1. Home
  2. »
  3. Carro

Carros por assinatura vieram para ficar?

Quer saber tudo sobre a carro por assinatura? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como funciona, preços, vantagens e desvantagens dessa nova forma de contratar um veículo.

Provavelmente você já ouviu falar em carro por assinatura, tendência que vem crescendo e se tornando cada vez mais popular. Tanto aqui no Brasil, quanto no exterior, tem se visto com mais frequência essa opção.

Um estudo da SimilarWeb, consultoria de inteligência de mercado, mostrou que em 2021 (entre janeiro e maio), as buscas por esse termo aumentaram na internet, sendo, no total, 91.500. Esse crescimento, em comparação a 2020, foi de 457,9%.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tal realidade mostra que muitas pessoas têm se interessado em saber mais sobre o assunto. Mas será que realmente compensa?

Quais são os prós e os contras dessa decisão? Confira a seguir.

O que é e como funciona o carro por assinatura

O serviço de carro por assinatura é uma maneira de contratar um veículo no modelo e condições que o consumidor escolher, pagando um valor mensal ou anual. 

Seu funcionamento é simples, sendo como assinar um plano de internet, só que no caso você terá um carro como serviço/produto. Esse carro não será seu, mas poderá ser utilizado pelo tempo que você pagar essa espécie de mensalidade para ter direito a ele.

Com a alta dos preços e a falta de insumos para produção de carros, em época de pandemia, muitas pessoas começaram a optar por essa possibilidade, com um plano de carro por assinatura, a pessoa não precisa dar entrada no financiamento de um veículo.

No entanto, nem tudo é tão descomplicado. Embora seja uma saída para quem não quer adquirir um carro no momento, se torna necessário avaliar a longo prazo se a alternativa compensa ou não para quem decide por ela. Vamos explicar melhor abaixo! 

Preços da assinatura

Os  preços aumentam de acordo com o modelo do carro, com o plano e franquia escolhidos. Segundo levantamento feito pela CNN, o custo da assinatura no Brasil varia entre  R$ 869/mês, preço do Renault Kwid com franquia de 500 quilômetros mensais e 20 meses de contrato e podem chegar até R$ 3.369/mês por um Corolla no pacote com 24 meses de contrato e 1.000 quilômetros de franquia mensal.

Lembre de pesquisar bem para encontrar um carro que caiba no seu orçamento.

Quais as vantagens

Ter um carro por assinatura está se tornando mais comum no país e no mundo por conta de alguns benefícios que oferece.

Cabe ressaltar que, muitas vezes, esses pontos positivos respondem bem a um momento que a pessoa esteja passando. Pode até ser que no futuro ela deseje ter seu carro próprio, mas há situações nas quais essa medida pode ser adequada ao período que ela passa.

Utilizar um veículo nessa modalidade é ter um serviço sob demanda, o que atrai alguns tipos de consumidores, que pensam na praticidade. Acompanhe para entender.

Desfrute um carro novinho em folha

Se você optar por um carro por assinatura, entre uma das primeiras vantagens estará desfrutar de um carro totalmente novo. O conforto e segurança proporcionados por um veículo assim são grandes atrativos. 

No dia a dia, dependendo do carro que se tem, problemas e impasses com direção, queima de junta de cabeçote ou até ar-condicionado podem aparecer e ninguém tem muita paciência ou tempo para lidar com esses contratempos. 

Só que estar atento e providenciar os consertos é necessário (lembrando que isso é muito mais fácil quando se tem assistência de um bom seguro).

Com o carro por assinatura, a preocupação com manutenção é menor e isso atrai especificamente quem busca praticidade.

Aprovação fácil e rápida

Em geral, contratar um carro por assinatura é simples e rápido.

Exige-se basicamente documentação como habilitação (CNH) e em alguns casos uma breve análise de renda. Por segurança, algumas empresas preferem que a mensalidade não ultrapasse 30% da renda da pessoa. Mas isso não é regra e tudo depende do que for negociado e de cada plano e caso.

A aprovação costuma ser rápida e para quem está com pressa de ter um veículo e também não quer comprar um de imediato, pode ver nesse caminho uma solução.

Sem dores de cabeça com a revenda

Outra preocupação das pessoas ao adquirir um carro pode ser a revenda depois. No momento de trocar, encontrar um bom comprador, conseguir negociar um preço justo e não perder dinheiro podem ser motivos de grande ansiedade para o dono.

Com o carro por assinatura, essa dor de cabeça não existe. Quando desejar trocar de veículo no uso, basta contratar outro plano. 

De toda forma, porém, vale ressaltar que adotar algumas medidas de proteção ao veículo é sempre aconselhado, como protegê-lo do sol, da chuva e granizo e evitar o abalroamento (batidas). Isso evita desgaste e conserva-o por muito mais tempo. Tal cautela é essencial para os carros contratados também.

Quais as desvantagens? 

Agora que você entendeu o que pode atrair consumidores para o mercado de carro por assinatura, vamos abordar quais são as desvantagens.

Explicar os dois é muito importante, pois somente assim é possível analisar caso a caso o que vale mais a pena.

Veja o que pode ser considerado fator negativo na escolha:

Modificações são proibidas

Quando a pessoa utiliza um carro por assinatura, não pode mudar nada nele. Se o indivíduo desejar mudar peças no motor ou na estrutura, está proibido.

Então quem deseja personalizar um veículo ou turbiná-lo, não irá conseguir. Tudo vem em contrato e o veículo precisa ser mantido e devolvido como foi pego.

Especialmente em situações nas quais a pessoa tem desejo de personalizar rodas e sistemas de som, esse pode ser um entrave. Em geral, o carro tende a cumprir o papel de funcionalidade.

Quem quiser customizar, além de observar a legislação e diretrizes do Detran, tem que consultar o contrato ou adquirir o seu próprio veículo.

Nada de emprestar para terceiros

Outro fator que pode colocar essa escolha em desvantagem é a impossibilidade de emprestar o carro a alguém. 

Quando se tem um veículo, é natural que exista a liberdade de eventualmente liberar as chaves para uma pessoa de confiança dirigi-lo. Ou, em casos mais específicos, contar com a proteção de um seguro para condutor adicional e assim ficar mais tranquilo.

Já com o carro por assinatura não é tão simples. 

Se não estiver expressamente prevista no contrato a existência de outros condutores, o que também pode impactar o valor, não é possível fazer isso. Então, no contrato, essas pessoas devem ser indicadas. E nem sempre é possível prever quem precisará usar nosso carro, não é mesmo?

O carro não é seu

Por último, mas de suma importância para refletir: um carro por assinatura não é seu, por mais que gere essa sensação.

Ele é um serviço que você paga para ter, mas não um investimento, nem um bem adquirido, o que a longo prazo ajuda a formar um patrimônio. Para algumas pessoas, o fato de ele não ser um bem vantajoso porque retira as responsabilidades com IPVA e licenciamento. Tudo isso já vem incluso no plano.

Só que, por outro lado, essa realidade se reflete em direitos. Por mais que se gaste com as mensalidades, o carro nunca será seu. Já em um financiamento, mesmo havendo juros, um dia ele se torna sua propriedade.    

Afinal, carro por assinatura vale a pena? 

Como pôde ser visto, a tendência de aumento do interesse por esse serviço também no Brasil tem sido vista com destaque.

Mas no fim das contas tudo depende. 

Após compreender esses prós e contras, a resposta para a pergunta sobre se vale a pena um carro por assinatura fica a critério de cada pessoa, conforme suas necessidades e expectativas.

Não há uma resposta definitiva, pois cada contexto, em particular, deve ser analisado para que se defina o que é melhor para cada caso. 

Dicas que podem ajudar na decisão

1- Verifique sua condição financeira no momento 

Optar por um carro por assinatura no momento pode ser bom do ponto de vista de quem não tem dinheiro para dar entrada em um veículo, mas em contrapartida exige uma certa estabilidade financeira para arcar com a mensalidade. 

Se o seu momento não for esse, juntar dinheiro e tentar adquirir seu próprio veículo no futuro pode ser a melhor opção.

2- Analise qual a sua necessidade e frequência de uso do carro

Pense em qual a frequência de uso do carro. 

Se for esporádica, pode não valer a pena ter um carro por assinatura, em que você paga pelo mês todo. Nesse caso, alugar um carro de vez em quando ou ter seu próprio veículo pode compensar mais.

Além disso, entenda se, no dia a dia, você vai precisar deixar que terceiros dirijam o carro.

3- Imagine seus planos a longo prazo

Analise: você está usando o carro para cobrir uma necessidade momentânea, como um trabalho temporário? Ou pretende ter o carro para uso contínuo?

Imagine o que deseja a longo prazo para entender se vale mais a pena assinar agora ou pagar um carro que será seu no futuro.

4-Entenda suas particularidades e gostos

Analise seu perfil e identifique se você é indiferente a alguns detalhes do veículo ou se gostaria de ter nele o seu próprio estilo. Se personalização for importante para você, um carro por assinatura pode não te atender satisfatoriamente.

5- Faça as contas

Para estabelecer uma boa relação custo x benefício, veja o quanto pode e está disposto a investir em um serviço ou um veículo próprio. Isso também vai depender do padrão de vida de cada pessoa.

Conseguiu entender melhor os prós e os contras de um carro por assinatura? Conheça outros conteúdos informativos no blog da Minuto Seguros e aproveite para entender mais sobre os principais cuidados com o carro, que você deve ter, sendo ele seu ou não!

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile