1. Home
  2. »
  3. Carro

7 carros automáticos mais vendidos no Brasil em 2022

Nos últimos anos, o câmbio automático, que antes era considerado item de luxo, passou a fazer parte de muitos veículos — incluindo modelos de entrada. Com o aumento da procura por carros automáticos, surgiu também um crescimento em relação às dúvidas sobre esse tipo de mecânica.

Afinal, quais são as vantagens e que modelos mais vendem no Brasil? Para responder a essas questões, preparamos um conteúdo especial repleto de dicas importantes. Continue a leitura e saiba mais sobre os carros sem embreagem!

Quais as principais vantagens dos carros automáticos?

Por se tratar de um item no qual oferece ao condutor maior segurança e comodidade ao conduzir os veículos, carros automáticos proporcionam inúmeros benefícios. Sendo os principais:

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Mais conforto ao dirigir

Como o condutor não precisa utilizar a embreagem para fazer a troca de marchas, o esforço ao dirigir é bem menor, sobretudo no trânsito sobrecarregado dos grandes centros.

Maior durabilidade do câmbio

Por se tratar de um equipamento cuja construção foi pensada para proporcionar maior eficiência, os componentes utilizados permitem que o câmbio sofra pequenos desgastes ao longo do tempo, o que, por sua vez, aumenta a sua vida útil. 

Em média, o tempo de uso é de 100 mil km rodados — podendo se estender, conforme a realização, em dia, das manutenções programadas.

Baixa manutenção

Se comparado aos veículos de câmbio manual, os carros automáticos também exigem menor manutenção, porque o sistema dispensa o uso da embreagem, componente que, quando operado de maneira inadequada, pode gerar problemas críticos. 

Qual é o carro automático mais vendido no Brasil?

Raridade nas estradas brasileiras até pouco tempo, os câmbios automáticos vêm cada vez mais ganhando a atenção dos motoristas. Com isso, aumentou, consideravelmente, a demanda por esse tipo de veículo, especialmente pela disponibilização do equipamento em carros mais populares e confiáveis.

Abaixo, confira o ranking com alguns dos modelos mais comercializados no país:

1. Jeep Renegade

Modelo de câmbio automático com 73.913 unidades vendidas em 2021, o Jeep Renegade lidera, em número de unidades comercializadas, a lista de carros automáticos no país.

2. Hyundai HB20

Um dos sedãs automáticos mais populares do país, o Hyundai HB20 também conta com uma excelente transmissão. Em 2020, os apaixonados por carros sem o pedal de embreagem somaram 23.383 unidades vendidas deste modelo no país.

3. Fiat Toro

Lançada em 2016, a Toro é uma das campeãs de vendas da Fiat no Brasil. Considerando apenas os modelos nas versões automáticas, foram 50.570 unidades vendidas em 2020, o que fez deste o quarto entre os modelos de carros automáticos mais vendidos naquele ano.

4. Jeep Compass

Se comparado ao número de vendas em 2020, quando 52.966 unidades foram vendidas no Brasil, em 2021 o Jeep Compass apresentou um desempenho cerca de 33% melhor, já que 70.906 unidades foram vendidas neste período.

5. Volkswagen T-Cross

Líder de vendas no segmento de carros automáticos no Brasil em 2020, o VW T-Cross perdeu algumas posições em 2021, embora tenha aumentado o número de vendas — saindo de 59.859 (2020) para 62.278 (2021).

6. Hyundai Creta

Considerando os emplacamentos do Hyundai Creta câmbio automático em 2021, cerca de 64 mil unidades foram vendidas durante o ano,  um aumento significativo do ano anterior, no qual apenas 46.104 unidades deste modelo saíram das fábricas.

Vale a pena contratar seguro para carros com câmbio automático?

Se por um lado os veículos de transmissão automática se tornaram mais populares no Brasil, especialmente em razão da facilidade e comodidade na hora de dirigir por muitas horas, por outro, esses modelos demandam atenção quando o assunto é a cobertura de seguro auto.

Em linhas gerais, isso ocorre porque o câmbio automático é um dispositivo cuja mão de obra especializada torna onerosa a realização de quaisquer reparos. Somado a isso, eventuais consertos não estão inclusos na lista de cobertura das seguradoras — pelo menos não apenas para corrigir problemas no câmbio.

No entanto, diferentemente do que algumas pessoas imaginam, em caso de sinistro provocado por acidentes, o seguro poderá cobrir todo o custo com os reparos necessários, incluindo a transmissão automática, caso esta seja danificada na ocorrência.

Portanto, vale muito a pena contar com a cobertura de um seguro auto. Afinal, em caso de acidentes, se não tiver a proteção veicular, fatalmente poderá desembolsar um grande investimento para corrigir os problemas no câmbio. 

Agora você já conhece os principais modelos de carros com câmbio automático vendidos no Brasil, o que acha de fazer um seguro para garantir a proteção do seu veículo em caso de eventualidades? Para saber mais, solicite uma cotação gratuita com a Minuto Seguros agora mesmo!

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.