Como economizar combustível: veja 10 dicas práticas

Economia de Combustivel Como economizar combustível: veja 10 dicas práticas

Quer saber como economizar combustível? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou trazer 10 dicas práticas para você poupar o seu bolso.

Não é segredo pra ninguém que os valores de combustível oscilam de tempos em tempos. Quem depende diariamente do carro sabe que se trata de um dos gastos que mais complicam no orçamento mensal. A variação, quase sempre, ainda é pra cima. Mas, ainda assim, há formas de economizar combustível com boas práticas

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Com algumas dicas é possível, acredite, economizar até 20% de combustível! Você só precisa colocá-las em prática. São pequenas atitudes e mudanças de hábito que podem resultar em um ganho de até dois meses de gasolina. Além da economia no bolso, as dicas vão colaborar com a redução dos poluentes.

A relação de quilometragem por litro de combustível é muito importante e todo motorista deveria fazer esse cálculo semanalmente. Somente assim é possível saber se há como economizar combustível de maneira efetiva e se ela está acontecendo. Por meio da conta é simples analisar se está levando algum prejuízo no bolso (caso o posto esteja colocando menos combustível que o informado, ou com baixa qualidade). O rendimento do combustível também pode ser uma suspeita de problema no veículo.

Como economizar gasolina ou álcool

Confira nossas dicas para economizar na hora de abastecer com álcool ou gasolina.

Descubra qual combustível é mais econômico

refuel 2157211 1920 Como economizar combustível: veja 10 dicas práticas

Com os aumentos da gasolina, um assunto que está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros é sevale abastecer com álcool ou gasolina. Temos um guia completo que vai ajudar você a calcular  com qual combustível vale mais a pena abastecer.

Como economizar no dia a dia

Há algumas formas de economizar combustível em diversas etapas, mas, a mais certa é no dia a dia. Assim, quem usa muito o carro consegue sentir nitidamente a economia de combustível. Veja abaixo algumas indicações de como economizar combustível no dia a dia.

  • Antes de sair de casa, trace a rota para o destino. Utilize, se possível, um GPS inteligente que vai evitar as vias mais congestionadas. O “anda-para” ajuda a consumir mais;
  • Acelere de modo gradativo e não estique as marchas. Forçar o motor, aumentando sua rotação exageradamente, vai prejudicar o carro e gastar mais;
  • Tire o pé do acelerador ao avistar um sinal vermelho para que o carro vá parando lentamente. Você poupa os freios e a gasolina;
  • Se for ficar parado por mais de dois minutos em um local, desligue o motor. Você gasta menos se desligar o veículo e ligá-lo novamente.

Como economizar na estrada

Agora, quem costuma pegar muito a estrada, também há formas de economizar combustível e transformar os gastos para menos. O consumo em estrada costuma ser menor, mas acredite: dá pra ser menos ainda. Veja abaixo algumas indicações de como economizar combustível na estrada.

  • Não dirija em alta velocidade nas rodovias. Testes mostraram que uma velocidade moderada a 100 km/h economizam bastante. Além disso, você dá mais valor a segurança e pratica a boa direção defensiva;
  • Em viagem, se possível, não rode com as janelas abertas. A entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica e obriga o carro a gastar mais;
  • Não sobrecarregue o porta-malas. Veículo mais pesado sobrecarrega o motor e  força o consumo da gasolina.

Como economizar com a mecânica

Por fim, algumas atitudes na hora de fazer manutenções e revisões podem ajudar a poupar combustível. Manutenções preditivas e preventivas são excelentes para que o carro esteja sempre em ordem, auxiliando diretamente na economia de combustível. Para isso, é bom ter um mecânico de confiança para executar s trabalhos. Veja abaixo as melhores dicas para economizar combustível com mecânica.

  • Mantenha o motor do automóvel sempre em ordem, regulado. Assim, você evita problemas, colabora com o consumo e polui menos o ambiente;
  • Pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo. Por isso, deixe-os em ordem, além de cuidar do alinhamento e balanceamento com frequência;
  • Verifique cabos, velas e outros componentes do sistema de ignição. Olhe também o óleo lubrificante e o estado dos freios.
  • Com dicas como essa você evita problemas futuros no seu carro, não prejudica o ambiente e, claro economiza no bolso. Ficou alguma dúvida ou quer contar outra forma de economizar gasolina ou etanol? Nos mande nos comentários.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *