estou na cidade ele quase chega no vermelho.Ja lavei o radiador e não melhorou troquei a bomba d’água e nada ,Só que o funcionamento tá ok .a ventuinha eu troquei coloquei duas novas aqueles universal só que notei que são menores um pouco será que tem algum problema relacionado a junta?

    1. Juliano, tudo bem? Olha, o fato das ventoinhas serem menores pode estar influenciando nesse funcionamento, sim! Tente sempre colocar peças originais e indicadas para o carro com o intuito de se resguardar de possíveis problemas.

  44. meu carro depois que troquei o radiador começou a vazer agua pela tampa uma outra toda quanfo paro e o cabeçote do meu carro e novo foi trocado o que sera que avkntecendo ja troquei a tampa e reservatorio

    1. Elvys, tudo bem? Do jeito que você nos relatou, ficou um pouco difícil de entender o que pode estar acontecendo, mas usar um selante para radiador pode ser ideal para vedar e eliminar a maioria dos vazamentos em radiadores e na parte dos sistemas de refrigeração. Lembre-se de realizar a mistura com qualquer tipo de líquido refrigerante. Não prejudica a bomba d’água e válvula termostática e pode fazer com que o vazamento pare.

  45. Boa tarde!!
    Tenho uma Ecosport09 sempre que tenho que sai tenho que completa a água do radiador.
    Teria possibilidade de ser a junta do cabeçote??

    1. Fabiano, tudo bem? Pode ser que o radiador esteja com algum furo também e, em decorrência disso, há o vazamento. Vale dar uma olhada detalhada para saber se não é isso.

  46. Olá tenho um Siena 16 válvulas q está vazando água e aquecendo, o mecânico disse q poderia ser junta mas pediu para comprar uma bomba d’água Nova q poderia solucionar troquei e gastei com peças e mão de obra e de nada adiantou, acho q ele poderia ter me dito pra não gastar com peças e mão de obra ja q não resolveria não é mesmo??

    1. Oi, Vanusa, como vai? De fato, essa indicação sem ter a certeza do problema é algo perigoso. Pode ser que seja a junta, mas para isso, é necessário levar o seu carro a um bom mecânico para que ele te passe uma posição concreta, além de uma análise profunda.

  47. Boa tarde, comprei um Escort hobby como sendo 1.6, estou fazendo o motor, mais vi q o número de identificação do cabeçote não bate com a numeração do manual,que é 84AU6049B, o do motor é 84AU6090 A,a hora to em duvida!!pode me ajudar?

  48. Tenho um corolla2010 ontem dei a partida nele não quis pegar dei outra partida e ele pegou aí rodei 30kl norma temperatura normal quando chequei em casa ele afogou dei partida pegou tentei sai ele afogou dei outra partida não pego abri o capu percebi que tinha estirado uma mangueira do arrefecimento vasado toda a Aqua do reservatório mais não ferveu coloquei aqua dei a partida mais ele na pega será q fundiu

    1. Jaime, tudo bem? Provavelmente não fundiu, pois, pelo seu relato, não apresentou sintomas de fundição. No entanto, é muito importante levar o carro ou chamar um mecânico para averiguar o problema. Pode ser que esteja com um vazamento mais grave e que precisa ser arrumado para que o veículo volte a funcionar.

  49. Olá Boa tarde sou silvana eu tenho um Escort hobby então ele começou a ferver levei no eletricista era á ventoinha que não tava ligando aí eles me falaram que era o relé que tinha queimado aí troquei coloquei um novo ai no primeiro dia eu reparei que funsiono normal só que que agora eu não vejo a ventoinha acionar é tbm tô reparando que a água não está fervendo mais a água tá abaixando muito a oque pode ser desde já obrigado

    1. Oi, Silvana, tudo bem? O que mantém a ventoinha do radiador conectada ao motor (ligada) é a montagem efetiva do circuito. É isso que faz com que o motor se acione e o carro funcione. Se esse circuito queimar ou apresentar algum tipo de falha, será necessário substituí-lo o quanto antes. Esperamos ter ajudado e, qualquer coisa, leia mais sobre isso nesse conteúdo: https://www.minutoseguros.com.br/blog/ventoinha-nao-desliga-o-que-significa/

  50. Olá, meu carro uno mille way 2011 furou radiador fui trocar o radiador depois que troquei ele ficou fraco e com a a luz da injeção ligada

    1. Oi, Thales. As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica. Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo. Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado.

  51. ola tenho um gol 16 valvulas e hoje ele aconteceu o seguinte quando estava chegando no serviço ele começou a baixar atemperatura como se o motor depois de quente estivesse esfriando sendo que estava quente e dai quando abri o capo para ver nao tinha mais agua secou a agua do reservatorio o que poderia ser? o que me chamou a atencao É QUE A TEMPERATURA BAIXOU AO INVES DE SUBIR SENDO QUE O CARRO ESTAVA QUENTE E NAO FRIU O QUE PODERIA SER PQ A AGUA SUMIU SECOU

    1. Oi, Fernando, tudo bem? Realmente é um caso estranho. Provavelmente há algum furo, dano, no componente da água que precisa ser reparado o quanto antes. Não ande com o carro sem a água, pois o motor pode ferver. Também pode estar com problema no indicador de temperatura, o que é um problema grave, pois o carro pode esquentar e não te sinalizar. Indicamos que você leve a um mecânico o quanto antes.

  52. Olà tenho um croosfox 2006 as veles ele aciona a ventoinha as vezes não fazendo o carro superaquece,ele não tem relogio de temperatura é na lampanda ai quando vou ver ta super quente,quando ligo o AC a ventoinha funciona normalmente o que poder ser,pd ser problema no cabeçote?

    1. Jairon, tudo bem? O fato da ventoinha acionar e não desligar pode ser por conta de prejuízos em decorrência de manutenções desnecessárias do motor do carro. Quando a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar instantaneamente, assim como ocorre quando a correia do alternador apresenta problemas. Sugerimos que vá verificar com um especialista o possível problema.

  53. Olá bom dia! faz 6 meses eu comprei uma EcoSport 2008 e venho percebendo que está baixando a agua com frequência, dia sim dia não estou completando o reservatório, levei em um mecânico e ele primeiro disse q era uma mangueira, depois a carcaça do termostato e a tampa do reservatório, td foi trocado, e continua baixando a água. Agora por ulúltiele me disse da bomba de água e a junta do cabeçote. Agora por gentileza me responda uma coisa, se fosse a junta, a água não estaria se misturando ao oleo? Desde já agradeço a atenção.

    1. Wellington, tudo bem? Nesse caso, indicamos que você leve o seu carro em outro profissional para uma segunda análise. É sempre interessante ouvir pontos de vista diferentes.

  54. Boa tarde! Tenho um fox 1.0 2010, o mesmo apresenta os seguintes problemas: Água do reservatório baixando todos os dia; motor bem quente(no marcador do painel continua em 90°);ontem liguei o ventilador e veio um cheiro de queimado; olhei o óleo pela vareta e estava meio pastoso em alguns pontos(o óleo tem 800km rodados). O que seria esse problema?

    1. Oi, Ademir, tudo bem? Pelos seus relatos, os problemas podem ser esses: defeito no radiador, mangueira furada, selo de bloco e cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificada. Indicamos que você leve a um especialista o quanto antes para evitar que o motor possa fundir.

  55. Tenho uma renault master que está perdendo a força quando atinge a temperatura normal. Realmente, quando está aquecendo na garagem observo um pouco de fumaça. Porém, não baixa água do reservatório. Não acusa nenhuma anomalia nos scanners. Será que é possível estar com a junta queimada, mesmo não baixando água? Depois que arma a ventoinha, corta o combustível e às vezes o carro chega a morrer e só volta a pegar novamente com o motor frio.

    1. Oi, Emerson, como vai? Sim, é possível. Há outros problemas que fazem o carro esquentar e soltar fumaça, como defeito no radiador, mangueira furada, selo de bloco e cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificada, enfim… O mais importante é que você leve até o seu mecânico de confiança para ele dar uma olhada.

  56. Boa noite tenho uma fiat 2004 e acabei de fazer o cabeçote apaguei hj na oficina e quando fui viajar com o carro ele parou e não liga mas o que pode ser?

  57. Tenho um gol 16 vls,ele começou a esquentar e detectei um vazamento no cano,que foi substituído, após a troca ficou normal, rodeia uns 50 km e ele esquentou dnovo,o mecânico falou que é a junta queimada,mas rodeia + uns 20 km e ele não esquentou.
    O que pode ser?

    1. Oi, Liliane, tudo bem? Além da junta estar queimada, podem existir inúmeras causas que provocam o aquecimento do motor, como: defeito no radiador, mangueira furada, selo de bloco e cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificada, enfim… Incontáveis adversidades ocasionadas, principalmente, por falta da necessária – e quase obrigatória – manutenção preventiva. Vale a pena levar num especialista ou confirmar o problema com outro profissional.

  58. Eu tenho gol g5 ele tá com um defeito a água do reservatório passa do nível máximo mas quando liga a vent urina ela abaixa observar foi trocada a bomba da água e válvula termostato o poder tarde acontecendo

    1. Gilmar, esse é um problema um pouco mais complexo de ser explicado somente com essa sua análise. O mais indicado mesmo é que você leve o carro até um especialista de confiança para que ele possa dar uma olhada.

  59. sou Neca,tenho um Nissan xtrail tinha problemas de aquecimento reparou—se a cabeça e a respetiva junta. Assim deixou de aquecer, não mostra fervura, não fuma, nao falha e ainda tem força, só que depois de funcionar uns 20minutos e desligar, ao ligar ele não pega logo, só depois de uns 5min pega sem problemas. Oque deve ser?

    1. Neca, tudo bem? Talvez isso possa ser um problema na ignição, mas é mais indicado levar num especialista para que ele faça uma análise mais detalhada, pois isso não é algo comum.

  60. Boa tarde , tenho um Mitsubishi Pagero Flex 16 V ano 2008 , esta aquecendo , e o mecânico disse que é junta de cabeçote, como posso ter certeza ?

    1. Antônio, tudo bem? Existem inúmeras causas que podem provocar o aquecimento do motor, como: defeito no radiador, mangueira furada, selo de bloco e cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificada, junta d cabeçote e afins. Nesse caso, você precisa confiar no diagnóstico do seu mecânico. Ou levar em outro para que ele também passe um diagnóstico.

  61. Tenho um vectra 98 me falaram que era junta queimada ,abriram pra retifica e a junta está intacta ,mas falaram q ela está um pouco gasta de um cilindro para o outro isso confere?

  62. Boa noite tenho um Clio 1.0 16v 2007, acabei de trocar a junta que queimou mais o carro ainda tá com um barrulho q está batendo, só bate no neutro quando acelera ou quando manteiga a aceleração o mecânico procurou e não achou, vou levar de novo pra ele ver pois antes de queimar nao tinha barulho.
    Vc tem alguma coisa que possa ajudar?
    Obrigado desde já.

    1. Maykel, tudo bem? É difícil prever o que pode estar acontecendo com o seu carro, mas quando costuma fazer barulho de “batidas”, pode ser algo relacionado aos amortecedores. Leve em um mecânico de confiança para que ele possa dar uma olhada.

  63. Bom dia,
    tenho um focus sedan 2.0 16v que esta apresentando falha em baixa rotação (apenas nesta condição) como sintoma de sistema de injeção. Levei ao mecanico e troquei bobinas, velas e bicos. O problema as vezes ocorre mesmo assim (intermitente). Voltei ao mecanico e o mesmo informou que pode ser vazamento de cabeçote (afirmou ter mais de 90% de certeza) porém não estou convicto disso. Qual sua opinião a respeito?

    Obrigado,

    1. Rafael, tudo bem? É difícil precisar qual pode ser o problema sem antes fazer uma análise, mas é algo possível de estar acontecendo, sim.

  64. Boa noite, tenho um Palio 2002 1.0 16 válvulas motor fire.
    Ele começou a baixar a água do reservatório muito rápido, porém a temperatura sempre ficou no nível, percebi um vazamento de óleo do motor. Andei cerca de 15 km com o carro e ele começou a fazer um barulho muito estranho no motor, como se estivesse raspando algo, chamei o mecânico e ele disse que era o cabeçote, foi feito a retifica dele, porém quando fui andar com o carro percebi que ele está falhando, começa a pipocar o carro e esta vazando água pro lado de dentro, pinga bem em cima do pedal do acelerador, o que pode ser?

    1. Oi, Iara, tudo bem? Esse vazamento pode ser em decorrência de algumas coisas, como uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio. Pode significar, também, o vazamento de fluído de freio. É um tipo de líquido que parece óleo mineral, mas que, com o tempo, pode ficar marrom devido ao motor. Indicamos que você leve o seu carro a um profissional o quanto antes para dar uma olhada.

  65. Boa noite. Tenho um vectra elegance 2007, quando o ponteiro da ventoinha chega no meio, a luz de injeção ascende e o ar para de gelar por causa disso. O que pode ser?

  66. tenho um siena 2005,a ventuinha não dispara corretamente e ele fica aquecido e a agua aquece muito,tenho que para o carro para ele esfriar,agora percebi que ele esta saindo agua pelo escape,será que tenho que fazer cabeçote ?

    1. Oi, Cleudson, como vai? Pode ser um problema de vazamento do radiador também. Vale levar num mecânico de confiança para verificar.

  67. olá, o meu sandeiro 2017/18 esta com 12.740 km e esta acendendo a luz de aquecimento e a de misturas de gazes.ele está fraco,será junta de cabeçote,precisara retificar?

    1. Acácio, como vai? Pode ser que seja isso ou pode ser algum vazamento também, fazendo com que o carro aqueça. Leve-o até a concessionária, pois a quilometragem ainda está muito baixa para apresentar problemas.

  68. Boa noite, tenho uma palio adventure 1.8, está baixando agua e nao tem sinal de agua na minha garagem nem na vareta de oleo, muito menos na descarga, o q pode ser esse sumiço da agua!

    1. Wilson, como vai? O mais prudente é que você leve o seu carro em um mecânico de confiança e especialista no assunto. Esse vazamento de água pode ser em decorrência de diversos problemas.

  69. tou com um honda concert, que nao esta a circular a agua ou seja a agua sai do deposito entra no radiador, mas não esta a regresar para o deposito que esvazia pouco tempo depois, mas o radiador não esta furado. o que esta a acontecer?

  70. Boa tarde. Tenho um Uno Way 2011 e de uns tempos pra cá tenho notado que o líquido de arrefecimento tem baixado com frequência. Não se nota nenhum sinal visível de vazamento. Levei no mecânico e foi trocado a válvula termostática e completado o líquido no reservatório. Dias depois notei que ainda o líquido estava baixando. Voltou pra oficina, aparentemente verificaram mangueiras e trocaram braçadeiras. Reservatório completado novamente. Duas semanas depois o líquido já está baixo de novo. Detalhe é que o carro não tem nenhum comportamento estranho no funcionamento, inclusive a temperatura de trabalho sempre se mantém no meio do marcador. Vou levar de novo para o mecânico e dessa vez ele disse que vai verificar junta do cabeçote. Tem chance de ser?

    1. Anderson, como vai? Existe a possibilidade de ser um problema no cabeçote do seu veículo. Mas, também é possível que o problema esteja sendo causado por outros motivos. Recomendamos que verifique se entrou ar no sistema de arrefecimento, causando evaporação da água e do líquido. De qualquer forma, leve o automóvel em um mecânico de confiança para analisar as possíveis causas.

  71. Olá boa tarde,
    me chamo Vinicius Jaribe, eu tenho um gol 1.6 APMI 1997, e ele esta apresentando um problema no momento em que baixa a rotação do motor, por exemplo se estou na BR e começo a reduzir a velocidade, as vezes ele apaga, e eu já notei que ele somente apaga quando eu piso na embreagem, se eu não pisar ele não apaga, poderia estar me informando possíveis problemas?

    1. Vinicius, como vai? Este problema pode ser gerado por diversos fatores diferentes, como avarias no motor, embreagem, sensores, etc. Por isso, é complicado afirmar qual a solução para esse caso. Recomendamos que você procure um mecânico de confiança ou até mesmo uma concessionária para analisar o automóvel.

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