Como pagar o Seguro Auto: melhores formas de pagamento

O Seguro Auto é um produto que oferece proteção ao veículo, porém, nele, existem diversas particularidades que, eventualmente, podem ocasionar dúvidas aos proprietários. 

Isto, inclusive, não ocorre apenas na parte das coberturas, mas também com relação às formas de pagamento disponíveis aos segurados. Por isso, neste texto, vamos explicar como pagar o Seguro Auto das melhores formas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

como pagar seguro auto

 

Ao analisar as opções dos valores do seguro, é preciso que o motorista escolha aquela que englobe as proteções de acordo com suas necessidades e que também caiba no seu orçamento. 

Mas, além do custo final, a maneira de como pagar o Seguro Auto também é outro ponto importante para se atentar ao fazer a contratação.

Afinal, dependendo das formas de pagamento do Seguro Auto, as seguradoras podem oferecer melhores condições para que o motorista faça a aquisição da apólice. Um exemplo é a opção de fazer o parcelamento em até 6x sem juros, caso o proprietário adquira o cartão de crédito da própria seguradora.

Descobrindo o valor do seguro

como pagar o seguro auto - Descobrindo o valor do seguro

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre as melhores formas de como pagar o Seguro Auto, é importante saber qual será o valor final cobrado de acordo com o plano e proteções escolhidas. A maneira mais assertiva para saber o preço do prêmio do seguro para o seu perfil é realizando uma cotação.

E, para isso, você pode contar conosco da Minuto Seguros, somos a maior corretora online do país e trabalha com mais de 15 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para fazer uma cotação conosco, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como pagar o seguro auto?

Agora sim, falando em como pagar o Seguro Auto, é importante saber que as condições variam bastante de acordo com as seguradoras. Cada uma delas possui seu próprio regulamento e opções para pagamento das apólices.

Pagar o seguro auto no cartão de crédito ou boleto?

como pagar o seguro auto

 

De forma geral, todas as companhias do mercado de seguros aceitam os três principais meios de pagamento para um Seguro Auto:

  • Cartão de crédito;
  • Débito automático;
  • Boleto bancário.

A opção ideal entre essas vai depender das condições do proprietário. Portanto, o mais recomendado é que o segurado analise seu orçamento.

Seguro Auto em 12x ou 60x?

Se, para você, o ideal parece ser parcelar, uma dúvida comum que pode aparecer é: fazer isso em 12x ou 60x? Algo muito importante a esclarecer, para começar, é que independentemente da quantidade de parcelas em que se divida o pagamento do seu Seguro Auto, a duração dele é de 1 ano.

Depois desse prazo, sempre precisa ser renovado. Isso significa que se você parcelar em mais de 12 meses, vai continuar pagando pelo seguro mesmo depois que ele vencer.

Em alguns casos, essa é a melhor opção para o segurado que não tem como arcar com o prêmio à vista ou em menor prazo. Mas negociar essa possibilidade depende muito de cada seguradora, cliente e caso. Em geral, as seguradoras não parcelam o seguro em prazos tão grandes, como 60 vezes, e pode ser difícil conseguir essa flexibilidade.

Sempre peça ajuda da sua corretora para entender como negociar isso com a seguradora na hora de contratar. Porém, esteja bem atento às condições e possíveis variações no valor, pois o plano pode ter outra precificação.

Quando renovar?

Independentemente de ter pago em 12x ou mais, quando a vigência do seguro terminar, ou seja, depois de 1 ano da contratação, você ficará sem garantia caso não tenha sido renovado.

Para evitar que isso aconteça, mantenha-se atento, informado e, também, tenha uma boa comunicação com a corretora para caso de dúvidas. A própria seguradora costuma entrar em contato com o cliente em torno de um mês antes de o seguro vencer. O ideal é não esperar, portanto, que ele vença para fazer a renovação.

Como o seguro já existe e nesse caso só vai ser renovado, o envio de documentos e todos os procedimentos da primeira vez não precisam necessariamente ser repetidos. A menos que algo tenha mudado (como uma atualização de endereço), você pode apenas confirmar os dados.

Mediante sua autorização, é feita a emissão de proposta e uma vistoria pode ser solicitada para que as condições atuais do veículo sejam vistas. Vale lembrar que quando o condutor não tem sinistro anterior, é bom motorista ou vai renovar, também ganha descontos. Isso é um incentivo das seguradoras para que o cliente tenha um produto vantajoso.

Prós e contras dos métodos de pagamento

Embora o método de pagamento ideal dependa das condições do proprietário, o mais recomendável é escolher uma das opções em que o pagamento é feito de forma automática, como o cartão de crédito e o débito em conta.

Dessa forma, o segurado não corre o risco de esquecer de realizar o pagamento da parcela e perder sua cobertura por conta de inadimplência. E é essencial consultar o limite disponível no cartão para realizar a compra. Vale lembrar também que algumas seguradoras já oferecem seus próprios cartões para parcelamento.

O boleto bancário, por sua vez, é um método de pagamento mais antigo, porém ainda é utilizado em diversos segmentos comerciais. O único problema que pode ocorrer nesta opção é o proprietário esquecer, pois, neste método, paga-se de forma manual.

Como pagar o Seguro Auto em parcelas

Como na maioria dos segmentos, as opções para parcelamento do Seguro Auto também são:

  • À vista;
  • Parcelado sem juros: na maioria dos casos, para não ter taxas, o pagamento deve ser feito em até 4 parcelas. Porém, isso pode variar entre as companhias, portanto recomenda-se consultar especificamente com seu corretor;
  • Parcelado com juros: os juros normalmente são cobrados quando o parcelamento passa de 4 parcelas. No entanto, como já dissemos, as seguradoras que oferecem seu próprio cartão ao segurado podem possibilitar condições mais vantajosas, como o parcelamento em até 6 vezes sem juros.

Seguro Auto parcelado com cartão da seguradora

Algumas seguradoras oferecem cartão de crédito aos clientes. Ele funciona como um cartão de crédito convencional, de banco, porém com vantagens que geralmente trazem mais facilidade para o cliente delas.

Um caso é o desconto no Seguro Auto.

Se o proprietário utilizar o cartão de crédito para pagar o Seguro Auto, mesmo que parcele, geralmente, o valor do prêmio pode ser menor. Existem seguradoras que oferecem, por exemplo, isenção na primeira anuidade do cartão, para que os clientes possam experimentar as vantagens.

Além do desconto no Seguro Auto, financiamento de veículo na fatura do cartão é outra possibilidade. Por isso, sempre consulte o pacote de serviços que você pode ter junto à seguradora, pois às vezes compensa aproveitar esses descontos oferecidos.

Ao fechar a contratação do seguro, todos os detalhes do que foi contratado e também como pagar o Seguro Auto, de acordo com a forma escolhida pelo motorista, estarão descritos na apólice. Em caso de parcelamento, estará indicado o vencimento de cada parcela.

Portanto, é essencial que o segurado atente-se a essas questões e não atrase o pagamento, pois poderá ficar sem cobertura dependendo da quantidade de dias em atraso. Dessa forma, caso ocorra um sinistro, a seguradora poderá não fazer o pagamento da indenização

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como pagar o Seguro Auto da melhor maneira para você. Caso houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *