Carros novos e usados: conheça os prós e contras de cada um

Ao decidir trocar de veículo ou comprar o primeiro carro, uma dúvida habitual vem à cabeça das pessoas: afinal, o que vale mais a pena, comprar um carro zero quilômetro ou optar por um usado? Esse é um questionamento importante, pois carros novos e usados têm algumas diferenças que podem trazer benefícios para alguns, mas ser uma péssima opção para outros. Tudo vai depender da necessidade e do momento da compra.

showroom-de-usados-em-concessionaria-da-hyundai-caoa-em-sao-paulo-1442958505384_615x300

Por isso, fizemos um levantamento com os prós e os contras de cada um, avaliando que não há compra ruim, mas sim uma aquisição que não é feita levando em consideração algumas análises.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se você estiver pensando em um carro usado ou seminovo, por exemplo, alguns textos como: carros que mais desvalorizam após um ano de uso ou 5 cuidados na hora de comprar carros seminovos podem ser de extrema valia. Não se esqueça de dar uma lida antes.

Agora, se o pensamento está voltado para carros novos, que tal dar uma olhada nos carros zero quilômetros mais baratos do Brasil? Por menos de R$ 30 mil é possível fazer ótimas negociações.

Mas, vamos ao que realmente interessa nesse texto: carros novos e usados. Veja o que pode ser bom ou ruim em cada um deles.

Carros novos

carros novos e usados

Prós

Optar por um carro zero quilômetro é ter certeza de que dores de cabeça não apareceram por um bom tempo, caso você execute as manutenções necessárias regularmente. As montadoras vêm apostando forte nos prazos de garantia e atraindo muitos consumidores que sofrem com problemas constantes com os carros usados.

Além disso, os carros novos não vão apresentar problemas ou desgastes mecânicos. E, se por alguma caso isso venha a acontecer, você estará coberto pela garantia.

Modelos mais recentes oferecem tecnologia mais avançadas e que já vêm de fábrica, como freios ABS e airbags obrigatórios.

Em relação ao pagamento, as condições são facilitadas a cada ano. Taxa zero, dar o seu usado com preço de tabela Fipe, parcelamentos longos com taxa de juros atraentes… O comprador se surpreende com tanta opção e, possivelmente, alguma irá se enquadrar no orçamento.

Contras

Mesmo a forma de pagamento sendo uma das vantagens, o preço final pode ser um contra. Os carros novos têm um preço mais elevado do que um usado e a desvalorização é quase imediata.

Outro ponto negativo: os impostos, geralmente, serão mais caros e custosos. Se você não estiver disposto a pagar ainda mais por um carro novo, talvez o usado seja uma boa opção.

Carros usados

carros novos e usados

Prós

Para quem está com menos dinheiro em caixa, a escolha no carro usado pode ser uma boa, ainda mais que eles estão com os preços continuamente mais baixos. E se conseguir uma boa opção com um vendedor particular, a chance dos valores abaixarem são maiores ainda.

Falando ainda em preços, mesmo sabendo que o usado irá desvalorizar, essa queda de preço ocorre em um ritmo bem menos acelerado do que um zero quilômetro. Para efeito de comparações e análises, o carro novo perde a maior parte do seu preço nos três primeiros anos de uso.

Contras

A dificuldade em encontrar um carro do jeito que você planeja pode levar meses: cor, número de portas, potência do motor, opcionais… Tudo isso em um carro zero é fácil de se conseguir, mas em um usado a dificuldade nas buscas se amplia um pouco.

Outro ponto é que os carros usados irão apresentar maiores custos de manutenção, por causa do tempo de utilização. E se o carro não foi bem cuidado anteriormente, os estragos podem ser ainda mais significativos. É importante levar um profissional de confiança para avaliar o carro e ver quais são as reais condições dele.

Para quem pensa em fazer um financiamento para um carro usado, saiba que não há possibilidade de taxa zero ou reduzidas. O pagamento à vista parece ser a opção mais interessante, pois com um financiamento, ainda mais os longos, podem representar a compra de um carro zero quilômetro muito melhor do que o usado. Pense, faça as contas e veja se compensa.

E aí, as nossas dicas ajudaram? Mas, tão importante quanto levar em consideração todos esses prós e contras de carros novos e usados é fazer um seguro e proteger o seu bem.

Cote aqui na Minuto e receba diversos planos e preços adequados ao seu perfil das melhores seguradoras do mercado. É simples e rápido.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

2 comentários sobre “Carros novos e usados: conheça os prós e contras de cada um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *