1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

10 carros mais roubados no Brasil em 2022: veja quais os mais visados

Quer saber quais são os carros mais roubados do Brasil? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra uma lista dos veículos mais visados para roubos.

Este conteúdo irá te mostrar isso e também comentar quais são as zonas e horários mais propícios para acontecer um roubo, para que você possa tomar ainda mais ciência a respeito de como proteger o seu automóvel e sua família.

O IVR (Índice de Veículos Roubados) é um estudo realizado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que analisa apenas carros que possuem seguro. Juntamente com os dados das Secretarias de Segurança Pública, é possível ter um panorama de quais carros, de períodos em períodos, estão sofrendo mais roubos.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Aproveite e saiba por que também é importante ter um seguro.

Os 10 carros mais roubados no Brasil

Para começar, vamos entender quais foram os 10 carros apontados como os mais roubados em 2021. Isso porque, embora alguns modelos sejam conhecidos por serem sempre mais visados, esse índice também pode mudar um pouco de ano para ano.

Entre os carros mais roubados, encontram-se os seguintes:

  • Peugeot 307
  • Fiat Siena 1.0
  • Fiat Mobi
  • Fiat Bravo
  • Captiva (Chevrolet)
  • Amarok (Volkswagen)
  • Fiat Palio Weekend
  • Fiat Linea
  • Mercedes-Benz Sprinter
  • Renault Master 

O Ford Ka, o Onix e o Sandero, aliás, também foram apontados como os carros populares mais roubados em 2021, isso de acordo com estudo da Carsystem, durante o primeiro semestre. 

Quais foram os carros mais roubados em São Paulo? 

Esse índice acima se refere aos carros mais roubados em nível geral, mas falando especificamente de São Paulo, a atividade tem algumas diferenças. É importante lembrar, contudo, que algumas regiões podem apresentar maior índice de perigo.

De acordo com informações divulgadas a respeito de um levantamento da Ituran Brasil, tendo como base dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, há indicação de que o índice de roubos e furtos nesse estado subiu 9% em relação ao mesmo período de 2020%.

Infelizmente, portanto, a realidade de roubos é evidente e cada vez mais preocupante, embora não somente em um estado do Brasil. Ela segue crescendo e por isso é preciso sempre se proteger o máximo possível.

Agora, entre os principais carros mais roubados em São Paulo, estão:

  • Volkswagen Gol
  • Fiat Uno
  • Chevrolet Onix
  • Fiat Palio
  • Chevrolet Corsa
  • Ford Ka
  • HB20
  • Fiat Mobi
  • Volkswagen Fox
  • Chevrolet Prisma

O Palio, aliás, é historicamente apontado como um dos carros mais roubados em SP. Dessa vez, ainda que apareça em quarto lugar, continua entre os 5 primeiros mais visados para roubo no estado.

Há pouco tempo, ele liderava a “preferência”, ao lado de veículos como o Gol (dessa vez liderando o ranking), Siena, Fox, Corsa, Celta e Uno.

Quais horários mais ocorrem roubos e furtos? 

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, baseado em informações das secretarias de segurança pública, traz informações sobre os índices de violência. Nele, embora tenha sido constatada redução de 27,6% no roubo de veículos em alguns estados do Nordeste, ainda são latentes a ocorrência de sinistros desse tipo no país – e em São Paulo ainda mais.

A cidade de São Paulo lidera o número de roubos. Entre os horários mais propícios para furtos e roubos, segundo os relatos de acionamento do estudo da CarSystem, foram entre 19h e 22h. 

Ou seja, dependendo do que tem a fazer em determinados horários, é bom escolher os períodos menos arriscados para sair. Da mesma forma, verifique o local onde você estaciona e ruas que você frequenta. Esteja atento à iluminação e também aos itens de segurança de seu veículo.

Vale lembrar ainda que há diferença entre furto e roubo. Um envolve ameaça e outro não. Mas os dois casos precisam ser evitados ao máximo. Então, preste sempre bastante atenção para não facilitar nenhuma ação, violenta ou não (como esquecer o carro aberto). Um seguro, inclusive, pode te ajudar muito a ficar tranquilo, como você verá adiante.

A importância de um seguro de carro 

Por fim, mais importante ainda que saber quais foram os carros mais roubados é compreender a relevância de proteger o seu bem. É claro que ninguém quer passar por uma situação difícil, mas sempre é possível ter mais tranquilidade com planejamento.

É por isso que existe o seguro de carro, um investimento que vale a pena em relação ao valor do veículo. Em caso de roubo, sem ele, o prejuízo financeiro para a família é muito grande. Muitas vezes não há como repor o bem.

Além disso, no caso de acidentes ou danos, desembolsar o valor do conserto por conta própria pode não ser fácil. Com o seguro, há a oportunidade de acionar a franquia e conseguir arcar com as despesas mais tranquilamente, além de poder dar assistência a terceiros.

Veja mais sobre os benefícios:

Proteção para toda a família

Ter um seguro não é só uma proteção para a família no sentido de resguardar os bens que muitas vezes foram adquiridos com tanto esforço (como o veículo, no caso), mas também diminui as chances de reação em momentos de assalto ou perigo.

Mesmo que o veículo seja levado, a família, além do susto, não terá a preocupação de não recuperar esse automóvel, uma vez que o índice de roubos é muito alto no Brasil.

Assim, ao ser abordado, tendo seguro você fica muito mais tranquilo, sem oferecer qualquer resistência e resguardando a vida de todos.

Possibilidade de ter serviços adicionais 

Outros benefícios podem ser usufruídos com um seguro. Fora a grande importância de proteger contra perda, o seguro pode dar assistência em momentos essenciais, nos quais a pessoa estaria totalmente desassistida.

Imagine uma ocorrência no meio da madrugada. Sem o seguro, a pessoa teria que resolver tudo sozinha ou se sentiria desamparada.

Porém, com a cobertura do seguro, uma gama de serviços costuma estar disponível, como a assistência 24h. O carro reserva também é outro serviço possível, que pode fazer muita diferença em casos de roubo, em que é necessário esperar para receber a indenização e poder comprar outro.

Menor risco de exposição

Pense em uma situação na qual os pneus do carro furam e você fica parado em meio a uma rodovia, tarde da noite. Ou então, algum componente dá problema e você está longe de casa, em local mal iluminado e com dificuldades em achar um mecânico.

Ter um seguro é muito mais fácil nessas horas, pois acionando a assistência, você não só resolve, como também se expõe menos. Ficando menos tempo parado aguardando o socorro te faz menos vulnerável as abordagens e eventuais sinistros.

Por isso, com um seguro você nunca está sozinho e sempre pode encontrar mais proteção.

Conseguiu entender quais foram os carros mais roubados em 2021 e por que é importante proteger o seu veículo? Que tal começar a cotar seu seguro agora e conhecer as soluções da Minuto Seguros?

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação de seguro auto com a Minutos Seguros ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores e receba cotações em 16 seguradoras.

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile