Grávida pode dirigir até quando? Veja como dirigir com segurança

Pessoa dirigindo grávida

Quer saber até quando as grávidas podem dirigir? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar tudo que você precisa para dirigir com segurança durante a gravidez.

Pessoas que estão gestando ainda precisam continuar indo ao trabalho, fazendo compras ou mesmo indo a consultas. Nesse momento sempre surge a dúvida se dirigir é seguro ou se já é preciso deixar o veículo na garagem. Se essa é sua dúvida, continue lendo para saber tudo o que a legislação de trânsito fala sobre o tema. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Grávidas podem dirigir até quantas semanas/meses?

Atualmente, não há uma recomendação concreta do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em relação ao tempo que a mulher pode ou não guiar o carro.

Em geral, obstetras e especialistas indicam que o mais adequado é dirigir até cerca de 34 semanas (aproximadamente 8 meses). Isso tem relação, principalmente, com o tamanho da barriga, que mesmo em casos de batidas leves ou freadas bruscas, pode sofrer com o deslocamento da placenta ou rompimento da bolsa.

O ideal nunca é seguir uma recomendação pronta, por isso observe o desenvolvimento da gravidez  e evite a direção caso isso esteja gerando desconforto. Na dúvida, sempre consulte um especialista em obstetrícia.

Dicas para ter mais conforto na hora de dirigir grávida

Se for necessário dirigir, veja abaixo algumas dicas para ter um pouco mais de conforto na hora de dirigir durante a gestação. 

  • É muito importante, caso o automóvel tenha o volante com regulagem de altura, colocá-lo na posição mais distante possível da barriga. 
  • Lembre-se sempre de usar o cinto de segurança.
  • Dirigir descalça pode ajudar a evitar sudorese intensa e o inchaço dos pés;
  • Ajuste o encosto e a posição do banco para você ter uma distância confortável entre sua barriga e o volante.
  • Outro ponto a ser ressaltado quando falamos de grávidas na direção são os enjoos e mal-estares. Na maioria dos casos, essas sensações não são repentinas, por isso, se já estiver se sentindo mal, fique em casa repousando até estar plenamente bem para sair com o carro.
  • Isso também vale para mulheres que sentem tonturas, quedas de pressão repentinas ou desmaios. Durante o período de gestação, evite o carro com frequência para não passar por situações semelhantes e causar acidentes.
  • Períodos longos dentro de um carro devem ser evitados, principalmente no final da gestação, quando o inchaço nas pernas costuma ser mais frequente. Sempre pare um pouco para esticar as pernas, beber líquido e descansar para só depois retomar o trajeto.

Seguindo essas dicas você já terá um pouco mais de conforto durante deslocamentos no carro. Para conhecer um pouco mais dos desafios de dirigir grávida assista ao vídeo abaixo, onde a gestante Stephanie Brizzi e a obstreta Dra. Larissa Cassiano contam  um pouco do dia a dia na direção no canal da Localiza.  

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre dirigir grávida. 

Qual a maneira correta de posicionar o cinto de segurança?

Aqui nada muda: o cinto de segurança deve ser colocado da mesma forma de quando a mulher não está grávida, ou seja, abaixo da barriga.

Se você ainda tem dúvidas sobre o jeito correto de colocar o cinto, volte para a foto do começo dessa matéria.

Quanto tempo após o parto a paciente pode voltar a dirigir?

Após o nascimento do bebê, tenha em mente que alguns dias são necessários para recuperação total. Se o parto foi normal, 15 a 20 dias é o indicado. Em caso de cesárea, o prazo sobe para 40 dias.

Vale lembrar que cada corpo funciona de uma maneira, por isso não tenha pressa para voltar a dirigir e sempre consulte seu obstetra para saber o prazo ideal para você

O que fazer se sentir contrações enquanto dirige?

Caso sinta alguma contração ou dor, pare o carro imediatamente e chame um táxi. Nada de tentar dirigir até o hospital. É muito importante estar com números de familiares e conhecidos ao alcance, além, é claro, do obstetra que estiver acompanhando a gestação.

Agora que você já entendeu se até quando pode dirigir grávida, compartilhe com alguém que gostaria de saber mais sobre o tema.

Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.q

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *