Luz de freio não acende: o que está acontecendo e como consertar

car lamp 875899 Luz de freio não acende: o que está acontecendo e como consertar

Quer tirar suas dúvidas sobre luz de freio? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra como ela funciona e muito mais sobre essa importante equipamento de segurança.

A luz de freio, assim como outras lanternas que o veículo possui, serve para sinalizar uma ação do carro aos outros motoristas na via. Neste caso, que ele está freando. Mas, como qualquer outra parte da mecânica ou da carroceria, ela está sujeita a defeitos. Então, se a luz de freio não acende ao pisar no pedal, o que deve ser feito?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se a luz de freio não acender, isto é um problema que necessita de atenção e prioridade do proprietário do automóvel. Afinal, este defeito pode acabar resultando em uma colisão traseira, pois outros carros que estão na rua e vêm atrás podem não notar a frenagem.

Como funciona a luz de freio do carro

Conheça um pouco mais sobre a luz de freio do seu carro.

Componentes

Em primeiro lugar, antes de explicar porque a luz de freio não acende, vamos listar os seus componentes:

  • – Um fusível;
  • – Um interruptor de luz de freio (cebolinha);
  • – Duas lâmpadas de 21 watts;
  • – A fiação que faz as ligações elétricas.

Na falta ou defeito de qualquer um dos componentes, o funcionamento já pode ser comprometido.

Funcionamento

O funcionamento da luz de freio é bem simples e prático: ao pisar no pedal do freio, o interruptor é acionado, levando energia para o circuito e, assim, às lanternas.

Vale lembrar novamente que, quando a luz de freio não acende, há um grande risco à segurança dos ocupantes do automóvel e de outros veículos.

Afinal, este é o único recurso disponível para sinalizar aos outros motoristas que você está freando. A luz acende em uma fração de segundo até mesmo antes do motorista pisar totalmente no pedal, permitindo que a pessoa de trás perceba e possa frear a tempo.

Motivos para a luz de freio não acender

luz de freio não acende - Problemas nos fusíveis ou nos interruptores

Vejas os principais problemas que impactam o funcionamento da luz de freio.

1. Problemas nos fusíveis ou nos interruptores

Fusíveis ou interruptores com defeitos podem ser os principais motivos para a luz de freio não acender. Na maioria dos automóveis, esta parte fica localizada junto ao pedal de freio, onde está conectada a dois fios que serão utilizados para testar se o problema vem de lá.

Ao identificar este item em seu automóvel, busque pela peça conhecida como cebolinha. Geralmente ela fica bem próxima ao pedal e, na maioria das vezes, localizada um pouco acima.

Agora, para fazer o teste e saber se a luz de freio não acende por conta desta peça:

  1. Desconecte os dois fios da cebolinha e ligue um ao outro – porém lembrando de estar com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas, de modo que seja possível o teste.
  2. Feito isso, gire a chave na ignição apenas para acender o painel e confira se todas as lâmpadas acendem ou não.

Dessa maneira, caso as lâmpadas funcionem normalmente, conclui-se que a cebolinha está queimada. No entanto, se ainda assim a luz de freio não acender, será necessário verificar o fusível. Neste caso, o ideal é consultar as instruções presentes no manual do proprietário, pois as informações são específicas de cada modelo.

2. A lâmpada pode estar queimada

Caso o problema ainda não tenha sido encontrado com as orientações anteriores, é possível que a luz de freio não acenda por conta de lâmpadas queimadas. 

Trocar a lâmpada, inclusive, é bem simples. O processo pode ser feito inteiramente sem sair de casa, porém, se  preferir, basta lavar o carro a um mecânico.

O preço da lâmpada pode variar até R$ 40. Lembrando também que o valor dependerá do modelo da lâmpada e do veículo.

3. Outras possíveis causas

Por fim, se ainda depois de todas as verificações anteriores o problema da luz não acender ao frear permanecer, a melhor alternativa é levar o carro num especialista em elétrica automotiva.

Indicamos levar a um especialista pelo fato do problema ser bem mais específico do que simplesmente trocar a lâmpada ou ajustar a cebolinha que está queimada.

Quando a luz de freio não acende e você tentou os procedimentos acima, há mais complicações a serem resolvidas. Isso pode envolver, por exemplo, o chicote e outras partes do circuito ou até mesmo o computador de bordo.

Qual o valor da multa por problema na luz de freio

Mas, além do fator de segurança, ainda existem outras complicações por andar com a luz de freio irregular. Isto é passível de multa caso seja flagrado por alguma autoridade do trânsito e o motorista deverá arcar com uma infração média no valor de R$ 130,16 e ainda perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pronto, agora você já sabe quais são os problemas que podem causar a complicação da luz de freio não acender. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *