Tipos de insulfilm: veja quais são, suas cores e qual o melhor

insulfilm retirado de carro

Quer entender quais tipos de insulfilm? Então você está no lugar certo. Veja ois tipos e tonalidades de insulfilm, suas vantagens e outras dicas importantes para sua utilização.

Você conhece os diferentes tipos de insulfilm disponíveis no mercado? A aplicação de películas para vidros de carros é uma alternativa que diversos motoristas adotam para garantir mais privacidade, segurança e conforto na estrada. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Contudo, sua escolha precisa ser bastante criteriosa. Afinal, mais que garantir um produto alinhado às suas necessidades, é preciso ater-se aos modelos permitidos pela legislação, às suas respectivas intensidades e às particularidades de sua aplicação.

Tipos de insulfilm permitidos pela lei

Comprei meu carro, agora é só escolher qual insulfilm colocar nos vidros, certo? Errado! Antes de tudo, você precisa saber quais tipos de película automotiva são liberados pela lei. 

Limite máximo de insulfilm

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de insulfilm para carros permitidos pela legislação e seus respectivos níveis de luminosidade, confira uma lista completa sobre os limites nos demais vidros:

  • Vidros dianteiros: como citamos, as películas incolores devem ser de 75%. Já as outras cores de insulfilm podem ser de até 70%;
  • Janelas do motorista e carona: para proteger quem está na parte da frente contra os raios do sol, é permitido usar os tipos de película para carros de até 70%;
  • Janelas e vidros traseiros: por fim, tanto as janelas dos caronas de trás quanto o vidro traseiro podem ter insulfilm de carro de até 28%. 

Apesar das restrições, os diferentes modelos de insulfilm estão entre os acessórios de carro mais utilizados pelos motoristas. No próximo item, apresentamos os principais motivos que justificam tamanha popularidade. 

Se ainda tem dúvidas, veja nosso guai completo sobre qual o limite de insulfilm permitido por lei.

Quais as vantagens da película automotiva? 

Investir nos melhores tipos de insulfilm pode agregar alguns benefícios importantes. As vantagens são válidas tanto para você enquanto dirige quanto para a preservação do seu próprio veículo. Conheça as principais:

Aumenta a privacidade

A aplicação de películas para carros atende a diferentes finalidades. Uma delas é a privacidade, pois dificulta que a parte interna do veículo seja vista pelo lado de fora. Motivo que também gera maior sensação de segurança. 

Proteção contra raios UV

Os raios UV podem ser prejudiciais para a saúde e ainda causar danos ao interior do veículo. Entre os principais problemas está o ressecamento do painel e a descoloração do estofado. O insulfilm minimiza os raios do sol em até 70%, protegendo o carro e seus passageiros. 

Controla a luminosidade

Com os tipos de insulfilm certos, você mantém os níveis de luminosidade adequados no automóvel. Isso é importante para que o condutor enxergue melhor e tenha mais conforto na estrada. Inclusive, com menos fadiga nos olhos, previne-se até danos à visão. 

Aumenta a resistência dos vidros

Uma vez que a película permanece fixada no vidro, ela também acaba favorecendo a sua resistência. Na verdade, a grande vantagem nesse sentido é que o insulfilm previne estilhaços no caso de colisões. 

Quais são os tipos de insulfilm?

Ainda está se perguntando qual o melhor insulfilm automotivo para as suas necessidades? Abaixo, listamos alguns dos principais tipos. Veja qual é a característica de cada um, suas principais finalidades e qual mais se adapta ao que você deseja.

Película básica  

Um dos tipos de insulfilm mais comuns é a película básica. No quesito qualidade, ela é simples e não muito espessa. Existem opções com diferentes níveis de transparência, desde 5% até 35%.  

Película avançada

Uma das principais diferenças da película avançada em relação à básica é relacionada à temperatura. Além de ter qualidade superior, a avançada também evita que o interior do veículo absorva muito calor. Sua proteção contra os raios ultravioleta, que podem prejudicar a pele e partes do veículo, também é uma vantagem. Sua transparência fica entre 5% e 50%.

Película de segurança

Suas características são semelhantes às da película básica, incluindo o nível de transparência, que varia entre 5% e 35%. No entanto, o grande diferencial está na sua maior espessura. Ela aumenta a segurança de quem está no interior do veículo por tornar o vidro mais resistente a impactos. Dessa forma, ela evita que boa parte dos estilhaços atinja as pessoas.  

Fique atento: alguns fabricantes chamam a película de segurança de semiblindada. Isso é um erro, pois ela não faz a função de blindagem. É apenas mais resistente do que outros modelos.

Película de para-brisa  

Como se trata do vidro mais importante do veículo no que diz respeito à visibilidade, o para-brisa demanda uma película da mais alta qualidade. Como a lei exige, seu nível de transmissão luminosa mínimo é de 75%. Além disso, ela possui tecnologia diferenciada que bloqueia os raios ultravioleta e deixa o interior do carro com uma temperatura amena.

Tire suas dúvidas sobre os tipos de insulfilm

Depois de conhecer quais os tipos de insulfilm para carros mais populares do mercado, confira as respostas para as principais dúvidas sobre os tipos de insulfilm. 

O que significa o G da película?

Muito foi falado sobre os níveis de transparência das películas para vidros de carros. Na hora de adquirir o seu modelo, saiba que essa característica é representada pela letra G na embalagem do produto. 

Dos modelos mais comuns, o G5 se refere aos tipos de insulfilm com 5% de visibilidade, enquanto o G20 diz respeito aos de 20%, e assim por diante. G4 é para 40%, G50 é de 50% e G70 é para 70% de transparência. 

Fique muito atento a essa questão. As películas mais populares não atendem aos requisitos mínimos exigidos. A G5, por exemplo, não é segura. Muito comum entre os veículos, a G20, também está fora da lei.

Qual o preço da aplicação do insulfilm para carros?

Uma dica importante é evitar condicionar a sua escolha apenas pelo preço. Películas muito baratas podem se tornar uma dor de cabeça. É comum criarem bolhas ou perderem sua cor mais rapidamente..

Tipos de insulfilm com qualidade têm valores que giram em torno de R$ 600 a R$ 1.000. Isso pode variar de acordo com a espessura do produto e o tamanho do seu carro. O investimento mais alto no início tem grandes chances de resultar em maior durabilidade. 

Qual a durabilidade do insulfilm de carros?

Películas de boa procedência podem ter garantia de 15 a 20 anos para fatores como desbotamento e descolamento. Entretanto, se o produto for bem cuidado, a tendência é que o período seja maior e o material dure significativamente mais. 

Quais os cuidados para lavar o insulfilm?

Por falar nos cuidados com o insulfilm para carros, é fundamental manter sua limpeza em dia. Para isso, o mais recomendado é passar uma flanela seca ou um espanador sobre a sua superfície, retirando as camadas de sujeira sem ocasionar riscos.

Tome cuidado também para não lavar os vidros usando anéis, relógios, pulseiras ou outros acessórios que possam raspar na película e comprometer sua integridade. Por fim, evite o excesso de exposição solar enquanto estiver lavando. 

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Um comentário em “Tipos de insulfilm: veja quais são, suas cores e qual o melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *