8 festas populares brasileiras que você precisa conhecer

festa popular carnaval brasil 8 festas populares brasileiras que você precisa conhecer

Quer saber quais são as festas populares brasileiras mais importantes? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai conhecer as 8 comemorações nacionais que você não pode perder se quer conhecer as tradições brasileiras.

Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, Carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo. Claro que sempre há um destaque, mas não se pode negar que as festas populares brasileiras são atrativas, independente do estado ou ocasião.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Quem está planejando viajar pelo Brasil, pode ter uma certeza: sempre haverá uma festa, mesmo que em proporções menores, para curtir e conhecer a cultura local. Por exemplo, para quem quer aproveitar o sol e conhecer as melhores praias do Nordeste, apostar no Carnaval pode ser uma boa opção. Já para quem prefere um friozinho e a época natalina, o Natal Luz, em Gramado, é a escolha certeira.

A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo.

Pensando nisso, listamos seis festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diversas formas. Veja os grandes eventos espalhados pelo país e escolha um para curtir.

Quais as melhores festas populares brasileiras

Confira abaixo uma lista das festas mais populares do Brasil.

Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras

festa populares brasileiras - Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras

Não há como falar em festas populares brasileiras e não citar o Carnaval, simplesmente a mais tradicional festa popular do Brasil e, provavelmente, uma das preferidas da população e dos turistas. Ao redor do mundo é possível conhecer outras festas de Carnavais, mas a tradição brasileira é destaque.

O evento ocorre entre fevereiro e março e movimenta multidões pelo país inteiro. Oficialmente, são quatro dias de folia, que são determinados com base na data do Domingo de Páscoa daquele ano. A festa conta com muita diversão em diversos estados do país, mas quem vive no Brasil sabe que o Carnaval dura muito mais do que isso. São dias de antecedência para curtir a festa e uns bons dias após o Carnaval. É uma das festas populares mais longas.

O interessante do Carnaval é que cada região tem as suas particularidades e tradições, o que torna essa festa ainda melhor. Por exemplo: em Recife o Carnaval é muito diferente de São Paulo. Assim como o Carnaval de Belo Horizonte é diferente do Rio de Janeiro.

festas populares brasileiras - Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras

Dentre os acontecimentos mais populares do Carnaval estão os trios elétricos de Salvador que arrastam multidões pela cidade, as belíssimas escolas de samba cariocas e os bloquinhos de rua. Sem dúvida, um Carnaval completo passa por um desses pontos.

Para quem desejar curtir esta que é uma das maiores festas populares brasileiras, a escolha dos destinos mais procurados passa por Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Quando é comemorado?

A data em que o Carnaval é comemorado pode variar, pois ela é ligada a data da Páscoa, sendo celebrado 47 dias antes da Páscoa. No ano de 2023, o Carnaval será entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé

festas populares brasileiras - Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé

A Bahia sabe como fazer uma boa festa. Uma das festas populares brasileiras mais famosas e a segunda maior desse estado é a Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma procissão em Salvador, que reúne mais de 800 mil pessoas todos os anos. O evento acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

As pessoas se vestem de branco e seguem da igreja da Conceição da Praia para a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Um trajeto de cerca de 8 quilômetros. Ao chegar na igreja do Bonfim, as baianas vestidas de trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenageiam Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.

As baianas também despejam água na cabeça dos fiéis como forma de representar o símbolo da fé e da esperança, fazendo com que essa seja uma das festas populares brasileiras mais simbólicas para os que a acompanham.

Quando é comemorada?

A Lavagem da Escadaria do Bonfim acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro.

Festa de São João ou Festa Junina: danças, fogueira e tradição

festas populares brasileiras

Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas.

E por falar em tradição, a festa tem como característica marcante, as danças juninas em volta da fogueira. Como a festa ganhou algumas variações, em cada estado há peculiaridades bem interessantes.

No Nordeste, a Festa de São João traz grupos e competições, sendo as mais famosas em Salvador, na Bahia, em Caruaru, Pernambuco, e a maior do mundo em Campina Grande, Paraíba.

Já na região Sudeste, o diferencial desta que é uma das festas populares brasileiras de maior sucesso, são as tradicionais quermesses. Com diversas barraquinhas de comida ou de brincadeiras, o evento movimenta a cidade de São Paulo e todo o resto do estado.

Quando é comemorado?

Como o próprio nome indica, a festa junina acontece durante todo o mês de junho. Nele, cada fim de semana é dedicado à homenagem de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins

festas populares brasileiras - Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins

Saindo um pouco do Nordeste e indo para a região Norte, o Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais belas do mundo e acontece na maior floresta do planeta, a floresta amazônica, mais especificamente na cidade de Parintins.

O Festival Folclórico acontece na última semana de junho, quando as pessoas se reúnem no estádio – que tem formato de uma cabeça de boi – conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.

A tradição do evento é dividida entre dois personagens: o Boi Caprichoso, da cor azul, e o Boi Garantido, da cor vermelha, que disputam o posto de mais belo, em apresentações sensacionais que duram 3 dias. Esta sem dúvidas, é uma festa popular brasileira que merece ser conhecida.

Quando é comemorado?

A Prefeitura de Parintins confirmou que a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins acontecerá entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2023.

Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo

festas populares brasileiras - Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo

Esse é um daqueles eventos para quem gosta de aproveitar ao máximo, visto que a Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias. Por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração.

Ela acontece em Barretos, interior de São Paulo, e é cercada de rodeios e shows sertanejos. Atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.

Quando é comemorado?

Em sua 66ª edição, a Festa do Peão de Barretos acontecerá de 17 a 27 de agosto de 2023

Congada: história e crença nas festas populares brasileiras

festas populares brasileiras - Congada: história e crença nas festas populares brasileiras

Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações de fé e mística, a Congada realiza a fusão entre crenças culturais africanas e católicas, com músicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná.

Quando é comemorada?

A data em que a Congada é comemorada depende do local da festividade, mas ela normalmente acontece entre os meses de maio e outubro.

Folia de Reis

Esta é uma das mais tradicionais e celebradas festividades brasileiras. Comemorada desde meados do século XVIII, a manifestação faz parte da tradição católica e celebra a adoração dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – e sua visita ao menino Jesus.

Essa festa reúne cortejos compostos de um mestre, um contramestre, os três reis magos e diversos palhaços, alferes e foliões . Eles utilizam roupas coloridas e brilhantes e andam pelas ruas da cidade tocando e dançando de porta em porta para proferir louvações e receber dinheiro e presentes.

Quando é comemorada?

A Folia de Reis dura 12 dias, ocorrendo no dia 24 de dezembro (véspera do nascimento do menino Jesus) e 6 de janeiro (quando os Reis Magos chegam a Belém).

Qual sua origem?

A origem do Reisado remonta às tradições cristãs de Portugal e Espanha. Ela foi trazida ao Brasil pelos europeus em meados do século XVIII.

Natal Luz em Gramado

natal luz gramado 8 festas populares brasileiras que você precisa conhecer

Decoração de Natal em Gramado, na serra gaúcha – Cleiton Thiele, Natal Luz/Divulgação

Natal Luz é uma série de eventos com temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do próximo ano.

Quando é comemorada?

O Natal Luz Gramado 2022, ocorrerá de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

Se quiser saber mais sobre o destino e esse evento, temos um guia completo sobre o Natal Luz em Gramado.

Antes de viajar, cote seu seguro viagem!

Mas antes de sair viajando pelo Brasil afora, fazer um seguro viagem é fundamental para garantir a proteção em caso de qualquer eventualidade. Principalmente para quem opta por viajar de avião ao fazer seu roteiro, o seguro é uma garantia, por exemplo, em casos de bagagens extraviadas.

Cote o seu seguro agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país. Para fazer uma cotação é bem simples: clique no botão, preencha o formulário em nosso site ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. Eles terão um plano adequado às suas necessidades e à viagem que você pretende realizar.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica, simbólica e de beleza incomparável.

12 comentários sobre “8 festas populares brasileiras que você precisa conhecer

  1. Obrigada!Gostei muito!Estou realizando um trabalho com meus alunos sobre Festas Populares e achei i máximo esta pesquisa.Abraços!!

    1. Oi, Isabelle, tudo bem? As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *