8 leis de trânsito que você nunca tinha ouvido falar

O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) tem muito mais peculiaridades do que você imagina. Por isso, pode ocasionar diversas multas sem que o motorista ao menos saiba do que se trata. Há diversas leis de trânsito desconhecidas e que passam despercebidas pela maioria, principalmente pela falta do amplo conhecimento da legislação e do preparo ruim nos CFCs (Centro de Formação de Condutores).

leis de trânsito

Ultimamente, trabalhamos alguns textos com o intuito de alertar os motoristas sobre potenciais mudanças no CTB, como o aumento do valor das multas e informações relevantes sobre as infrações e leis de trânsito que toda pessoa habilitada precisa saber. Recorrer a multas, por exemplo, é algo que desmistificamos aqui. Mas, agora é o momento de falar sobre as leis desconhecidas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Isso vai ajudar você a conduzir o veículo com mais segurança sem infringir leis de trânsito e receber uma multa inesperada sem saber o porquê.

É proibido dirigir o carro com objetos no colo

Você que tem o hábito de deixar o celular entre as pernas ou mesmo bolsas, casacos, mochilas, garrafas de água ou qualquer outro item: saiba que isso é passível de multa, configurando uma infração média e 4 pontos na carteira.

Portanto, fique atento: não ande com nada entre as pernas, muito menos no colo.

É proibido andar com o braço para fora do carro

Não é incomum ver motoristas guiando carros com o braço para fora. Isso também é proibido, menos em casos que o braço esteja sendo utilizado para fazer alguma sinalização, como em balizas. Mas, no resto do tempo, os dois braços precisam estar dentro do veículo e as mãos no volante.

É proibido andar com sacolas soltas no banco de trás

Saiu do mercado, fez apenas uma comprinha básica e colocou as sacolas no banco de trás? Mais uma irregularidade que você comete no dia a dia. Sacolas e qualquer outro tipo de carga devem estar no porta-malas.

A proibição se dá pelo fato de que em uma freada brusca elas podem colocar as pessoas do banco da frente em perigo.

É proibido dirigir com fones de ouvido

Outra infração costumeiramente cometida pelos motoristas. Se você não pode falar ao celular enquanto dirige, não tente encontrar outras maneiras de burlar a lei. Mesmo que você esteja ouvindo música, a proibição do fone de ouvido permanece.

O motivo é devido a audição do condutor ser abafada, comprometendo a sua atenção no trânsito. A multa se enquadra no mesmo artigo da utilização de aparelhos eletrônicos e, a desde novembro, elas são consideradas gravíssimas.

É proibido andar com o volume do som muito alto

A multa neste caso se enquadra na perturbação do sossego público e pode até render apreensão do veículo. O mais indicado é deixar o volume em um padrão aceitável, o suficiente para você ou quem estiver dentro do carro.

É proibido andar com o veículo muito devagar

Se andar muito rápido rende multa, andar muito devagar também. Há uma lei no CTB que considera infração média quem guia o carro em uma velocidade menor que a metade máxima permitida na via.

Portanto, fique de olho. Nem sempre trafegar muito devagar é sinônimo de segurança.

É proibido jogar água nos pedestres

Sobre isso já falamos neste texto aqui. Mas, vale sempre relembrar que passar por poças de água e molhar pedestres é proibido e pode render uma infração de 4 pontos na carteira. Além de tudo, convenhamos, essa atitude é totalmente desrespeitosa. Atente-se quando estiver chovendo!

É proibido deixar o carro sem combustível

Além de ser prejudicial deixá-lo constantemente na reserva, caso você tenha uma pane com o carro por falta de combustível também será multado e perderá 4 pontos na carteira.

E aí, conhecia todas essas infrações? Que tal cotar um seguro auto com a Minuto e evitar dores de cabeça? É rápido e descomplicado.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

10 comentários sobre “8 leis de trânsito que você nunca tinha ouvido falar

  1. muito comum ver certas pessoas dirigirem com seu cão no colo e ainda para se aparecerem ainda mais o animal vai com a cabeça pra fora do carro , total irresponsabilidade .

  2. Uma infração muito “grave” no meu modo de ver e que aqui na Ceilândia bairro de Brasília e costumeiro e muito comum é o condutor além de não parar na faixa agora aprenderam a ostilizar o pedestre que exige a parada. Eu sou motorista é bem sei que as vezes o pedestrechega derrepente a faixa é eu como pedestre costumo deixar passar aqueles carros que ali já estão proximos, mas o caso que me refiro não é este hoje mesmo aconteceu comigo o seguinte: dei sinal o carro estava longe mesmo assim ignorou e passou ostilizando e xingando ainda…e voltou na outra via ameaçando de novo!

  3. A lei de volume alto, só é válido para veículo parado, em movimento não, mas é válido abaixar qdo se tem uma blitz…palavras de um policial. Fui parado em uma blitz, por rotina e não som alto…apenas perguntei como funcionava a lei para sons.

    1. Adriano, como vai? Não está previsto em lei que é proibido fazer uma chamada seja, no viva-voz do aparelho ou até no som automotivo ao mesmo tempo que conduz o automóvel.

  4. Outra incongruência do CTB; Um anão pode tirar carteira e dirigir um carro adaptado à sua condição. A idade mínima para uma criança andar no banco da frente é de dez anos, ou no mínimo 1,50 m de altura. Dar carona a um amigo seu anão no banco da frente dá multa. Ele tem que ir no banco de trás, mesmo aos 50 anos. Dá pra entender????

  5. É POSSIVEL UM VEICULO DE UM ORGAO PUBLICO QUE FISCALIZA O TRANSITO SER MULTADO? QUEM PODE FAZER ISSO? PODEMOS TIRAR FOTO E MANDAR PRA ONDE? VEJO MUITAS IRREGULARIDADES DESSES VEICULOS E SAO EXATAMENTE ELES QUE DEVERIAM DAR EXEMPLO.

    1. Oi, Caio, como vai? Sim, dependendo da situação, o veículo pode ser multado, sim, como qualquer outro veículo. Mas, como dissemos, isso depende da situação em que o carro se encontra. Quanto a mandar uma imagem para determinado órgão, a Minuto desconhece essa possibilidade. Se pudermos ajudar com outra coisa, fique à vontade para nos questionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *