6 rotas para viajar de carro no Brasil

Viajar de carro tem o seu charme. Apesar de ser considerado cansativo, desgastante e perigoso para algumas pessoas, aproveitar a beleza de algumas estradas brasileiras é um ponto a ser considerado pelos viajantes.

Os mais de 1,8 milhão de quilômetros de estradas espalhados por todo território nacional são convidativos e podem oferecer belezas indescritíveis, daquelas que os aviões não podem nos proporcionar.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mesmo que apenas 100 mil quilômetros, em média, estejam com a devida pavimentação, descobrir as melhores rotas não parece ser tarefa difícil. Os cenários inspiradores são verdadeiros impulsos para quem gosta de novas descobertas.

Por isso, separamos as 6 melhores rotas para viajar de carro no Brasil. Mas, antes de partir rumo ao destino dos sonhos, que tal fazer um seguro viagem e garantir que o seu carro também esteja segurado? Nesses casos, saber que você poderá contar com um pacote de assistências é fundamental para uma viagem mais tranquila.

1. Rota Rio de Janeiro a Petrópolis

Drone42_Foto_Petropolis_RJ_Catedral-2-1200x674

Inaugurada em 1928, foi a primeira rota pavimentada do Brasil. Ela unia as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis em menos de 70km. Dois locais tão opostos, mas que se completam. Da badalação ao contato com a natureza. Da história ao agito. Da calmaria às festas.

E essa diferença pode ser percebida já na estrada que liga as cidades. Os grandes e imponentes prédios são substituídos pelas construções imperiais e uma bela paisagem natural. Um verdadeiro presente para os olhos e para viajar de carro.

2. Rota Transamazônica

4251939562_719d3807a2_b

Com uma infraestrutura bem diferente da primeira rota citada acima, a estrada Transamazônica foi idealizada na década de 70 com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que viviam nas profundezas da região da selva Amazônica. Devido a estrada, uma área gigantesca foi desmatada pelo governo militar.

A estrada, que não conta com pavimentação, une a Paraíba com o Amazonas, atravessando cerca de 7 estados brasileiros ao longo dos mais de 5 mil quilômetros de extensão. Com certeza o paraíso dos jipeiros do país.

A beleza da selva virgem, cercando quase todo o trajeto, é um atrativo para os aventureiros e exploradores que gostam de viajar de carro.

3. Rota de Porto Alegre a Gramado

viajar de carro

Considerada uma das cidades mais europeias do Brasil, Gramado é um dos destinos preferidos dos brasileiros. E, para quem tem um tempo livre e quer evitar a viagem de avião, o caminho terrestre se mostra uma das melhores rotas do Brasil.

Bem pavimentada, a Rota Romântica, como é conhecida, é cercada por flores durante seus mais de 100 quilômetros. Além disso, é possível avistar belas cidadezinhas com estilo europeu e várias montanhas que trazem um charme inigualável para o trajeto. Tudo isso deve-se aos imigrantes que deixaram as suas marcas pelas cidades.

4. Rota pela ilha de Florianópolis

Florianopolis_SC_Praia_Lagoinha_do_Leste-Cr--dito-Cl--udio-Saldanha

Essa é uma viagem para quem quer aproveitar ao máximo as belezas das praias brasileiras ao viajar de carro. Na costa leste, mais especificamente, estão os lugares mais desejados pelos amantes do litoral brasileiro.

Já no início da estrada você pode se deparar com a belíssima Jurerê, uma praia que oferece ótimas festas noturnas. Mais adiante, as praias do Mole e da Joaquina são outras opções para dar aquela paradinha, ainda mais para quem gosta de aproveitar e fazer esportes radicais.

Ao final da estrada estão as praias mais distantes da civilização, como Caldeirão, Jacaré e Açores.

5. Rota de Fortaleza a Jericoacoara

DSCN0502

Outro ponto magnífico para quem gosta de explorar cidades litorâneas e praias. Daqueles lugares que parecem saídos da ficção, Jericoacoara vem se tornando o destino preferido de turistas internacionais, mas aproveitar alguns dias em Fortaleza também vale a pena.

A estrada que liga as duas cidades contempla as belas cidades de Cumbuco, Paraipaba, Guajirú e Lagoinha.

6. Rota da Estrada Graciosa

viajar de carro

Saindo do norte do país e indo direto para o sul, mais precisamente em Curitiba, a Estrada Graciosa se torna em uma das melhores rotas pela beleza que a cerca. Ela serve de acesso para a região litorânea do Paraná.

Suas curvas fechadas, mirantes naturais e restaurantes de comidas típicas são alguns dos atrativos que você encontrará durante a rota.

Vá viajar de carro!

Gostou da nossa seleção com as melhores rotas para se viajar de carro pelo Brasil? Então não perca mais tempo, prepare as malas e vá conhecer todas essas belezas que só nosso país tem a oferecer.

Fique atento às diferentes estradas e terrenos que você vai encontrar, tenha a manutenção do carro em dia e aproveite!

Gostou desse conteúdo? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica da Minuto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *