Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Como funciona a manutenção de carros elétricos no Brasil

Hoje em dia a tecnologia nos leva a ter facilidades antes impensáveis. E isso não fica apenas no campo dos computadores, celulares e televisões, por exemplo, afinal, os carros também já estão ganhando muito espaço no ramo tecnológico. Já faz algum tempo que existem montadoras criando carros elétricos, pensando no bem-estar do meio ambiente e na qualidade de vida de pedestres e motoristas, é claro. No Brasil isso ainda é recente, principalmente devido a falta de auxílio do governo quanto a esses projetos, os automóveis elétricos podem custar muito caro e a manutenção de carros elétricos no Brasil tornar-se inviável. Mas, essa é uma questão que precisa ser entendida, ainda mais por quem tem interesse na aquisição desse tipo de veículo.

manutenção de carros elétricos no Brasil

Claro que se você compra o carro elétrico, o gasto no decorrer dos anos será menor, afinal o abastecimento de combustível, por exemplo, torna-se desnecessário. Mas em questão de gastar ou não dinheiro em carros desse tipo, algumas dúvidas começam a aparecer, como a manutenção de carros elétricos no Brasil ou o preço do seguro desse tipo de carro. Ela é ou não é mais complicada? Como ela funciona? O seguro é caro ou barato? Para ver o preço do seguro de algum carro elétrico, clique no botão abaixo e faça uma cotação com a Minuto.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Pensando, agora, na questão da manutenção de carros elétricos no Brasil, esclarecemos  alguns pontos.

Manutenção de carros elétricos no Brasil e os cuidados necessários

manutenção de carros elétricos no Brasil - carro desligado

Antes de começar a pensar na manutenção em si de um carro elétrico, leve em consideração os cuidados necessários para o bom uso desses automóveis, de modo que a manutenção seja menos necessária. Um dos principais cuidados e que poucas pessoas têm conhecimento é quando deixam o carro desligado. Diferente dos outros veículos que funcionam por combustão, os elétricos, caso fiquem desligados e parados por muito tempo, devem ser conectados a energia elétrica, mesmo que já estivesse carregado.

Um bom exemplo disso é o BMW i3, o único carro totalmente elétrico no Brasil. No Brasil existem muitos híbridos, que funcionam das duas maneiras. Já o BMW i3 funciona com uma bateria de 12volts, além de oito baterias que são distribuídas por ele, mantendo-o na energia elétrica.

A manutenção de carros elétricos no Brasil é mais complicada?

manutenção de carros elétricos no Brasil - manutenção mais fácil

Outra pergunta recorrente sobre os carros elétricos é se sua manutenção é mais complicada do que a de um veículo convencional e a resposta é não. Mesmo que esses veículos sejam mais caros, a manutenção é mais barata do que a de um carro convencional. A resposta para isso é o simples fato desses automóveis terem menos peças e acessórios, dessa forma o desgaste mecânico é muito menor. Precisando de menos manutenção, torna-se mais simples.

O fato da manutenção de carros elétricos no Brasil ser mais barata é por conta dos motores. Os motores dos carros elétricos ou híbridos têm um gerador elétrico que executa de forma natural tanto a partida quanto o motor em si, já nos convencionais é necessário ter um motor de partida ou alternadores.

Mesmo que esses veículos sejam mais caros do que os veículos comuns, vale a pena tentar investir ou pensar nessa ideia, pois no decorrer do tempo em que o condutor já está com o carro, o gasto será muito menor. Mas, para carros elétricos, híbridos ou convencionais, não esqueça de protegê-lo e fazer um seguro de carro. Clique no botão abaixo e cote agora. Se preferir, ligue no 0300 773 3000.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS