O que são Doenças Preexistentes no Seguro de Vida? Entenda!

doença preexistente

A contratação de um Seguro de Vida é uma forma de se proteger e amparar as pessoas mais importantes para você. Infelizmente, não conseguimos prever o dia de amanhã e manter-se protegido é uma atitude sensata de quem tem amor pela vida. Apesar do crescimento da contratação deste produto, algumas dúvidas ainda pairam na cabeça de algumas pessoas, ainda mais quem tem doenças preexistentes. Será que é possível fazer um Seguro de Vida tendo uma doença?

Antes de falar se é possível realizar a contratação de um seguro com alguma doença, abordaremos a questão sobre o que são essas doenças preexistentes e quais estão listadas, normalmente, no momento de realizar a contratação de um Seguro de Vida.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é uma doença preexistente?

Entre muitas dúvidas que surgem em cima deste assunto, é muito importante saber o que, de fato, são essas doenças. Uma doença preexistente é aquela que já se tem conhecimento no momento da contratação do Seguro de Vida. Ou seja, se você tem câncer e possui o diagnóstico comprovando a enfermidade, no momento de realizar a contratação do Seguro de Vida é necessário passar essa informação ao corretor.

Acredita-se que, por ter uma doença preexistente, as pessoas não podem fazer um Seguro de Vida. Mas, via de regra, ela não impede este tipo de contratação. Por isso, é muito importante não omitir essa informação já que, neste caso, você pode perder a cobertura.

É importante mencionar que essa definição de doença preexistente está na Circular nº 302/2005, da SUSEP, principal órgão regulador do mercado de seguros no Brasil.

Quais são as doenças e lesões preexistentes?

Quando falamos em doenças preexistentes, algumas são mais comuns e, normalmente, estão presentes nas Condições Gerais das apólices de seguro. Abaixo, listamos as principais e detalhamos um pouco sobre essas enfermidades.

  • Anemia

Uma das doenças mais comuns ao redor do mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) ela acomete cerca de 30% da população mundial.

O principal fator causador desta doença é a redução da hemoglobina no sangue. Isso faz com que a pessoa tenha uma significativa redução dos níveis de oxigênio transportados no organismo. Um dos motivos causadores da anemia pode ser por deficiência de ferro ou até problemas genéticos que prejudicam o desenvolvimento da hemoglobina.

  • Hérnia

O nome “hérnia”, na verdade, é um termo médico utilizado quando algum órgão interno tem um escape, seja ele parcial ou total. As hérnias mais comuns são as que ocorrem pelo umbigo ou a hérnia inguinal, que é quando um pedaço do intestino consegue se deslocar pela parede do abdômen e ficar visível debaixo da pele na região íntima.

Os principais motivos causadores dessa doença podem ocorrer por conta de uma má formação congênita ou até por um enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos.

  •  Hipertensão

Outra doença extremamente conhecida entre as pessoas. Também segundo dados da OMS, cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo sofrem da famosa “pressão alta”.

A hipertensão passa a ser considerada uma doença crônica quando há valores de pressão maiores ou iguais a 140/90 mmHg.

  • Câncer

Outra doença preexistente é o câncer. Ele é uma enfermidade causada, principalmente, pelo crescimento desordenado das células, que invadem tecidos saudáveis e formam tumores pelo corpo. Já foram diagnosticados pelo menos 100 tipos de cânceres diferentes.

  • Doenças cardíacas

Além das doenças listadas acima, podemos englobar as doenças cardíacas como preexistentes. Alguns destes distúrbios são:

  • Angina;
  • Arritmia;
  • Cardiomiopatia;
  • Endocardite;
  • Hipertensão;
  • Infarto;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Sopro no coração, entre outros.

Pessoas com doenças preexistentes podem fazer seguro de vida?

Não necessariamente. O que precisa ser entendido no momento de realizar a contratação de um Seguro de Vida é que todos os dados precisam ser informados, incluindo, claro, se o possível segurado tem uma doença preexistente. A omissão de informação, assim como em qualquer tipo de seguro, abre margem para que as seguradoras não realizem o pagamento da indenização assim que souberem.

Quando o segurado responde no questionário sobre o Seguro de Vida que tem uma doença preexistente, isso não o impossibilita, automaticamente, de ter o risco aceito pela seguradora. As seguradoras têm liberdade para recusar ou aceitar um interessado, mas não será somente por conta da doença preexistente que haverá essa tomada de decisão.

No momento da análise do perfil é feito um cruzamento com uma série de dados que vão desenhar o perfil de risco do segurado. E é por meio desse cruzamento de informações que a seguradora aceitará ou não o risco. Entre os dados avaliados estão fatores como idade, se tem ou não uma doença preexistente, qual é o tipo de doença, letalidade da enfermidade, existência de tratamentos terapêuticos, estilo de vida etc.

Qual a carência para doenças preexistentes?

Normalmente, e dependendo da enfermidade, as apólices de seguro podem estipular um prazo de carência de até 24 meses. Durante este período, o segurado não terá direito a indenizações que estejam relacionadas à doença preexistente. Por exemplo: se houve a contratação de um Seguro de Vida, a seguradora estipulou um prazo de carência de 12 meses e, neste período, se o segurado faleceu em decorrência da doença preexistente, não haverá o pagamento da indenização.

Mas para saber com exatidão, é necessário conversar com o seu corretor e ver a situação para o seu caso específico. Pode ser que você tenha uma doença preexistente e não tenha carência nenhuma.

Contrate um Seguro de Vida agora mesmo

Após entender um pouco mais sobre as doenças preexistentes no Seguro de Vida, aproveite e faça a cotação agora mesmo para o seu perfil. O Seguro de Vida é a proteção ideal para quem se preocupa com a qualidade de vida e quer garantir o futuro da família e dos entes queridos. 

Entre em contato com a Minuto Seguros para cotar o seu Seguro de Vida. Somos a maior corretora de seguros online do país e contamos com as melhores seguradoras do mercado ao nosso lado. Nosso time é formado por especialistas, prontos para lhe atender e oferecer todo suporte em caso de dúvidas com doenças preexistentes ou quaisquer outros assuntos.

Clique no botão abaixo para cotar agora mesmo e preencha nosso formulário online. Se preferir, temos a opção de atendimento por telefone: basta ligar para o número 0800 882 0656 de forma gratuita para ser auxiliado por um de nossos especialistas.

COTE SEGURO DE VIDA GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *