9 dicas para reformar sua casa gastando pouco

 

dicas reformar casa 9 dicas para reformar sua casa gastando pouco

Quer conhecer as melhores dicas para reformar a casa gastando pouco? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender  como deixar sua casa ainda mais gostosa rapidamente e gastando pouco. 

Muitas pessoas ficam cansadas de ter a mesma decoração, mas reformar a casa pode ser uma tarefa que intimida. Mas, e se eu lhe dissesse que é possível transformar sua casa em um lugar novo e elegante sem gastar muito dinheiro? 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Com algumas dicas simples e criativas, você pode dar uma nova vida à sua casa gastando pouco e sem causar grande impacto na sua rotina. 

Dicas para reformar a casa gastando pouco

Antes de iniciar a reforma, lembre-se que ela é dividida em etapas. Ao calcular e estipular o orçamento, leve em consideração tópicos como os que separamos abaixo. Eles podem ajudar você a concluir uma obra sem transtornos e gastos em excesso.

  • Tudo no papel: Calcule quanto tempo (semanas, meses…) e investimento (compra de materiais e mão de obra) serão necessários durante a reforma. Coloque tudo em uma planilha para controle.
  • Contrate bons profissionais: Busque referências antes de contratar o responsável pela reforma. Um bom profissional saberá como evitar os problemas que podem surgir e trará eficiência ao trabalho. No caso de uma obra maior, que envolva alterações estruturais ou fachadas, por exemplo, é imprescindível a presença de um engenheiro ou arquiteto.
  • Autorização e aviso: No caso de edifícios, converse com o síndico e informe sobre a obra. Se as regras do condomínio forem descumpridas, ele pode aplicar uma advertência ou exigir a paralisação. Avise também seus vizinhos sobre possíveis transtornos;
  • Instalações elétricas e hidráulicas: Se a sua reforma envolver instalações elétricas ou hidráulicas, não se esqueça de examiná-las antes de encerrar a obra. Preocupar-se com a iluminação e encanamento só no final pode destruir muito do que já foi feito e atrasar a finalização;
  • Consulte promoções: Fique de olho nas ofertas e saldões dos varejistas. O segmento de materiais de construção é recheado de opções e promoções podem ajudá-lo a economizar um bom dinheiro na hora da compra;
  • Proteja seus móveis: Não se esqueça de proteger os móveis antes de iniciar a reforma. Cubra-os com plásticos-bolha ou lençóis antigos. Para proteger o chão, use caixas de papelão. Se necessário, contrate os serviços de uma empresa especializada em guardar móveis;
  • Esteja presente: Acompanhe a reforma mesmo que não tenha conhecimento técnico. Sua presença é indispensável para que a reforma fique do seu gosto, além de servir para inspecionar o trabalho da equipe contratada;
  • Cuidado com o entulho: Restos de madeira, azulejo e outros tipos de resíduos de construção podem ficar espalhados pela obra. Se a reforma gerar muito entulho, contrate os serviços de uma empresa de caçambas;
  • Siga o roteiro: Siga fielmente o planejamento. Nada de resolver aproveitar a reforma da troca de azulejos para mudar outra coisa que não estava programada. Além de mais gasto, aumenta também o tempo para entrega da obra.

Ainda quer mais dicas para fazer uma reforma rápida gastando pouco? Então assista ao vídeo abaixo onde a Doma Arquitetura, parceira da Creditas, mostra diversas outras dicas para agilizar a reforma e gastar pouco. 

Se quiser conferir mais dicas da Doma, veja os matérias que foram criados na parceria com a Creditas:

São ótimos materias que vão te ajudar e muito na hora de fazer sua reforma.

Dicas para deixar sua casa mais agradável

Não está com dinheiro para reformar agora? Não se preocupe, pois às vezes um pequeno detalhe pode fazer toda diferença. Nessa hora, usar a criatividade é uma boa maneira de surpreender amigos e familiares. Acompanhe abaixo algumas dicas de como deixar seu lar mais simpático em passos simples:

Cores para decoração

Em ambientes com pouco espaço vale a pena investir na claridade. Use cores claras nos objetos (tapetes e roupas de cama, por exemplo) e opte por móveis translúcidos, que facilitam a passagem da luz.

Adesivos para decoração

Cômodos e corredores com paredes muito longas podem trazer uma impressão fria ao ambiente. Brinque com as cores e pinte-as em dois tons – um mais claro e outro mais escuro. Colar adesivos decorativos também é uma boa alternativa.

Flores para decoração

A sala deve receber atenção especial, afinal é o local dos convidados. Invista em plantas e flores que dão vida ao lar, sem esquecer de destacá-las. A mesa central e o rack são os móveis mais indicados e os cantos podem receber vasos maiores, chamativos.

Decoração: conserte os móveis

Móveis com a pintura lascada ou com puxadores quebrados podem ser restaurados sem grandes custos. Usando a criatividade, pegue tinta ou papel adesivo com as cores de sua preferência e trabalhe no conserto. Lojas de materiais de construção comercializam vários modelos de puxadores, alguns possuem formatos e tamanhos inusitados.

Crie móveis decorativos

Para quem deseja dar um toque diferente ao cômodo, vale a pena investir em móveis de fibra, caixas de madeira ou engradados para montar estantes, gavetas, porta-revistas, pufes e até sofás. Estas caixas podem ser adquiridas em qualquer sacolão ou feiras de rua.

Cuide de sua casa e, com frequência, faça mudanças para variar a decoração. Renovar o ambiente pode significar mais conforto e aconchego para você e seus convidados. Explore as possibilidades e mãos à obra!

Reformas são importantes para consertar ou renovar o ambiente. Para proteger ainda mais o seu bem, contrate um Seguro Casa. Você ganha uma assistência contra transtornos e mais segurança para seu patrimônio.

Gostou de conhecer as melhores dicas sobre reforma? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.