Luva branca para motorista: entenda por que motoristas de táxi no Japão utilizam

luva branca

Você já deve ter visto, ao menos em filmes, motoristas particulares utilizando luvas brancas para guiar o veículo e conduzir seus passageiros. Pois não são apenas os choferes que as utilizam. Os motoristas de táxi no Japão também são adeptos dessa prática.

Uma das principais razões para o uso das luvas brancas é a higiene. Com o constante contato no volante, câmbio, maçaneta das portas e o freio de mão, por exemplo, existe maior probabilidade da proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Mesmo que se faça a higienização do veículo periodicamente, as luvas trazem uma proteção maior. Além disso, o uso delas evita que o suor das mãos fique impregnado no volante e nas outras partes do carro com as quais elas têm mais contato.

Omotenashi: respeito e hospitalidade dos japoneses

Além da questão higiênica, existe uma forte tradição que é seguida pelos japoneses no trato com as visitas no geral, incluindo clientes e turistas. Omotenashi é um termo que foi criado entre os séculos VIII e XVI e que foi instituído pelo governo do país como uma espécie de senha para se referir à cortesia do povo.

Mas o que a expressão Omotenashi tem a ver com o fato dos taxistas utilizarem luvas brancas no Japão? Essa palavra representa hospitalidade, respeito e o prazer em servir bem, entre outros significados relacionados.

Dessa maneira, o fato de usar as luvas brancas mostra aos passageiros o cuidado com o asseio que o motorista tem. Essa prática faz parte de uma série de atitudes que os taxistas tomam para servir bem, demonstrar formalidade e profissionalismo.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *