1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Listas

Saiba quais os tipos de cinto de segurança automotivo disponíveis

Ao dirigir um carro, não há como não pensar em segurança. O cinto de segurança automotivo, é um item fundamental e obrigatório em todos os veículos que saem de fábrica.

Sabia que nem sempre foi assim? O cinto de segurança automotivo teve a patente registrada em 1903 e só passou a ser utilizado mais de 50 anos depois, em um Corvette, da Chevrolet, com uma configuração de dois pontos, conhecido por “cinto abdominal”. O modelo atual, mais conhecido como três pontos foi lançado no ano seguinte, desenvolvido pelo engenheiro da Volvo, Nils Bohlin.

Mesmo com a utilização na década de 50, o cinco ainda não era obrigatório nos carros e muito menos o seu uso. O país pioneiro no uso foi o Brasil, que instituiu essa lei em 1968. No entanto, um tempo depois ela foi revogada. A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança automotivo só foi acontecer cerca de 10 após depois.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

 

Isso se deu, principalmente, pelo fato de que foi comprovado que, mesmo sendo um item simples, o cinto de segurança automotivo ajuda a salvar vidas e diminuir a consequência de acidentes que poderiam ser gravíssimos.

O impacto que uma batida pode causar sem a utilização do cinto é altíssimo, já com ele diminui a probabilidade de ferimentos, tanto nos motoristas quanto nos passageiros.

Um dado interessante – e assustador – é que mesmo sendo um item que salva muitas vidas, as pessoas ainda refutam a sua importância e não ligam para a sua utilização. Uma pesquisa mostrou que quatro em cada dez pessoas não usam cinto no banco de trás.

Empregar o cinto de segurança automotivo reduz o risco de morte em até 75%. Na frente, a diminuição é de 45%. E aí, vai achar que o cinto ainda não tem importância? Além desses dados, não utilizar o cinto de segurança é uma atitude passível de multa, e para quem não sabe, os valores das multas ficaram mais caros.

 

Além de saber da importância do cinto, conhecer quais são os tipos de cinto de segurança automotivo também é bem interessante. Nos carros mais populares, os modelos mais usados são os cintos de dois e três pontos, mas há ainda os de quatro, cinco e seis pontos, usados em modelos de carros específicos e em carros de corrida.

Já que o assunto desse texto está sendo segurança: você já fez o seguro para o seu carro? Deixá-lo protegido é muito importante, principalmente porque o seguro cobre  diversas situações, como batidas, roubos e furtos.

Na Minuto Seguros, nós cotamos com mais de 10 seguradoras altamente qualificadas e prontas para te oferecer os melhores e mais adequados planos às suas necessidades. Para fazer a sua cotação online grátis, clique no botão abaixo ou nos ligue diretamente no 0800 773 3000. Você também pode preencher o nosso formulário online.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Cinto de segurança automotivo de dois pontos

O primeiro cinto foi criado para a utilização em carros. Com a obrigatoriedade na década de 80, os carros populares contavam com os cinto dos bancos traseiros e frontais, ele era mais simples e protegia a cintura, impedindo que o corpo fosse projetado para frente em caso de freadas bruscas ou batidas.

Com o passar dos anos, o cinto de segurança foi sendo aprimorado e o de dois pontos foi o principal causador de uma síndrome conhecida como “síndrome do cinto de segurança” que afetava a coluna lombar.

Com as reformas, o cinto de dois pontos deixou de ser produzido como o principal modelo de cinto de segurança automotivo. Hoje, no Brasil só é usado no assento do meio, localizado na parte traseira dos veículos. No restante, é exigido que, no mínimo, haja o cinto de três pontos.

O cinto de dois pontos é utilizado na maioria dos bancos do meio na parte traseira dos carros brasileiros. Imagem: UOL Carros.

Cinto de segurança automotivo de três pontos

O cinto de três pontos é o mais tradicional dos cintos. Ele tem a forma de um Y e envolve o tórax, a bacia e os ombros, é o que mais dá proteção, pois ao sofrer o impacto, a força é distribuída e absorvida por toda a área de contato do corpo humano.

O uso correto do cinto de segurança automotivo de três pontos se dá da seguinte forma: sente com a coluna ereta, formando um ângulo de 90º. Assim sendo, o cinto passará pelo meio do ombro até a coluna vertebral e se engatará no quadril.

Como comentado anteriormente, o primeiro cinto de três pontos foi desenvolvido por um engenheiro da Volvo e o primeiro carro com o cinto de segurança automotivo de três pontos foi um Volvo PV 544 1959.

Cinto de segurança automotivo de quatro, cinco e seis pontos

O cinto de segurança automotivo de quatro pontos é mais utilizado em jipes que fazem trilhas, carros de Track Day e arrancadas. É um tipo de cinto que evita lesões graves em casos de capotamento do veículo ou colisões muito fortes.

Já o cinto de segurança automotivo de cinco pontos é encontrado nos carros de corridas e assentos infantis. Esse, aliás, é um cuidado essencial para a criança que é transportada na parte de trás. O modelo do cinto referido oferece proteção dupla aos ombros e liga a correia entre as pernas do ocupante.

Por fim, o cinto de seis pontos é usado em carros de corrida muito velozes, como a Nascar, por exemplo. Ele se tornou essencial – e obrigatório – quando o piloto, Dale Earnhardt, morreu em um acidente no qual estava utilizando o cinto de cinco pontos. O forte impacto fez com que o seu pescoço do piloto se quebrasse.

O cinto de seis pontos oferece o mesmo conforto, mas com mais segurança, devido a uma cinta adicional entre as pernas. Essa é uma excelente proteção para quem gosta de velocidade máxima, mas sem deixar a segurança de lado.

Curiosidade sobre o cinto de segurança automotivo

Sabia que antes de serem usados nos carros, os cintos de segurança eram usados somente em aviões? Benjamin Foulois criou essa ideia em aeronaves com o intuito de tranquilizar os passageiros quando o avião estivesse passando por alguma turbulência, deixando o voo, aparentemente, mais seguro.

3.56 / 9 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile