Qual a importância de ter um rastreamento veicular?

A segurança é um dos fatores mais importantes para se pensar quando você possui um carro. Por isso, adotar a direção defensiva, realizar manutenção preventiva e utilizar sempre o cinto de segurança, são algumas providências que ajudam a proteger quem utiliza o veículo, seja como motorista ou passageiro. Além dessas medidas, utilizar o rastreamento veicular em complemento ao seguro auto é fundamental.

Por falar na contratação do seguro auto, essa é uma das principais medidas quando se pensa na proteção de quem utiliza o veículo. No dia a dia, por mais responsável que você seja como motorista, podem ocorrer eventos inesperados. Uma peça que quebra e faz o carro parar no meio do caminho, um acidente ocasionado por terceiros e até mesmo roubo ou furto são imprevistos que causam problemas a qualquer um.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

rastreamento veicular Qual a importância de ter um rastreamento veicular?

Caso algo aconteça, o seguro auto tem coberturas que dão suporte financeiro, se houver um acidente cujo preço do conserto exceda o valor da franquia, por exemplo, como também o auxílio necessário para o momento. Se o sinistro for por quebra do veículo, a assistência 24 horas com guincho não deixa o segurado ficar na mão.

Garanta a sua tranquilidade e segurança. Faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é rastreamento veicular?

rastreamento de veículos Qual a importância de ter um rastreamento veicular?

O rastreamento veicular funciona por meio de um sistema implantado no veículo, que torna possível localizá-lo em tempo real pela central da empresa responsável pelo rastreador.  

Existem duas maneiras de realizar o rastreamento veicular. Uma delas é utilizar o rastreador por GPS, o mais comum dos modelos. Esse sistema usa uma rede composta por 24 satélites que identifica o posicionamento global do veículo e envia as informações exatas de localização coletadas para a central.

A outra tecnologia de rastreamento veicular utilizada é a que funciona por meio de radiofrequência. Neste modelo, o aparelho instalado no carro é capaz de captar os sinais emitidos pelas ondas de rádio. Estes sinais, por sua vez, são formados por diversas antenas receptoras que estão dentro de uma determinada área.

Diferença para outros aparelhos

Além do rastreador, existem outros dispositivos que podem ser instalados no carro para aumentar a segurança, bem próximos ao rastreador. Para que não haja confusão entre o que cada aparelho tem como função, indicaremos quais são as características dos bloqueadores e também dos localizadores.

Começamos falando dos bloqueadores. Entre os três equipamentos, este é considerado o mais simples, pois sua única função é a de travar o veículo e impedir que ele continue o deslocamento. Quando o motorista é vítima de roubo ou furto, ele aciona a central, que por meio de frequências de rádio, emite um comando para que o carro seja bloqueado.

Já o localizador é um dispositivo mais avançado em relação aos bloqueadores, mas ainda inferior ao rastreamento veicular. Além de também possuir a função de travar o veículo, ele é capaz de identificar sua localização, porém não de forma tão precisa. Ele utiliza frequências de rádio, o que deixa seu alcance limitado  a regiões metropolitanas e determinadas cidades que estão dentro das áreas de cobertura.

Ou seja, de todos os dispositivos disponíveis, o que agrega mais funções, é mais preciso e sofisticado, é o que realiza o rastreamento veicular. Ele é capaz de mostrar a localização de forma mais precisa, além de armazenar informações sobre todo o trajeto percorrido pelo automóvel.   

Quais são os benefícios do rastreamento veicular?

2a818e001e8179cd0a0888b8dba99809 Qual a importância de ter um rastreamento veicular?

Segurança

Utilizar o rastreamento veicular no seu carro traz inúmeros benefícios. O mais importante deles refere-se à segurança. No caso de um sequestro, por exemplo, é possível encontrar a localização do automóvel precisamente em tempo real após a central ser notificada. Dessa forma, a informação pode ser transmitida às autoridades responsáveis pela busca e tem seu trabalho facilitado. Além disso, é possível que roubos e furtos sejam dificultados e até mesmo evitados.

Recuperação em caso de roubo ou furto

Com o rastreador instalado, as chances de recuperação do veículo após um sinistro de roubo ou furto são maiores. Quando o aparelho é instalado, a central tem acesso em tempo real às informações em tempo real referentes à localização, como mencionado anteriormente. Assim, se o carro for roubado ou furtado, é possível não apenas identificar onde o automóvel se encontra, como paralisá-lo, caso o serviço de bloqueio também faça parte do que foi contratado.

Preço do seguro mais barato

Outra vantagem de contar com rastreamento veicular no seu carro é que o preço do seguro fica mais barato. Como esse aparelho diminui a chance de roubo ou furto e facilita a recuperação do automóvel na ocorrência dessas situações, os riscos de sinistros considerados na hora do cálculo do valor da apólice são mais baixos. É possível economizar até 25% do valor se o veículo possui rastreador. É uma instalação que vale a pena e oferece mais segurança aos motoristas.

COTE SEGURO AUTO COM RASTREADOR

Vantajoso para empresas

Para quem possui uma empresa com frota de carros, o rastreamento veicular é extremamente vantajoso. Além de ser útil nos casos mencionados acima, ele possibilita o controle sobre cada automóvel utilizado pela companhia. Dessa forma, é possível constatar se o veículo foi utilizado de forma indevida, por exemplo, caso ele não esteja dentro do percurso programado para a realização do trabalho. Isso é possível, pois as informações obtidas pelo aparelho englobam velocidade média de deslocamento, rota utilizada, período em que o carro ficou parado, entre outros dados úteis.

Com todas essas informações, é possível aumentar a eficiência do trabalho e até mesmo economizar combustível, pois o rastreamento veicular dá ferramentas que tornam viável a otimização dos deslocamentos.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do rastreamento veicular e como ele funciona quando instalado no automóvel? Mande a sua pergunta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *