Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

5 cuidados na hora de comprar carros seminovos

carros seminovosMesmo sendo cercado por cuidados e com ajuda de pessoas competentes, comprar carros seminovos exige muita atenção. Em grande parte dos casos, é bem complicado prever se o carro dará algum problema imediatamente ou se ele atenderá todas as necessidades a longo prazo.

Além disso, há outras armadilhas, como o financiamento, que pode tornar a compra muito mais problemática. Os bancos oferecem inúmeras facilidades, o que pode favorecer o endividamento dos compradores que não conseguem quitar as parcelas e precisam devolver o carro para a instituição.

No entanto, para diminuir os riscos, tanto mecânicos quanto financeiros, apresentamos 5 cuidados na hora de comprar carros seminovos. Nós já até demos dicas de conservação para veículos, caso queira aproveitar a compra e já ficar por dentro do que fazer.

Pense bem antes de fazer uma aquisição e leve todos os pontos abaixo em consideração:

Faça um test drive

Em geral, o test drive não é o procedimento que mais irá deixar a compra segura, mas certamente irá passar uma boa impressão do que você terá pela frente. Analise tudo o que puder enquanto dirige: barulhos estranhos, pedais, câmbio, aparência interna… Tudo isso precisava ser levado em consideração.

É importante transitar com o carro nos lugares que você está acostumado. Veja se ele cabe na vaga do prédio, se passa tranquilamente pela porta da garagem, além, é claro, se o veículo agrada a todos da família. A opinião é bem importante para a tomada de decisão.

Pesquise pelos desejados e pelos indesejados

Muitas pessoas, a princípio, querem escolher um carro por gosto pessoal, mas isso pode se tornar uma péssima opção futuramente. É sempre válido pensar na revenda. No Brasil, a preferência nacional gira em torno de carros pretos e brancos. Os carros seminovos com cores extravagantes, como o amarelo, verde ou algum tipo de roxo podem até ser bonitos, mas perdem o valor devido a baixa procura.

Os carros mais caros também perdem o valor com mais rapidez. Essa mesma regra vale para carros importados. Nem sempre há uma boa assistência para a manutenção deste tipo de veículo, deixando-a muito mais cara. Veículos de leilão, de locadoras ou que tenham passado por graves acidentes também não são preferências. Nesses casos, se houver realmente um grande interesse, exija um bom desconto.

Compre carros de amigos ou familiares, se possível

Isso é uma das melhores formas de garantia. Você sabe como a pessoa cuida do carro, qual a procedência e, em caso de problemas, você terá facilidade para recorrer. Os carros seminovos vindos de conhecidos ajudam bastante na negociação. Talvez você encontre dificuldades para encontrar o modelo ideal, mas a espera vale a pena.

Outra opção é comprar de concessionárias. Os carros seminovos nesses lugares podem ser mais caros, mas contam com garantia e a certeza do veículo em bom estado. As concessionárias, normalmente, carregam o nome da montadora. E ninguém quer ter uma reputação abalada por conta de uma venda ruim, não é mesmo?

Verifique o melhor tipo de crédito

Como dissemos no começo, os bancos estão apresentando muitas facilidades na hora do empréstimo pessoal ou créditos para aquisição de carros seminovos. Mas, não é por conta dessas facilidades que o consumidor deve se endividar até dizer chega. Acredite: os prazos para pagamento podem chegar até a 80 meses. Imagine só terminar de pagar em seis anos e meio um carro usado? Com os juros pagos nesse período você poderia adquirir, provavelmente, dois carros zero quilômetro.

Especialistas dizem que nenhum bem deve ser pago num tempo maior que a sua utilização.

Num primeiro instante os juros podem parecer baixos e aceitáveis, mas quando adicionados a encargos, como taxa de cadastro, seguro, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), serviço de despachante e registro no Detran, que são apenas alguns deles, o valor dispara. Avalie o preço total e veja se realmente compensa.

Analise o estado de conservação

Pode parecer que não, mas a aparência do carro conta tanto, ou mais, do que a sua parte mecânica. Ninguém quer um carro cheio de riscos, com o estofado furado, os pneus carecas, os vidros elétricos não funcionando direito… É normal que os carros seminovos comecem a dar problema, mas é essencial que os donos façam as manutenções necessárias.

Olhar o manual do proprietário é uma ótima dica, pois lá irão constar todas as revisões feitas na concessionária. Confira também se o carro conta com todos os itens de segurança, como triângulo, macaco, estepe, chave de roda, extintor… Um dono zeloso nunca deixaria um desses itens faltando ou em péssimo estado de conservação.

Faça um seguro para o seu carro

O maior cuidado que você pode ter com os carros seminovos é colocá-los no seguro. Aqui na Minuto você faz a sua cotação em pouco tempo. É simples e rápido e os valores de diversas seguradoras são repassados por e-mail juntamente com as melhores condições, preços e planos, de acordo com a sua necessidade. Acesse esse link e faça já a sua!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS