Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Dicas de como manobrar carros

Ter um carro é uma alegria para muita gente. Um grande investimento e um sonho realizado. Por isso, ter cuidado com eles nunca é demais. A responsabilidade de ter um automóvel é muito grande e o cuidado dele deve estar no topo da lista das “obrigações” do motorista. Dentro dos cuidados para zelar bem pelo carro, um deles é o fato de manobrar carros.

manobrar carros

Muitas pessoas, mesmo que dirigindo há algum tempo, ainda sentem dificuldades em manobrar o carro e acabam, inclusive, danificando com pequenos riscos e amassados em estacionamentos mais apertados ou em balizas. Mais do que saber manobrar carros, isso deve ser feito com segurança. E afinal, você sabe conhece todas as dicas e macetes de como fazer isso?

Atenção e cuidado ao manobrar carros

manobrar carros - atenção ao estacionar

O momento da manobra é extremamente crucial e isso requer muita atenção do condutor. O tipo da vaga escolhida vai fazer com que você tenha que decidir qual a melhor posição para o carro, de modo que ele entre sem nenhum arranhão ou batida. Separamos alguns tipos de vagas mais comuns e o melhor jeito para manobrar em cada uma delas.

Vagas em 90º ou inclinadas

manobrar carros - vagas inclinadas ou em 90°

Vagas geralmente estão localizadas em mercados ou shoppings centers. Esse tipo de vaga é o mais simples de entrar, mas nem por isso requer menos atenção atenção com todos os pontos, inclusive com os retrovisores. Embique seu carro do lado contrário à vaga, bem pouco à frente, fazendo com que a traseira dele fique em direção a vaga. Em seguida, entre de ré e vai esterçando o carro conforme o espaço da vaga. Essa sugestão de como manobrar carros vai facilitar, por exemplo, na hora de você sair, pois o veículo estará de frente.

Vagas paralelas

manobrar carros - vagas paralelas

Essa talvez seja o tipo de vaga mais difícil que existe, pois exige a temível baliza, um terror para quem está aprendendo a dirigir. Muitas pessoas optam até pelo sensor de estacionamento para ajudar nesses casos.

Para entrar nessa vaga, acione a seta para o lado da vaga antecipadamente. Pare o carro paralelamente ao veículo da frente e deixe os parachoques traseiros alinhados. Logo após vire todo o volante para o lado da guia e comece a dar ré em baixa velocidade, sentindo se o carro está entrando com perfeição na vaga.

Em seguida vire o volante para o outro lado até enxergar no retrovisor o farol dianteiro que estiver mais próximo a guia do automóvel de trás. Depois vire completamente para o outro lado e ajeite para entrar na vaga, sempre olhando nos retrovisores.

Preste atenção nas descidas

manobrar carros - ruas com descidas

Em uma vaga em descida, garanta que seu freio de mão está com a manutenção em dia, afinal, ele é peça fundamental nesse processo, fazendo com que o carro não desça.

Outra dica bastante importante é sempre deixar a primeira marcha engatada, isso vai fazer com que a inércia do carro seja mantida ao manobrar carros com perfeição.

Acessórios que auxiliam a manobra

Hoje em dia com a avançada tecnologia automotiva, as montadoras oferecem mais facilidade para estacionar com segurança. Sensores de distância e câmeras de ré fazem com que seu campo de visão sejam ampliados, fazendo com que a manobra do carro seja mais simples.

Mas é muito importante tomar cuidado com os aparelhos que não vêm de fábrica, porque eles, geralmente, podem apresentar problemas, colocando sua segurança em risco.

As sinalizações devem ser respeitadas

manobrar carro - respeite as placas e vagas

Agora que você já entendeu como manobrar carros, não se esqueça de respeitar as sinalizações nas vagas de estacionamento e nas vias públicas. Recentemente, a multa por parar na vaga de idoso e deficiente subiu e hoje é até em shoppings e mercados, você pode ser multado.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS