Home » Carro » Dicas

Conheça os tipos de insulfilm e veja qual a melhor opção para você

Quando você compra um veículo, além de se preocupar com fatores como a economia de combustível e quais acessórios utilizará, por exemplo, é natural atentar-se para privacidade, segurança e conforto. Para sentir-se bem dentro do carro, uma das formas que os motoristas utilizam é a aplicação de películas automotivas nos vidros. São vários os tipos de insulfilm que podem ser instalados no automóvel.

Sentir-se seguro dentro do seu carro é um fator importantíssimo no dia a dia. A aplicação de películas nos vidros pode deixá-lo mais confortável nesse quesito. Porém, para ficar protegido, é altamente recomendável que você faça a contratação de um seguro auto.

tipos de insulfilm

O seguro auto dá total apoio a você nos momentos em que mais precisa. Já imaginou ficar com a bateria descarregada em plena madrugada? É só chamar a assistência 24 horas. Sofreu roubo ou furto? Você recebe indenização em caso de perda total. Se quiser aumentar a sua tranquilidade, pode contratar coberturas extras, como a de danos a vidros, inclusive, algumas seguradoras oferecem até cobertura para as películas.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as melhores do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.  

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tipos de insulfilm permitidos pela lei

Comprei meu carro, agora é só escolher qualquer um entre os tipos de insulfilm que que existem e colocar nos vidros, certo? Errado!

Existem regras para a aplicação de película nas partes envidraçadas dos veículos por conta da segurança no trânsito. Caso elas não sejam respeitadas, o proprietário do veículo pode sofrer sanções.

A Resolução 254/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) trata especificamente sobre a visibilidade do veículo. A começar, pelos tipos de vidro obrigatórios nos veículos. Por questões de segurança, os automóveis devem ter, necessariamente, vidro laminado no para-brisa e vidros temperados nas laterais e na traseira.    

No que diz respeito à aplicação das películas, a regulamentação determina que vidros incolores devem ter 75% de transmissão luminosa no para-brisa, enquanto vidros coloridos (azul, verde ou fumê) necessitam de 70%. Para os demais vidros presentes no automóvel, o mínimo requisitado é de 28% de transmissão luminosa.

As chamadas películas espelhadas são proibidas pelo Contran por não oferecerem os índices mínimos citados no parágrafo anterior.  

Todo proprietário de veículo que instalar tipos de insulfilm que não atendam estes requisitos estará cometendo infração grave. O descumprimento desta resolução acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Além disso, o automóvel fica retido para que tenha sua situação regularizada.  

Quando for aplicar a película no seu carro, verifique se o material possui o selo que atesta seu índice de transmissão luminosa. Essa chancela deve ser gravada no insulfilm, ser visível na parte externa e possuir as seguintes informações: nome da loja, porcentagem de transmissão luminosa e a referência à Resolução 254/07.

Principais tipos de insulfilm

A aplicação de películas nos vidros do carro servem para diferentes finalidades. Uma delas é a privacidade, pois dificulta que a parte interna do veículo seja vista pelo lado de fora. Motivo que também gera maior sensação de segurança. Manter a temperatura mais amena é outro fator importante, assim como aumentar a espessura do vidro.

Abaixo, listamos alguns dos principais tipos de insulfilm. Veja qual é a característica de cada um, suas principais finalidades e qual mais se adéqua ao que você deseja.

Película básica  

Um dos tipos de insulfilm mais comuns é a película básica. No quesito qualidade, ela é simples e não muito espessa. Existem opções com diferentes níveis de transparência, desde 5% até 35%.  

Película avançada

Uma das principais diferenças da película avançada em relação à básica é relacionada à temperatura. Além de ter qualidade superior, a avançada também evita que o interior do veículo absorva tanto calor. Sua proteção contra os raios ultravioleta, que podem prejudicar a pele e partes do veículo, também é uma vantagem. Sua transparência fica entre 5% e 50%.

Película de segurança

Suas características são semelhantes à da película básica, incluindo o nível de transparência, que varia entre 5% e 35%. No entanto, o grande diferencial está em sua espessura. Por ser maior, ela aumenta a segurança de quem está no interior do veículo por tornar o vidro mais resistente a impactos. Dessa forma, ela evita que boa parte dos estilhaços atinjam as pessoas.  

Fique atento: alguns fabricantes chamam a película de segurança de semi-blindada. Isso é um erro, pois ela não faz a função de blindagem. É apenas mais resistente do que outros modelos.

Película de para-brisa  

Como se trata do vidro mais importante do veículo no que diz respeito à visibilidade, o para-brisa exige uma película da mais alta qualidade. Como a lei exige, seu nível de transmissão luminosa mínimo é de 75%. Além disso, ela possui tecnologia diferenciada que bloqueia os raios ultravioleta e deixa o interior do veículo com uma temperatura amena.

Outras dicas de insulfilm

Fique muito atento com relação ao nível de visibilidade que a película apresenta. As mais populares do mercado não atendem os requisitos mínimos exigidos por lei. A G5, por exemplo, tem apenas 5% de transparência e não é segura. Muito comum entre os veículos, a G20, com 20% de transmissão luminosa, também está fora da lei.

Outra dica é evitar condicionar a sua escolha apenas pelo preço. Películas muito baratas podem acabar tornando-se uma dor de cabeça. É comum criarem bolhas ou perderem sua cor mais rápido do que se imagina.

Tipos de insulfilm com boa qualidade tem valores que giram em torno de 600 a 800 reais. O investimento mais alto no início tem grandes chances resultar em maior durabilidade. Películas de boa procedência podem ter garantia de 15 a 20 anos.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de insulfilm existentes, suas especificações e o que é permitido por lei? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo!  

3.62 / 13 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *