Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Conheça as luzes do painel do carro

Você sabe dizer o que significam todas as luzes do painel do seu carro? Algumas, certamente são bem simples por estarmos acostumados ver acesas, mas têm algumas que aparecem esporadicamente e que fazem a dúvida rondar sobre as cabeças, afinal, pra quê tanta luz assim? Acredite: todas elas são extremamente úteis e podem ajudá-lo em situações nas quais o carro não acusa nada, a não ser esse sinal de alerta.

Por isso, é muito importante conhecê-las e saber exatamente o que o carro está informando, seja lá um motor quente, falta de água no radiador, um freio de mão que não foi abaixado por completo, etc.

Luzes de emergência (vermelhas)

Airbag

airbag

Se essa luz estiver acessa significa que foi detectado um problema no sistema de airbag e ele poderá não funcionar em caso de acidente. Por isso, vá o quanto antes para uma oficina autorizada resolver essa questão. Essa luz pode ser amarela em alguns carros.

Bateria

bateria

Essa luz acesa pode significar algum problema na própria bateria, no alternador, na correia ou no circuito de carga. Essa luz deve acender no momento da ignição e apagar completamente quando o carro estiver ligado.

Temperatura do líquido de arrefecimento

temp

Neste caso, o problema pode ser um pouco mais sério. Pode apontar um possível superaquecimento do motor ou que isto está breve de acontecer. Pode indicar que há falta de água, falha no sistema de ventilação ou em sensores.

Pressão do óleo do motor

pres

Outro ícone que é mais comum de aparecer nos carros. Ele avisa que a pressão do óleo do motor está abaixo no mínimo necessário. Essas quedas se dão por panes na bomba ou na válvula de alivio do sistema, folgas excessivas nos mancais ou o motor superaquecido.

Fluido de freio baixo ou freio de estacionamento

fl

Essa luz aqui é bem comum de ser vista. Ela vai acender quando o fluido do freio atingir o mínimo necessário para segurança ou quando o freio está acionado.

Luzes de advertência (amarelas)

Injeção eletrônica

inj

Essa luz acende no momento da ignição, mas deve apagar logo em seguida. Caso ela esteja acendendo com frequência pode significar problemas no injetor ou no catalisador, causando consumo excessivo de combustível  ou falhas na próxima ignição.

Pré-aquecimento das velas

pre

Em alguns carros flex mais modernos e que não precisam do tanquinho de combustível, essa luz acende para avisar que o sistema entrou em funcionamento para aquecer o etanol antes de injetar no cilindro. Já em carros que possuam o reservatório de gasolina, significa que o combustível está sendo usado.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS