O mercado automotivo vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, assim, os veículos ganham a inclusão de novos acessórios e atrativos. Hoje em dia, algo desejado pela maioria dos motoristas é a central multimídia, um acessório que possui diversas funções, como rádio, MP3, bluetooth, GPS integrado etc e que em alguns modelos, aposentou o uso de botões nos painéis e colocou uma tela digital touch screen no lugar.
A central multimídia não é novidade no mundo automobilístico. No continente europeu, por exemplo, já existe há muito tempo em diversas categorias de automóveis. Mas, no Brasil, só era encontrada em veículos de alto padrão.
O primeiro carro popular a trazer a tecnologia como recurso em seu interior foi o Onix, da Chevrolet, há cinco anos. O lançamento da versão com o acessório foi tão grande que, desde então, o Onix vem liderando o ranking de veículos mais vendidos no Brasil, segundo a Fenabrave.
Com isso, logo outros veículos concorrentes, da mesma categoria, como o HB20, Renault Sandero e o Ford Ka, passaram a implementar o acessório. A evolução fez com que a maioria dos automóveis lançados possuam a central multimídia, pelo menos em uma versão, mesmo que a topo de linha.
Inicialmente, os carros vinham apenas com a central multimídia em uma tela que ainda era operada por meio de botões físicos. Ela, geralmente, indicava a temperatura do ar condicionado, telefonia, sistema de som e rádio. Com a evolução, se tornaram touch para que fosse possível controlar as funções facilmente. Atualmente, algumas possuem espelhamento de tela de celulares e sistema de navegação de GPS e podem ser controladas por botões no volante.
Outros recursos interessantes colocados nas telas são as assistências de manobras para estacionar, exibição do vídeo da câmera de ré e também do retrovisor em alguns veículos lançados recentemente. Isso ajuda a evitar acidentes e colisões, aumentando a segurança na condução.
Falando em segurança, o seguro auto é um produto que protege você em casos de imprevistos com o automóvel. Mesmo com a ajuda de sensores e tecnologia, os acidentes e roubos ainda são recorrentes no trânsito do Brasil. Por isso, não deixe de cotar o seu seguro com a gente da Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano adequado para o seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.
E a central multimídia, por mais que pareça um item caro, tornou-se acessível nos modelos mais básicos e preparamos uma lista com os carros mais baratos com o acessório no mercado automotivo brasileiro.
Lista de veículos mais baratos com central multimídia
Renault Kwid Intense com Media Nav – R$ 40.490
O Renault Kwid, lançado no final do ano passado, mantém um número de vendas confortáveis no mercado automotivo desde então, mesmo com dois aumentos consecutivos no preço. Atualmente é um dos carros mais baratos zero quilômetro que venha com a central multimídia já incluída de fábrica.
Media Nav, como é chamada a central multimídia da francesa Renault, vem instalada somente na versão topo de linha do modelo. Tem sete polegadas, touch screen e é capaz de exibir a navegação de GPS em 2D e 3D, configurar o sistema streaming de áudio e conexão Bluetooth, Eco Coaching e Eco Scoring, entre outras funções.
O valor desse modelo com a central multimídia é R$ 40.990.
Hyundai HB20 Comfort com blueMedia – R$ 44.850
O HB20, modelo de entrada da montadora Hyundai, é o segundo veículo mais vendido do Brasil desde o ano passado, quando vem ganhando a briga com o Ford Ka.
A sua central multimídia chama-se BlueMedia e é um opcional entre as versões do automóvel, podendo ser incluída desde a versão de entrada do veículo. Também com uma tela de sete polegadas touch screen, tem um visual e característica próprias. Possui funções diferentes como a de controlar alguns comandos no volante e é compatível com os sistemas Apple CarPlay, Google Android Auto e espelhamento CarLink.
Volkswagen Gol com Composition Touch – R$ 44.864
Outro automóvel muito conhecido entre os motoristas brasileiros, afinal, são 38 anos de história desde o lançamento no mercado automotivo. Vale falar que em 27 desses, o Gol liderou a venda de veículos no país. Hoje, está na sua 7ª geração e ainda ocupa umas das posições dos carros mais vendidos do Brasil.
O serviço que opera a sua central multimídia é o Composition Touch, próprio da linha da Volkswagen, e acompanha algumas versões do Gol. A tela possui um pouco mais de seis polegadas e é touch screen. É equipado com o App-Connect, e com as plataformas MirroLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
COTE SEGURO PARA VOlKSWAGEN GOL
Chevrolet Onix LT com My Link– R$ 48.090
Por ser o primeiro veículo dessa categoria a possuir o acessório, ele ditou por alguns anos os padrões do mercado e a sua central multimídia serviu de referência para os outros concorrentes.
Também conta com um tela de sete polegadas touch screen, assim como seu concorrentes. É compatível com o Apple CarPlay e com o Google Android Auto para fazer espelhamento com os smartphones. Possui comando de voz e de volante, mas, algo que o faz ficar para trás dos demais concorrentes é a ausência de um sistema de GPS.
COTE SEGURO PARA CHEVROLET ONIX
Renault Sandero com Nav Media– R$ 48.340
O Renault Sandero é a segunda opção no quesito de menor preço da montadora francesa. O seu sistema de central multimídia é o mesmo do primeiro carro da lista, o Kwid. Está disponível a partir da versão mediana do automóvel, a Expression.
Em algumas versões, a central é cobrada a parte como opcional por R$1.300 até R$2.500 e possui uma tela touch screen de sete polegadas. E pode ficar melhor: caso o comprador opte pelo pacote Techno Pack, com GPS e sensor de estacionamento traseiro.
COTE SEGURO PARA RENAULT SANDERO
Fiat Argo Drive com Kit Multimedia – R$ 49.100
E para encerrar a nossa lista, o Fiat Argo surpreende com a sua central multimídia para veículos até R$100 mil e mostra-se melhor em seus recursos para determinados gostos de motoristas.
O sistema padrão de central multimídia da Fiat é o Uconnect que é incluído no opcional do kit multimídia saindo por R$1.990 das concessionárias. A tela possui sete polegadas, é touch screen e tem funções rápidas nas atividades do acessório. É compatível com os celulares pelo Apple CarPlay e o Gooogle Android.
[addtoany]