Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

8 leis de trânsito que você nunca tinha ouvido falar

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) tem muito mais peculiaridades do que você imagina. Por isso, pode ocasionar diversas multas sem que o motorista ao menos saiba do que se trata. Há diversas leis de trânsito desconhecidas e que passam despercebidas pela maioria, principalmente pela falta do amplo conhecimento da legislação e do preparo ruim nos CFCs (Centro de Formação de Condutores).

leis de trânsito

Ultimamente, trabalhamos alguns textos com o intuito de alertar os motoristas sobre potenciais mudanças no CTB, como o aumento do valor das multas e informações relevantes sobre as infrações e leis de trânsito que toda pessoa habilitada precisa saber. Recorrer a multas, por exemplo, é algo que desmistificamos aqui. Mas, agora é o momento de falar sobre as leis desconhecidas.

Isso vai ajudar você a conduzir o veículo com mais segurança sem infringir leis de trânsito e receber uma multa inesperada sem saber o porquê.

É proibido dirigir o carro com objetos no colo

Você que tem o hábito de deixar o celular entre as pernas ou mesmo bolsas, casacos, mochilas, garrafas de água ou qualquer outro item: saiba que isso é passível de multa, configurando uma infração média e 4 pontos na carteira.

Portanto, fique atento: não ande com nada entre as pernas, muito menos no colo.

É proibido andar com o braço para fora do carro

Não é incomum ver motoristas guiando carros com o braço para fora. Isso também é proibido, menos em casos que o braço esteja sendo utilizado para fazer alguma sinalização, como em balizas. Mas, no resto do tempo, os dois braços precisam estar dentro do veículo e as mãos no volante.

É proibido andar com sacolas soltas no banco de trás

Saiu do mercado, fez apenas uma comprinha básica e colocou as sacolas no banco de trás? Mais uma irregularidade que você comete no dia a dia. Sacolas e qualquer outro tipo de carga devem estar no porta-malas.

A proibição se dá pelo fato de que em uma freada brusca elas podem colocar as pessoas do banco da frente em perigo.

É proibido dirigir com fones de ouvido

Outra infração costumeiramente cometida pelos motoristas. Se você não pode falar ao celular enquanto dirige, não tente encontrar outras maneiras de burlar a lei. Mesmo que você esteja ouvindo música, a proibição do fone de ouvido permanece.

O motivo é devido a audição do condutor ser abafada, comprometendo a sua atenção no trânsito. A multa se enquadra no mesmo artigo da utilização de aparelhos eletrônicos e, a desde novembro, elas são consideradas gravíssimas.

É proibido andar com o volume do som muito alto

A multa neste caso se enquadra na perturbação do sossego público e pode até render apreensão do veículo. O mais indicado é deixar o volume em um padrão aceitável, o suficiente para você ou quem estiver dentro do carro.

É proibido andar com o veículo muito devagar

Se andar muito rápido rende multa, andar muito devagar também. Há uma lei no CTB que considera infração média quem guia o carro em uma velocidade menor que a metade máxima permitida na via.

Portanto, fique de olho. Nem sempre trafegar muito devagar é sinônimo de segurança.

É proibido jogar água nos pedestres

Sobre isso já falamos neste texto aqui. Mas, vale sempre relembrar que passar por poças de água e molhar pedestres é proibido e pode render uma infração de 4 pontos na carteira. Além de tudo, convenhamos, essa atitude é totalmente desrespeitosa. Atente-se quando estiver chovendo!

É proibido deixar o carro sem combustível

Além de ser prejudicial deixá-lo constantemente na reserva, caso você tenha uma pane com o carro por falta de combustível também será multado e perderá 4 pontos na carteira.

E aí, conhecia todas essas infrações? Que tal cotar um seguro auto com a Minuto e evitar dores de cabeça? É rápido e descomplicado.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

10 Respotas para “8 leis de trânsito que você nunca tinha ouvido falar”

  1. Moises da Silva Filho

    muito comum ver certas pessoas dirigirem com seu cão no colo e ainda para se aparecerem ainda mais o animal vai com a cabeça pra fora do carro , total irresponsabilidade .

    Responder
  2. Sin-df

    Uma infração muito “grave” no meu modo de ver e que aqui na Ceilândia bairro de Brasília e costumeiro e muito comum é o condutor além de não parar na faixa agora aprenderam a ostilizar o pedestre que exige a parada. Eu sou motorista é bem sei que as vezes o pedestrechega derrepente a faixa é eu como pedestre costumo deixar passar aqueles carros que ali já estão proximos, mas o caso que me refiro não é este hoje mesmo aconteceu comigo o seguinte: dei sinal o carro estava longe mesmo assim ignorou e passou ostilizando e xingando ainda…e voltou na outra via ameaçando de novo!

    Responder
  3. Ricardo

    A lei de volume alto, só é válido para veículo parado, em movimento não, mas é válido abaixar qdo se tem uma blitz…palavras de um policial. Fui parado em uma blitz, por rotina e não som alto…apenas perguntei como funcionava a lei para sons.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Adriano, como vai? Não está previsto em lei que é proibido fazer uma chamada seja, no viva-voz do aparelho ou até no som automotivo ao mesmo tempo que conduz o automóvel.

      Responder
  4. Newton Barbosa

    Outra incongruência do CTB; Um anão pode tirar carteira e dirigir um carro adaptado à sua condição. A idade mínima para uma criança andar no banco da frente é de dez anos, ou no mínimo 1,50 m de altura. Dar carona a um amigo seu anão no banco da frente dá multa. Ele tem que ir no banco de trás, mesmo aos 50 anos. Dá pra entender????

    Responder
  5. CAIO

    É POSSIVEL UM VEICULO DE UM ORGAO PUBLICO QUE FISCALIZA O TRANSITO SER MULTADO? QUEM PODE FAZER ISSO? PODEMOS TIRAR FOTO E MANDAR PRA ONDE? VEJO MUITAS IRREGULARIDADES DESSES VEICULOS E SAO EXATAMENTE ELES QUE DEVERIAM DAR EXEMPLO.

    Responder
    • Minuto Seguros

      Oi, Caio, como vai? Sim, dependendo da situação, o veículo pode ser multado, sim, como qualquer outro veículo. Mas, como dissemos, isso depende da situação em que o carro se encontra. Quanto a mandar uma imagem para determinado órgão, a Minuto desconhece essa possibilidade. Se pudermos ajudar com outra coisa, fique à vontade para nos questionar.

      Responder

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS