Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Multa por parar na vaga de deficiente ou idoso subiu! Você sabia?

 

multa por parar na vaga de deficienteMais uma resolução de trânsito sofreu alteração no início do ano e pouca gente soube. Desde janeiro de 2016, a multa por estacionar o carro indevidamente na vaga de deficientes físicos ou idosos está 140% mais cara. Além disso, ela não é mais considerada uma infração leve, de 3 pontos. O CTB (Código Brasileiro de Trânsito) alterou a punição e agora ela é considerada grave, com 5 pontos . O valor da multa passa de R$53,20 para R$127,69 e vai ficar mais cara em novembro, com o reajuste nos valores.

Já válida para todo o país, essa medida de vagas especiais está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, uma lei federal aprovada em 2015.

Multa vai valer até nos supermercados e shoppings

E, para quem pensa que a lei não vale em shoppings e supermercados, está bem enganado. Agora, até quem estacionar ilegalmente nesses estabelecimentos poderá sofrer a sanção. No entanto, nesses casos, é necessário a administração entrar em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e solicitar um fiscal.

Portanto, se você tem o direito de ter o cartão de idoso ou deficiente físico, informe-se com a prefeitura da sua cidade para obtê-lo. Segundo a CET, só em 2015, mais de 6 mil motoristas foram autuados por estacionarem inadequadamente nessas vagas.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS