Como funciona a manutenção de carros elétricos no Brasil

Hoje em dia a tecnologia nos leva a ter facilidades antes impensáveis. E isso não fica apenas no campo dos computadores, celulares e televisões, por exemplo, afinal, os carros também já estão ganhando muito espaço no ramo tecnológico. Já faz algum tempo que existem montadoras criando carros elétricos, pensando no bem-estar do meio ambiente e na qualidade de vida de pedestres e motoristas, é claro. No Brasil isso ainda é recente, principalmente devido a falta de auxílio do governo quanto a esses projetos, os automóveis elétricos podem custar muito caro e a manutenção de carros elétricos no Brasil tornar-se inviável. Mas, essa é uma questão que precisa ser entendida, ainda mais por quem tem interesse na aquisição desse tipo de veículo.

manutenção de carros elétricos no Brasil

Claro que se você compra o carro elétrico, o gasto no decorrer dos anos será menor, afinal o abastecimento de combustível, por exemplo, torna-se desnecessário. Mas em questão de gastar ou não dinheiro em carros desse tipo, algumas dúvidas começam a aparecer, como a manutenção de carros elétricos no Brasil ou o preço do seguro desse tipo de carro. Ela é ou não é mais complicada? Como ela funciona? O seguro é caro ou barato? Para ver o preço do seguro de algum carro elétrico, clique no botão abaixo e faça uma cotação com a Minuto.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Pensando, agora, na questão da manutenção de carros elétricos no Brasil, esclarecemos  alguns pontos.

Manutenção de carros elétricos no Brasil e os cuidados necessários

manutenção de carros elétricos no Brasil - carro desligado

Antes de começar a pensar na manutenção em si de um carro elétrico, leve em consideração os cuidados necessários para o bom uso desses automóveis, de modo que a manutenção seja menos necessária. Um dos principais cuidados e que poucas pessoas têm conhecimento é quando deixam o carro desligado. Diferente dos outros veículos que funcionam por combustão, os elétricos, caso fiquem desligados e parados por muito tempo, devem ser conectados a energia elétrica, mesmo que já estivesse carregado.

Um bom exemplo disso é o BMW i3, o único carro totalmente elétrico no Brasil. No Brasil existem muitos híbridos, que funcionam das duas maneiras. Já o BMW i3 funciona com uma bateria de 12volts, além de oito baterias que são distribuídas por ele, mantendo-o na energia elétrica.

A manutenção de carros elétricos no Brasil é mais complicada?

manutenção de carros elétricos no Brasil - manutenção mais fácil

Outra pergunta recorrente sobre os carros elétricos é se sua manutenção é mais complicada do que a de um veículo convencional e a resposta é não. Mesmo que esses veículos sejam mais caros, a manutenção é mais barata do que a de um carro convencional. A resposta para isso é o simples fato desses automóveis terem menos peças e acessórios, dessa forma o desgaste mecânico é muito menor. Precisando de menos manutenção, torna-se mais simples.

O fato da manutenção de carros elétricos no Brasil ser mais barata é por conta dos motores. Os motores dos carros elétricos ou híbridos têm um gerador elétrico que executa de forma natural tanto a partida quanto o motor em si, já nos convencionais é necessário ter um motor de partida ou alternadores.

Mesmo que esses veículos sejam mais caros do que os veículos comuns, vale a pena tentar investir ou pensar nessa ideia, pois no decorrer do tempo em que o condutor já está com o carro, o gasto será muito menor. Mas, para carros elétricos, híbridos ou convencionais, não esqueça de protegê-lo e fazer um seguro de carro. Clique no botão abaixo e cote agora. Se preferir, ligue no 0800 882 0656.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

4 comentários sobre “Como funciona a manutenção de carros elétricos no Brasil

  1. Olá! A matéria é muito instrutiva e eu gostaria de ser um mecânico de carro elétrico! Como faço prae tornar um mecânico de carro elétrico? Obrigado!

    1. Ubirajara, tudo bem? É bom você procurar cursos especializados em mecânica de carros elétricos! Assim, você irá aprender bastante sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *