1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Vigência do seguro auto: o que é e como funciona?

Muitas dúvidas podem surgir ao procurar por um seguro para o veículo. Isso ocorre principalmente pelo produto em si possuir bastante particularidades e detalhes minuciosos. Uma destas questões está relacionada à vigência do seguro auto, um fator na apólice que muitos motoristas não sabem o que é e como funciona. Por isso, fizemos este conteúdo para esclarecer o assunto.

vigência do seguro auto

A vigência do seguro auto está relacionada com os períodos de início e fim da proteção contratada. Ou seja, a partir do início da vigência, o segurado terá cobertura da seguradora de acordo com sua apólice e, a partir da data final da vigência, não terá mais proteção alguma.

Contratação do seguro auto

Antes de continuarmos com o assunto, é importante saber que a Minuto Seguros é a maior corretora online do país e conta com as melhores seguradoras do mercado para encontrar o plano ideal para o seu perfil.

Para fazer uma cotação, basta preencher o formulário em nosso site clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora que já fez sua cotação, veja mais informações sobre a vigência do seguro auto e entenda como funciona o período de proteção pelas seguradoras.

Qual o tempo de duração da vigência do seguro auto?

vigência do seguro auto - Tempo de duração da vigência do seguro auto?

Em primeiro lugar e mais importante, é essencial que o segurado saiba qual o tempo de duração de uma vigência do seguro auto. Afinal, isso corresponde ao período de proteção que o veículo terá junto à seguradora.

Geralmente, as seguradoras oferecem o contrato com o período de um ano de proteção. Porém, ainda existem outras opções no mercado.

Por exemplo, há contratos que estendem-se por dois anos de proteção, o que pode ser vantajoso para os motoristas que não costumam trocar de automóvel com tanta frequência. Além desse, dependendo da companhia, há como contratar o seguro por apenas um ou seis meses de duração.

Quando o seguro passa a valer?

Quando o seguro passa a valer?

Outra dúvida comum dos proprietários é em relação à data inicial da vigência. Afinal, após realizar a cotação, em quanto tempo o automóvel estará protegido?

A vigência do seguro auto, normalmente, é válida após a aprovação da vistoria por parte da seguradora. Isso ocorre porque, dependendo de qualquer irregularidade como uma manutenção ou documentação inadequada, a apólice pode ser negada.

Mas é interessante saber que, nesse período entre a avaliação da proposta e o início da vigência do seguro auto, a companhia pode oferecer uma proteção temporária ao motorista, que pode chegar até 15 dias de proteção. No entanto, é realizada uma cobrança adicional ao segurado que é equivalente ao período dessa proteção provisória.

O seguro pode ser cancelado pela seguradora ou pelo segurado?

vigência do seguro auto

Embora exista um período de vigência do seguro auto, isso não significa que ela não possa mudar ao longo do contrato. O seguro, na verdade, pode ser cancelado ou endossado antes do prazo tanto pela seguradora quanto pelo segurado.

Por exemplo, se o proprietário for inadimplente por um determinado número de meses, a seguradora pode cancelar a apólice.

Além disso, o cancelamento também pode ocorrer caso a seguradora identifique que o automóvel assegurado está sendo utilizado por motoristas diferentes daqueles do contrato e isso não tenha sido especificado na apólice, por exemplo.

Vale lembrar que, caso haja o cancelamento do produto, o segurador deve ser restituído com parte do pagamento. Esse recebimento do dinheiro está baseado no tempo da Tabela de Curto Prazo, que já está especificado na apólice.

Pronto, agora você já sabe como funciona a vigência do seguro auto. Se houver dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *