1. Home
  2. »
  3. Manutenção

Alinhamento e balanceamento: o que são, para que servem e qual a diferença entre eles

Está com dúvidas sobre alinhamento e balanceamento? Então a matéria de hoje é para você. Veja aqui tudo que você precisa sobre como fazer a manutenção adequada do seu carro e se manter seguro.

Realizar as manutenções do carro é muito importante. Mas, isso nem sempre significa que sabemos tudo o que está acontecendo. Claro que algumas delas, como a troca de óleo ou a calibragem de pneus, são mais conhecidas e não geram tantas dúvidas. Só que quando falamos de alinhamento e balanceamento, você sabe exatamente qual a diferença entre os dois serviços?

Para ajudar no processo, vamos dar duas explicações bem diretas para saber se o seu veículo precisa ser alinhado, balanceado ou os dois.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ao dirigir, solte o volante por um breve momento. Se ele puxar para a direita ou para a esquerda, significa que ele precisa ser alinhado. Agora, se você notar que o volante está vibrando ou o carro está apresentando barulhos em determinadas velocidades, significa que as rodas precisam passar por um balanceamento.

E, para ficar mais claro, que tal ver a importância de cada um e como é feito o processo? Confira mais abaixo:

O que é e para que serve o alinhamento do carro?

O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda que o motorista não perca o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila.

Além da segurança, manter o carro alinhado retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.

Quando é preciso fazer o alinhamento?

Saber quando fazer o alinhamento é uma pergunta das mais comuns entre os motoristas que querem dirigir um carro seguro e com boa manutenção. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho no seguinte

  • Se sentir seu carro puxando para esquerda ou direita;
  • Desgaste irregular ou mais rápido que o indicado pelo fabricante nos pneus;
  • Quando trocar os pneus por novos.

Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.

O que é e para que serve o balanceamento do carro?

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

Quando essa manutenção é mal feita nota-se isso em diversos aspectos, como: trepidação do volante, bancos, painel de acessórios e piso do carro. Se quiser saber mais, preparamos um guia sobre a importância do balanceamento e geometria para o seu carro.

Quando é preciso fazer o balanceamento?

Saber quando fazer o balanceamento é uma pergunta importante para quem quer dirigir em segurança e com o carro em bom estadoo. Para responder essa pergunta, você deve ficar de olho nos seguintes sinais:

  • Volante vibrando ao atingir determinadas velocidades;
  • Banco ou piso vibrando ao atingir determinadas velocidades;
  • Quando trocar os pneus por novos.

Esses são dois dos principais fatores que podem indicar que seu carro está com problema. Caso perceba alguma coisa diferente no carro, vá a um mecânico especializado.

Tire suas dúvidas sobre alinhamento e balanceamento

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas na hora de fazer o alinhamento ou balanceamento.

Qual a diferença entre as dois serviços?

Alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Agora o balanceamento é o processo de manutenção que faz com que as rodas girem sem vibrações.

É muito importante fazer as duas manutenções quando necessário, pois elas têm funções diferentes.

É preciso fazer sempre os dois serviços juntos?

Não é obrigatório fazer o alinhamento e balanceamento juntos. O que é recomendado é que sempre que for fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.

Alinhamento e balanceamento impactam no consumo de combustível?

Sim, pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo. Por isso, deixe-os em ordem, além de cuidar do alinhamento e balanceamento com frequência. Se quiser saber mais sobre consumo de combustível, listamos 10 boas práticas que te ajudam a economizar.

Faça uma cotação de seguro pro seu carro

Para cotar um seguro auto, entre em contato com a Minuto Seguros. Se preferir, preencha o formulário em nosso site e receba os valores por e-mail, ou aguarde o contato de um de nossos consultores. Eles explicarão detalhadamente o plano e irão atender suas necessidades, oferecendo algo sob medida.

4.23 / 35 votos

[addtoany]

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.