6 dicas para se adaptar ao home office

O isolamento social recomendado como prevenção ao coronavírus alterou a rotina de trabalho de milhares de pessoas. Sem poder sair de casa, a solução encontrada foi adotar o home office como alternativa para seguir com as atividades profissionais em dia e manter os cuidados com a saúde.

Porém, nem todo mundo está acostumado a trabalhar de casa. Como manter o foco e a produtividade ao fazer home office? Confira a seguir 6 dicas que vão te ajudar a se adaptar mais rapidamente ao trabalho remoto!

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Dicas para se adaptar ao home office

1 – Prepare-se antes de começar o home office

Para iniciar o dia com produtividade, procure acordar, tomar banho e o café da manhã com calma. Afinal, você não vai precisar enfrentar o trânsito, então faça tudo sem pressa. 

Coloque seu “look trabalho”, isto é, vista-se profissionalmente mesmo estando em casa, pois isso vai te ajudar a espantar a preguiça. Evite usar pijamas. E, por fim, escolha um ambiente tranquilo e confortável para trabalhar e comporte-se como se estivesse no trabalho. Afinal de contas, você está.

2 – Mantenha uma postura correta

No conforto de casa é muito fácil relaxar e ficar com uma postura errada. Por isso, nada de trabalhar deitado na cama ou sentado no sofá, pois isso pode acabar causando problemas de coluna.

Para evitar esses problemas, coloque o computador de trabalho em uma mesa e sente-se em uma cadeira com encosto. Deixe o mouse e o teclado em posições confortáveis para o uso.

3 – Concentre-se no trabalho

Para manter o foco, evite distrações dentro de casa. Desligue a TV, pois o silêncio vai te ajudar a se concentrar no trabalho. Se quiser ouvir música, prefira as menos agitadas e no volume baixo.

Outra dica é manter o celular longe de você, colocar no silencioso ou desligar as notificações. Também não perca tempo com Facebook, Instagram e Twitter. Deixe para usar as redes sociais nos intervalos.

4 – Tenha muita disciplina

Crie um cronograma diário com hora para iniciar o trabalho, pausa para o almoço e horário para finalizar as atividades do dia. Respeite estes horários para ajudar o corpo a se acostumar com a rotina de trabalho em casa.

Outra boa dica é fazer uma lista de tarefas do dia, isso ajuda a manter a determinação e foco em cumprir cada um dos itens. É muito fácil perder a noção do tempo em casa, então fique de olho também para não trabalhar em excesso.

5 – Controle seus horários

Faça pequenas pausas de 5 minutos a cada 30 minutos de trabalho para tomar um café, beber água e comer alguma coisa. Aproveite os intervalos para se espreguiçar ou fazer alongamentos. Seu corpo vai agradecer!

Não fique por horas e horas na frente do computador sem fazer refeições. Na hora do almoço, pare tudo! É importante alimentar-se bem para manter sua imunidade.

6 – Comunique-se com seus colegas de trabalho

Fale com sua equipe e gestores com frequência ao longo do dia. Isso evita confusão e atraso nas entregas. Tome cuidado para não se isolar do trabalho porque não está no escritório. Mantenha contato por telefone, email, Whatsapp e vídeo conferência.

E, em casa, deixe claro para a sua família que você está trabalhando para que evitem pedir favores ou conversar em momentos indevidos.

Com estas dicas, aos poucos você vai conseguir se adaptar ao home office sem maiores problemas. Lembre-se de que nem todo mundo tem o privilégio de trabalhar em casa, então aproveite para manter seus cuidados com a saúde e ajude no combate à pandemia de coronavírus.

Contrate um seguro residencial

E já que você vai passar a maior parte do seu tempo em casa, é importante você contar com um seguro residencial. Esse seguro pode amenizar diversos transtornos e te auxiliar em horas de emergência. Com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país, você pode fazer a cotação agora mesmo e ser atendido com rapidez.

Para isso, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO RESIDENCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *