1. Home
  2. »
  3. Carro

Vale a pena fazer instalação de teto solar?

O teto solar automotivo não é um atrativo inédito no mercado, mas, mesmo assim tende atrair muitos motoristas. Alguns modelos lançados atualmente possuem versões que incluem um teto solar, o que, invariavelmente, irá aumentar o preço do carro em comparação a modelos sem esse adicional. E assim surge a dúvida entre os proprietários de veículos: vale a pena fazer a instalação de teto solar ao invés de comprar uma versão que já venha com ele incluído?

Atualmente, pagando mais caro, mesmo em veículos “populares”, é possível ter um teto solar incluso. Por esse motivo, os motoristas que possuam interesse, procuram informações sobre fazer a instalação de teto solar, a fim de tentar economizar e diminuir o custo para ter esse acessório.

Mas, por outro lado, existe a insegurança pela instalação, pois como não é um procedimento realizado pela montadora, são geradas dúvidas quanto a qualidade do serviço, preço e funcionalidade do teto solar. Alguns motoristas optam por pagar mais caro pela versão de fábrica com o teto solar do que se arriscar e poder ter danos ao veículo.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Vale lembrar que para prevenir-se contra danos ao veículo é importante fazer a contratação de um seguro auto. Nós, da Minuto Seguros cotamos em mais de 10 seguradoras para oferecer o melhor plano de acordo com o seu perfil. Para cotar, basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre a instalação de teto solar, confira alguns pontos que devem ser levados em consideração para determinar se vale ou não a pena.

Como é realizada a instalação de teto solar?

Um ponto bem importante ao retratar esse tema é saber como é feito a instalação. Esse serviço é realizado sempre por profissionais, pessoas sem conhecimento e ferramentas ideais jamais deve tentar fazer isso, justamente por  envolver a estrutura do automóvel.

O processo, na teoria, é razoavelmente simples, sem barras estruturais do modelo pelo caminho, basta fazer os recortes necessários e a instalação da peça, de acordo com a preferência do proprietário. Os cortes no teto são feitos e tratados para que não enferrujem a longo prazo e, por fim, é instalada a vedação e o acessório. Caso haja a possibilidade, é recomendado acompanhar os passos para garantir a melhor qualidade no serviço.

Os tetos solares mais comuns são feitos com vidro, mas também existem com lonas, que são mais difíceis de encontrar-se por conta da indisponibilidade dos veículos.

É bom ter teto solar?

A função do teto solar é permitir a entrada de luz e ar para dentro do veículo, embora alguns motoristas considerem um detalhe mais atrativo no design do automóvel. Existem dois modelos de teto solar: os manuais e os eletrônicos.

No caso do manual, ele terá uma alça para que qualquer pessoa de dentro do veículo possa puxar ou empurrar ao abrir e fechar. Já os elétricos são manuseados totalmente por um botão que, geralmente, fica localizado perto do retrovisor central.

Custo para Instalação de teto solar

Esse fator depende muito do veículo, modelo do teto solar, local que realizará a instalação etc. Porém, as opções mais pedidas entre os estabelecimentos podem variar de R$1.500 até R$6.000.

É importante lembrar que, a longo prazo, terão manutenções no acessório, aumentando o custo da peça.

Valorização ou desvalorização do carro 

Todos sabemos que os veículos quando passam por alguma modificação, tendem a desvalorizar no mercado tradicional, seja um rebaixamento, alteração no motor, entre outras. Porém, a instalação de teto solar pode ter dois tipos de análises distintas, depende da forma de revenda do carro.

Para grandes locais de vendas, como: concessionárias e feiras de carros, o teto solar vai desvalorizar o preço do seu veículo. É um fato comum nesse meio de revendas, que acaba frustrando muitos motoristas que adoram modificar os carros.

Mas, para vendas particulares, geralmente, acabam aumentado o preço do automóvel. Pois, para o comprador, o teto solar acaba sendo uma vantagem que ele estava procurando.

Teto solar dá problema?

Somente avaliando os impactos positivos e negativos os motoristas saberão se é mais vantajoso ou não fazer a instalação de teto solar.

Tecnicamente, o teto solar passará mais luz e ar para dentro do carro. Mas, cada proprietário tem sua opinião sobre o acessório, já que por alguns é visto como luxo, por outros melhora o design do automóvel, para outros desvaloriza e por aí vai…

Entre os fatores contra o teto solar, podemos citar que alguns modelos diminuem o espaço interno do veículo, além de ser um peso a mais no carro, podendo variar de 12kg a 18kg, que evidentemente fará com que o carro perca sua aerodinâmica e aumente o consumo de combustível.

O teto solar precisa de manutenção ao longo do tempo. É recomendado, por exemplo, fazer vistoria nas borrachas de vedação a cada seis meses, para garantir que não haverá infiltração dentro do automóvel. Outro ponto da manutenção é checar os trilhos do acessório, o vento pode secar o lubrificante, causando mau funcionamento.

Uma dica muito importante que pode fazer você economizar: é indicado mexer no teto solar apenas em baixa velocidade. Se o veículo estiver a 100km/h, por exemplo, uma abertura pode causar danos por conta do impacto do vento.

Então, conseguiu decidir se vale ou não a pena? Avalie nosso texto e se ainda houver dúvidas comente abaixo.

3.94 / 16 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile