Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Como dirigir em terrenos diferentes

 

dirigir em terrenos diferentesGuiar um carro em ruas asfaltadas e bem pavimentadas pode ser muito simples para os motoristas, mas nem sempre essas condições serão encontradas. Estradas de terras, rodovias com muitas curvas, locais com lama ou ruas de paralelepípedos são apenas algumas das adversidades mais comuns de nos depararmos.

Por isso, saber exatamente como se portar ao volante nessas situações é importante para evitar acidentes. Até tratamos um assunto parecido em nosso blog, mostrando cuidados em ruas e estradas esburacadas.

Mas, agora vamos mostrar outras situações adversas para os motoristas se atentarem e aprenderem dicas importantes de como dirigir em terrenos diferentes e fora do convencional.

Estradas de terra

Esses locais podem ser muito prejudiciais ao carro, por isso, atentar-se e guiar com cuidado é essencial. Analise bem as condições do terreno, pois quanto mais solta a terra estiver, menos aderência o carro vai ter.

Outro ponto importante é verificar se o percurso tem muitas subidas e se há possibilidade de chuvas. Se a estrada for com terra muito fofa ou terra vermelha, o perigo do local se tornar um lamaçal é muito grande. Nessas situações os atolamentos acontecem com muita frequência, a menos que o veículo seja um 4×4 com tração nas rodas.

Ruas de paralelepípedo

O grande perigo desse tipo de terreno é o fato dele ser bem escorregadio. Andar com o carro em alta velocidade nessas ruas pode render a falta de aderência numa possível freada mais brusca, por isso, mantenha sempre a velocidade baixa, ainda mais se o veículo estiver carregado ou com muitos passageiros.

Pneus carecas são grandes vilões dos motoristas em ruas de paralelepípedo, principalmente. Por isso é importante fazer a manutenção frequente, como a calibragem, além de manutenções a fim de evitar problemas.

Rodovias cheias de curvas

Outro grande problema, ainda mais para viajantes de primeira estrada. Rodovias com muitas curvas e sem a devida proteção podem ocasionar capotamentos e outros acidentes graves. Atentar-se às condições da via e estar completamente descansado é o mínimo para guiar com segurança.

Tenha em mente que manter uma aceleração reduzida nesses casos também é importante. Se o veículo for grande e estiver pesado, reduza ainda mais nas curvas.

Guiar um carro deve ser cauteloso em qualquer tipo de terreno, mas em alguns casos vale redobrar a atenção para não ocorrerem situações desagradáveis.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS