Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Por que não andar com o carro na reserva?

 

carro na reservaSe você é daqueles motoristas que têm o hábito de abastecer o carro somente quando o sinal de aviso aparece, temos um recado: é melhor parar de fazer isso! Altamente prejudicial para o carro, ainda há grandes chances de ficar na mão com o veículo sem combustível. E isso é passível de multa, como pode ser conferido nesse link aqui.

Mas, voltando a falar dos riscos de andar com o carro na reserva, deve-se entender que o reservatório de combustível foi feito apenas para ser usado em casos emergenciais. As montadoras afirmam que a reserva não é um tanque extra, e sim, o mínimo necessário para acender o painel do carro, avisando a falta de gasolina, etanol ou diesel.

Quantos litros o carro tem quando está na reserva?

Isso é um pouco relativo e varia de carro para carro. Mas, em média, a reserva tem entre 5 a 8 litros. A maior parte dos veículos com motor 1.0 é 5 litros. Pensar que ainda tem combustível o suficiente para rodar alguns quilômetros pode resultar em pane seca e o problema da multa aparecer, como citamos acima.

Os danos causados por andar com o carro na reserva

E não pense que os problemas em andar com o tanque vazio acabaram por aqui. A bomba de combustível também sofre com esse hábito. Por estar localizada dentro do próprio tanque, ela utiliza o combustível para se refrigerar. Mas, se não há líquido para resfriar, a bomba pode sofrer superaquecimento.

Além disso, manter o tanque de combustível vazio constantemente atrai sujeiras para a bomba. Essa sujeira vai se depositando no fundo tanque por meio da decantação.  E aí começam os problemas. Essas partículas se misturam com o restante do líquido e podem ser enviadas ao motor, causando falhas e possíveis danos.

Uma dica é padronizar que o final do seu tanque é quando faltar 1/4. Faça o abastecimento neste nível e evite todas essas dores de cabeça.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS