Troca de óleo: veja qual é o momento certo para trocar o óleo do motor

troca de oleo 2 Troca de óleo: veja qual é o momento certo para trocar o óleo do motor

Quer tirar suas dúvidas sobre trocar o óleo do motor? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como saber a hora da troca e muito mais para manter seu carro seguro.

Um carro precisa de cuidados frequentes para não ter problemas causados pela falta de manutenção. E, uma das principais dúvidas é sobre quando trocar o óleo do motor. Esse serviço é de extrema importância para uma vida útil prolongada e, às vezes, as pessoas acabam esquecendo de fazê-lo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se você quer saber mais sobre o tema, trago abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre troca de óleo.

Quando trocar o óleo do carro?

Quando se fala de prazo para a troca do óleo, há sempre controvérsias, já que existem prazos para a quilometragem ou para o tempo limite da substituição do óleo.  Para te ajudar com isso, existe uma regrinha que diz o seguinte:

  • Óleo sintético – se você não chega a rodar 1.000 quilômetros por mês, a troca deve ser realizada a cada 10.000 km ou 12 meses, dependendo do que chegar primeiro;
  • Óleo semissintético – a troca deve ocorrer a cada 7.500 km ou 12 meses;
  • Óleo mineral –  a troca deve ser feita a cada 5.000 km juntamente com o filtro ou a cada 12 meses.

Todos os carros tem a mesma frequência de troca de óleo?

Um ponto de atenção é que essa regra padrão é uma média e não serve para todos os veículos. A quilometragem e o prazo em meses para troca do óleo são definidos pelo fabricante e podem variar de acordo com uma série de fatores.  Confira abaixo alguns exemplos:

  • Renault Master 2.3 – troca recomendada a cada 20.000 km;
  • Nissan Kicks 1.6 – troca recomendada a cada 10.000 km;
  • Sandero RS 2.0 – a troca recomendada a cada 8.000 km.

Viu como eles podem ser diferentes? Por isso sempre consulte as especificações do fabricante.

A frequência da troca de óleo é a mesma para carros que rodam pouco

Outro ponto que impacta a resposta são as condições de uso do veículo. Uma pessoa que enfrenta horas de transito pesado diariamente pode ter que fazer a troca antes de outro que roda pouco.

Então se você utiliza o carro diariamente, sofre com o trânsito caótico das grandes cidades, altas temperaturas, passa por muitas ruas e estradas esburacadas, essa troca de óleo deve cair para 5 ou 7 mil quilômetros, nos casos de óleo sintético e entre 3 ou 5 mil km em caso de óleo mineral.

Sempre consulte o manual do carro ou entre em contato com a montadora para saber mais informações sobre essas trocas. Isso vai ser de grande valia para o seu veículo.

A melhor resposta para essa pergunta encontra-se no manual do proprietário. O período de troca está associado com as horas de motor trabalhada e as definições do fabricante.

Qual é melhor: óleo mineral x óleo sintético

Cada tipo tem a sua especificação, por isso, esteja atento ao óleo usado no veículo. Há uma boa variação entre os dois produtos. Para óleo mineral, a troca deve ser realizada a cada 5 mil quilômetros, já para o óleo sintético, a cada 10 mil.

O óleo mineral é mais barato e atende as exigências dos carros mais antigos. Já o óleo sintético acaba sendo utilizado nos carros mais novos, pois ele oferece partículas que realizam a limpeza do motor, mas é um produto menos espesso. Se ele for usado em um motor mais antigo, por exemplo, podem ocorrer vazamentos nas juntas.

Principais dúvidas sobre a troca de óleo

óleo de carro em funil

Abaixo separamos alguns mitos e verdades sobre a troca de óleo que sempre surgem na internet. Vamos lá:

  • Óleo mais escuro é mais grosso – não é pela coloração que você descobre se ele é mais grosso ou não.
  • Óleo bom não baixa de nível – se seu carro estiver com problemas, o nível do óleo pode baixar mesmo usando o melhor produto disponível.
  • A troca precisa ser feita com carro frio – o ideal é fazer a troca com o motor aquecido, pois só assim você terá certeza que todo óleo vai sair do cárter.
  • Óleo mineral e sintético podem ser misturados – essa mistura não é recomendada, já que ela pode causar reações químicas que prejudicam o funcionamento do motor.
  • Óleo sintético é melhor para o motor – os sintéticos são mais recomendados pelos especialistas como melhor opção, mas é importante pesar a diferença de preço entre um sintético e mineral.
  • Podemos completar o nível com óleo de outra marca – sim, não há problema em fazer isso desde que elas tenham as mesmas especificações.
  • Preciso trocar o óleo se o carro ficar parado muito tempo – óleo é como um remédio com prazo de validade, então se você rodar ou ficar parado é importante trocar o óleo dentro do prazo determinado.
  • O filtro deve ser substituído a cada troca – cada veículo tem uma especificação, mas a recomendação geral é trocar ambos ao mesmo tempo. Se tiver dúvidas, confira nossa matéria onde explicamos tudo sobre a troca do filtro de óleo.
  • Quantos km posso rodar com óleo 5w30 – a melhor resposta para essa pergunta encontra-se no manual do proprietário. O período de troca está associado com as horas de motor trabalhada e as definições do fabricante.
  • Devo usar aditivo no óleo – depende do óleo escolhido. Por exemplos, se o óleo for de alto nível API não há a necessidade do aditivo.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 17 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário e tenha até 17 cotações de seguro auto em minutos.

31 comentários sobre “Troca de óleo: veja qual é o momento certo para trocar o óleo do motor

    1. Oi, Alaildo, tudo bem? ótima sugestão, vamos criar um texto para isso. Mas, verificamos aqui e a correia dentada precisa ser trocada entre 40 e 50 mil quilômetros. =)

  1. Muito boa a explicação. Outro risco importante é colocar um lubrificante incorreto. Claro que isso vai da qualidade do serviço automotivo. Tive duvidas sobre o volume e lubrificante correto e encontrei a resposta no site abaixo que pode ajudar outros clientes. E dessa maneira fui fazer a troca mais preparado para falar com o mecânico.

  2. Para carro que roda em média de oito mil à dez mil km por mês usando sintético 5w30 quantos mil km é recomendado a troca ?

    1. Olá, Eduardo, como vai? Recomendamos que você consulte um mecânico para retirar essa dúvida com o máximo de precisão. Mas, como está no texto, a troca deve ser feita a cada 10.000 km rodado no caso do óleo sintético.

  3. Eu troquei o óleo do carro em outubro e quase não usei o carro desde então. Estava no adesivo do painel pra trocar em março ou após 10 mil km.
    Uso com muito pouca frequência.
    Eu preciso trocar o óleo a cada seis meses ou posso esperar um ano?
    Obrigada

    1. Rosilena, como vai? Depende das condições do óleo, leve o veículo para um mecânico checar se o óleo ainda está utilizável. 🙂

  4. boa tarde.gostaria de saber se é necessário trocar o óleo.uma vez que troquei em março de 2017.mas ainda não rodei os dez mil km.aguardo a resposta.boa tarde

  5. Olá Eduardo,uso oleo semissintetico no meu veiculo fiz a troca a 8 meses atrás, porém rodei 4.500km,tem algum problema o tempo de troca?

    1. Oi, Adauto, como vai? Sim, mesmo rodando pouco, o indicado é que seja feita a troca de óleo anualmente ou a cada 10 mil km rodados, pois, o produto tem prazo e validade e pode prejudicar as peças com a falta de lubrificação adequada.

  6. É VERDADE QUE CARROS NOVOS O OLEO SINTÉTICO A TROCA É 10.000 KM, MAS VEICULOS DE MAIS DE 100.000 RODADOS AS TROCAS DEVERÄO SEREM ANTECIPADAS??

  7. Bom dia estou com um gol g4 2006 1.0 estou usando óleo mineral 20w 50 e uso bastante o carro no dia a dia mais notei que o óleo está baixando mais que o normal, pode ser o tipo do óleo? O carro já está com 121.000 km rodados!

    1. Olá, Yuri, como vai? Você pode verificar se possui alguma mangueira furada ou problemas no sistema do óleo. Se não encontrar nenhum defeito, leve o veículo ao mecânico para receber uma verificação mais precisa sobre.

    1. Antonio, como vai? Se você trocar o óleo fora da concessionária perderá a garantia. Você deve levar o veículo na concessionária e arcar com o custo deles.

  8. Bom dia!

    Tenho um Siena 1.0 ano 1999 modelo 2000 e, já fazem no mínimo 4 anos, que somente uso oleo semissintético 15W 40 e nunca deu problema. Devo trocar de oleo? Kilometragem 171.422.

    Grato

    1. Kleber, como vai? Verificar o óleo a cada cinco mil quilômetros é o mais recomendado. Mas você pode consultar o seu mecânico de confiança para saber com exatidão qual a melhor opção para seu Celta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *