Por que não andar com o carro na reserva?

Se você é daqueles motoristas que têm o hábito de abastecer o carro somente quando o sinal de aviso aparece, temos um recado: é melhor parar de fazer isso! Altamente prejudicial para o carro, ainda há grandes chances de ficar na mão com o veículo sem combustível. E isso é passível de multa, como pode ser conferido nesse link aqui.

carro na reserva

Mas, voltando a falar dos riscos de andar com o carro na reserva, deve-se entender que o reservatório de combustível foi feito apenas para ser usado em casos emergenciais. As montadoras afirmam que a reserva não é um tanque extra, e sim, o mínimo necessário para acender o painel do carro, avisando a falta de gasolina, etanol ou diesel.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quantos litros o carro tem quando está na reserva?

Isso é um pouco relativo e varia de carro para carro. Mas, em média, a reserva tem entre 5 a 8 litros. A maior parte dos veículos com motor 1.0 é 5 litros. Pensar que ainda tem combustível o suficiente para rodar alguns quilômetros pode resultar em pane seca e o problema da multa aparecer, como citamos acima.

Os danos causados por andar com o carro na reserva

E não pense que os problemas em andar com o tanque vazio acabaram por aqui. A bomba de combustível também sofre com esse hábito. Por estar localizada dentro do próprio tanque, ela utiliza o combustível para se refrigerar. Mas, se não há líquido para resfriar, a bomba pode sofrer superaquecimento.

Além disso, manter o tanque de combustível vazio constantemente atrai sujeiras para a bomba. Essa sujeira vai se depositando no fundo tanque por meio da decantação.  E aí começam os problemas. Essas partículas se misturam com o restante do líquido e podem ser enviadas ao motor, causando falhas e possíveis danos.

Uma dica é padronizar que o final do seu tanque é quando faltar 1/4. Faça o abastecimento neste nível e evite todas essas dores de cabeça.

15 comentários sobre “Por que não andar com o carro na reserva?

  1. Que bobagem! Sujeira por decantação. Isso só acontece quando o carro fica parado por muito tempo. Com o carro em movimento toda a sujeira está girando pelo tanque, portanto, em movimento e sendo sugada pela bomba. O importante é abastecer em posto de confiança e trocar periodicamente o filtro de combustível.

    1. Sebastião, como vai? Nosso intuito é informar todas as maneiras que podem trazer malefícios ao carro, independentemente de como. Mas, agradecemos a sua opinião e suas informações. Continue nos acompanhando.

    1. Oi, Romenigue, como vai? A bomba de combustível também sofre com esse hábito. Por estar localizada dentro do próprio tanque, ela utiliza o combustível para se refrigerar. Mas, se não há líquido para resfriar, a bomba pode sofrer superaquecimento. Além disso, manter o tanque de combustível vazio constantemente atrai sujeiras para a bomba. Essa sujeira vai se depositando no fundo tanque por meio da decantação. Essas partículas se misturam com o restante do líquido e podem ser enviadas ao motor, causando falhas e possíveis danos.

  2. Excelente e muito util a materia…mas fugindo um pouco do assunto e emendando a pergunta do colega acima; oque faz um veiculo incendiar se ?? Aconteceu com meu vizinho Gol G VI 1.6 2015 salvo engano pouco rodado..Nao o perguntei ainda qual foi o veredcto final da sua segurado ; mas enfim; oque pode ter acontecido ?? Tenho um Polo sedan 1.6 2011 e dps disso fiquei receioso acerca do assunto…obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *