Seguro pirata: saiba como identificar e fugir deles

seguro auto 1 Seguro pirata: saiba como identificar e fugir deles

Quer tirar suas dúvidas sobre seguro pirata? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar tudo que você precisa saber para evitar problemas.

De acordo com dados divulgados pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros), o seguro pirata movimenta (anualmente) entre R$ 7,1 bilhões e R$ 9,4 bilhões no Brasil.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Apesar de lucrativo, esse tipo de proteção veicular é perigoso para os proprietários de carros. Mas o que é seguro pirata? Como identificá-lo? O que fazer quando se é vítima dele? Descubra a resposta nos próximos tópicos!

O que é seguro pirata?

O seguro pirata promete todas as proteções e direitos ao segurado em caso de sinistros – apenas uma promessa. Na verdade, esse tipo de seguro é comercializado por empresas com CNPJ, mas sem autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Essa entidade é responsável pela fiscalização e o controle do mercado de seguros.

No geral, as empresas que oferecem o seguro pirata são associações ou cooperativas. Ao contrário das corretoras de seguro, não fazem uma apólice, mas uma proposta de associação mediante o pagamento da taxa de adesão.

Quanto ao valor das mensalidades, podem custar até 3 vezes menos do que as de uma apólice. Além disso, varia de acordo com o número de associados e sinistros ocorridos. Embora pareça vantajoso para o bolso, não é tão bom assim quando o seguro é acionado, uma vez que existem muitas restrições para obter as coberturas. 

Ademais, o segurado descobre que muitos dos danos do carro não serão reparados. Dessa forma, o proprietário do veículo sai no prejuízo e com um sentimento de frustração.

Como identificar e evitar um seguro pirata

Para não cair na armadilha do seguro pirata, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de assinar um contrato. Quais são eles? Confira a seguir.

Verifique se a empresa é autorizada pela SUSEP

Vale ressaltar que para comercializar seguros, é necessário que a empresa seja autorizada pela SUSEP. Sendo assim, o proprietário do veículo deve fazer uma consulta no site da instituição para garantir que a empresa tem esse registro oficial.

Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página da SUSEP para consultar entidades licenciadas;
  • Clique em “Iniciar” no menu ao topo. Ao fazer isso, uma nova guia será aberta contendo a página “Relação de Empresas”;
  • Você terá de preencher os campos “Digite o nome da empresa”, “Escolha o Estado” e “Escolha o Tipo de Empresa”;
  • Clique em “Procurar”;
  • Feito isso, você terá uma listagem com as empresas encontradas onde poderá consultar CNPJ, o Código FIP, o endereço, telefone e data de autorização/cadastramento.
  • Você ainda pode consultar “Informações sobre Seguradora” e “informações sobre Dependências e Representações”.

consulta susep bradesco Seguro pirata: saiba como identificar e fugir deles

Desconfie de valores muito baixos

Algo que leva o custo do seguro pirata ser menor que o das seguradoras é a ausência de um fundo reserva. Para as seguradoras, esse fundo é obrigatório e garante que os segurados terão as indenizações quando precisarem.

Por outro lado, as associações ou cooperativas dependem do pagamento dos associados para cobrir os custos dos sinistros. Em caso de inadimplência, o proprietário pode ficar na mão. Sendo assim, desconfie de valores muito baixos em relação ao mercado de seguros. É possível que esteja diante de um seguro pirata.

Atenção a avaliação de riscos para o seguro

Antes de fixar o valor da apólice, as seguradoras avaliam uma série de fatores a respeito do carro e do proprietário. Afinal, é um risco que estão assumindo. Já o seguro pirata não realiza esse tipo de avaliação, pois estipula a quantia da proteção com base no preço do carro na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Por isso, se não houver uma avaliação prévia do veículo, desconfie. Ainda mais se no lugar da nomenclatura “apólice de seguros” estiver algo como “proteção veicular” ou “clube de benefícios”.

Pesquise a reputação da empresa

Para garantir que você irá contratar um seguro de uma empresa confiavel é importante pesquisar as avaliações nas redes sociais, Google Meu Negócio e, principalmente, Reclame Aqui.

Se a empresa tiver algum problema, provavelmente será possível encontrar nessas avaliações.

Denuncie

Ao se deparar com uma oferta de seguro de associações de proteção veicular  ou cooperativa, ou mesmo se tiver dúvidas sobre a procedência da empresa, visite a página da SUSEP. Lá, há uma área específica para pesquisar pelo nome da entidade e verificar se ela tem aval da superintendência. Clique e consulte.

Se não encontrar a empresa no site, desista do negócio e faça uma denúncia através do Fale Conosco da SUSEP. Assim, você ajuda o mercado e ainda colabora para que futuros consumidores não sejam enganados.

Contrate com quem tem autorização. Procure sempre uma corretora ou um corretor de seguros que irá orientá-lo como contratar um seguro de verdade, que realmente proteja seu patrimônio.

Faça a cotação de seguro na Minuto Seguros

Para encontrar apenas opções seguras de seguro auto e ainda economizar até 30% na renovação você precisa utilizar a Minuto Seguros.

E para isso você pode utilizar a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode ter os preços de até 17 seguradoras para encontrar o plano ideal para você.

São muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;
  • Bicampeões Prêmio Reclame AQUI: ganhamos em 2021, pela segunda vez, o Prêmio Reclame AQUI de melhor empresa de seguro online. Um reconhecimento pela excelência do nosso atendimento.
  • Confiabilidade: Somos a maior corretora online do Brasil. Oferecemos soluções de seguros para proteger suas conquistas de forma simples, rápida e econômica. Seguro personalizado do seu jeito é aqui!
  • Personalizaçãoas cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para tirar dúvidas, negociar e fechar o seguro ideal para você.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Vejas as respostas sobre as principais dúvidas sobre seguro pirata.

Como saber se a seguradora é confiável?

Para verificar se uma seguradora é confiável, o primeiro passo é consultar seu cadastro na SUSEP. Se ela estiver cadastrada e autorizada pelo órgão, é sinal de que atua conforme a legislação, mas essa não é a unica ação para descobrir se ela é confiável.

Para saber se a seguradora é confiavel, fique atento a:

  • Desconfie de valores muito destoantes;
  • Compreenda como é feita a avaliação de riscos para o seguro;
  • Pesquise a reputação no Reclame Aqui.

Agora que você já sabe tudo sobre seguro pirata, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de deixar seu veículo seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *