Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Entendendo os seguros: o que é franquia?

O que é franquia?

Entender o “segurês” e seus termos técnicos não é uma tarefa fácil. Aqui na Minuto Seguros, queremos que você compreenda cada vez mais sobre o meio e traremos, frequentemente, posts que auxiliem nesse processo.

Não deixe de participar com sua dúvida ou sugestão de termo acessando nossos canais no Facebook e no Google+. Nossa intenção é colaborar explicando exatamente aquilo que você quer saber.

O que é franquia?

A franquia é o valor fixado na apólice que representa a participação do segurado nos prejuízos resultantes de cada sinistro de Perda Parcial.

As franquias aplicadas no Seguro Auto são “dedutíveis”, isto significa que a indenização a ser paga pela seguradora corresponde ao valor total dos prejuízos, deduzindo-se o valor da franquia.

Por que ela existe?

Caso não tivéssemos a franquia nos seguros de automóvel, todos os prejuízos seriam indenizados pelas seguradoras, inclusive aqueles decorrentes de pequenas batidas, arranhões, etc.

Ocorre que o preço do seguro seria muito, muito maior, afinal as seguradoras teriam que gastar muito mais por conta de uma infinidade de acidentes.

Podemos dizer que a franquia tem um importante papel de influenciar o comportamento de alguns motoristas, que agem de forma inadequada no trânsito. Afinal, com ela, o segurado também “participa” dos prejuízos envolvidos nos acidentes.

Quando ela não se aplica?

É proibida a aplicação da franquia em sinistros de incêndio, queda de raio e explosão do veículo segurado, bem como em todos os eventos de sinistros que resultem em uma Indenização Integral (ex: roubo ou furto total do veículo, colisões que resultem na perda total do veículo, etc).

Os seguros de automóvel comercializados pelas principais seguradoras também não aplicam a franquia quando o segurado aciona a cobertura de “responsabilidade civil facultativa” (danos materiais e danos corporais a terceiros), isto é, sobre os prejuízos causados a terceiros e que serão reembolsados pela seguradora.

Tipos de franquia

As duas opções de franquias mais comuns disponíveis são a Normal e a Reduzida. A diferença entre elas está no preço do seguro. Ao optar pela Reduzida, o consumidor receberá um valor mais elevado que se escolhesse a Normal.

Costuma-se aconselhar a Franquia Reduzida para motoristas com menos experiência, para os mais receosos ou aqueles propensos a se envolverem em acidentes.

Aqueles que desejam economizar, optam pela Franquia Normal, mas devem se manter cientes que, em caso de acionamento do sinistro, a parte a ser paga para fazer os reparos será bem maior.

Como você deve saber, só é possível acionar o seguro se os danos em seu veículo ultrapassarem o valor definido na franquia. Você paga o valor “mínimo” e a seguradora completa com o restante para realizar o conserto.