Suspensão a ar: confira a funcionalidade do sistema

Quer tirar suas dúvidas sobre suspensão a ar? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você vai conhecer mais sobre a finalidade e as principais partes da suspensão a ar, bem como entender sobre as partes da suspensão a ar no veículo, como o amortecedor, pivô e barra estabilizadora.

Fotografia de maquinário de automóvel

A suspensão a ar é um sistema com foco em trazer estabilidade para o veículo. Ela absorve todo o tipo de irregularidade que possa existir na via, seja no asfalto ou na terra. A suspensão a ar também é responsável por manter os pneus do carro no chão e fazer com que o automóvel tenha um ótimo desempenho.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Falando um pouco da mecânica, conhecer as funções das principais partes da suspensão a ar saber como preservá-las é muito importante. A suspensão é essencial devido a sua finalidade, por isso é recomendável que todas as manutenções e revisões sejam feitas, seguindo a indicação do fabricante. E toda vez que aparecer um barulho estranho, a visita ao mecânico é recomendada.

Partes da suspensão a ar no veículo

O amortecedor

A funcionalidade do amortecedor é manter-se ligado diretamente à mola da suspensão. Essa é a parte mais importante na suspensão a ar. O amortecedor é responsável por amenizar todos os balanceamentos causados pelo solo, como buracos e lombadas.

Um sinal de quando os amortecedores podem estar gastos é ao ouvir ruídos da parte debaixo do veículo, caso esteja muito forte e com batidas “secas” é o momento de troca. Com o desgaste, diversos itens podem sofrem com danos, como os pneus e outras peças do sistema, como a mola e o braço oscilante…

A mola

 

Junto do amortecedor, a mola é outro componente importante para o amortecimento do automóvel nas vias. Existem dois tipos de mola: a helicoidal e a feixe de molas.

Por ser flexível, ela garante menos impacto contra as imperfeições no solo. E se o veículo apresentar qualquer tipo de barulho ao passar pro uma via esburacada, além da falta de estabilidade, é um indício de que a mola pode estar gasta.

O braço oscilante

O braço oscilante faz a ligação da coluna de suspensão ao chassi do carro. Sua principal função é servir de apoio à coluna, já que a mesma trabalha em constante movimento, necessitando de um ponto fixo.

As buchas fazem a parte de segurar o braço à carroceria e evitar ruídos no movimento.

O pivô de suspensão

Essa peça irá permitir que a coluna de direção gire em seu próprio eixo e ajude no movimento de sobe e desce, permitindo o ângulo de oscilação do braço.

A barra estabilizadora

A barra estabilizadora é o componente responsável pela estabilidade do carro na estrada, mesmo em retas ou curvas. Ela promove a conexão das colunas de suspensão. A barra é presa à carroceria do veículo por buchas de ligação.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Deu para entender mais sobre a suspensão a ar? Conta para a gente o que você ainda não sabia sobre esse tema, aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *