Minuto Seguros

Seguro de Vida tem Carência?

O Seguro de Vida, assim como qualquer outro produto deste ramo, tem particularidades e é preciso entendê-las antes de oficializar a sua contratação. Por exemplo, será que eu posso contratar um Seguro de Vida para uma pessoa com estado terminal e menos de 2 meses de vida? Há carência no seguro de vida neste caso?

Por isso é preciso entender as principais questões atreladas ao Seguro de Vida, como o que ele é, o que é a carência do seguro, se este seguro tem carência assim como planos de saúde, algumas coberturas básicas e quando vale a pena contratar seguro de vida.

O que é um Seguro de Vida

O Seguro de Vida é um produto que garante proteção financeira aos beneficiários do segurado em caso de morte do mesmo.

Ele inclui o pagamento da indenização, prevista na apólice no momento da contratação, aos beneficiários em caso de morte do contratante. Mas as coberturas comuns nesse tipo de apólice vão além.

No Seguro de Vida há a previsão de indenização em situações de morte, invalidez total ou parcial, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias de incapacidade temporária, diárias por internação hospitalar, auxílio ou assistência funeral e doenças graves.

O que é carência do Seguro de Vida?

A carência é um prazo determinado de maneira prévia em que, mesmo que o segurado realize o pagamento do valor do seguro nas datas acordadas, ele e seus beneficiários não terão direito à indenização caso ocorra um sinistro passível de ser ressarcido financeiramente.

Isso é muito comum em seguros que estejam atrelados à saúde, como os planos de saúde, acidentes pessoais e até Seguro Odontológico. Usando os planos de saúde como exemplo, é usual que, ao contratar, você tenha carência de 30 dias para consultas simples ou exames e até 180 dias para internações e cirurgias.

Para emergências, o seguro costuma eximir a carência por se tratar de algo pontual e que não há previsão de acontecer. Claro que os prazos podem aumentar ou diminuir de acordo com a seguradora contratada. É importante conversar com seu corretor de seguros para entender os detalhes da carência do seguro a ser contratado.

Por que existe carência em seguros?

A carência serve como um “amparo” às seguradoras. Como dito no início do texto, imagine que o segurado esteja com uma doença terminal e tenha apenas mais dois meses de vida. Nesse exemplo, seus familiares, já sabendo dessa situação, fazem a contratação de um seguro de vida com cobertura de R$ 5 milhões com o intuito unicamente de se beneficiar do dinheiro. Para evitar fraudes semelhantes a essa existe a carência no Seguro de Vida.

Seguro de Vida tem carência?

Mesmo que não haja uma proibição por lei no Brasil, as seguradoras não têm o hábito de incluir cláusulas de carência no contrato do Seguro de Vida.

No entanto, isso pode acontecer caso o segurado preencha a DPS, que é uma declaração pessoal de saúde, e informe alguma doença grave ou em estágio terminal. Também é importante ressaltar que, em alguns casos, há uma exceção de pagamento quando a morte é causada por suicídio dentro de um prazo de dois anos.

Qual é período de carência do Seguro de Vida?

Por mais que as seguradoras não tenham o hábito de inserir essa cláusula no contrato, pode ser, sim, que isso aconteça. É importante que o segurado saiba que o período de carência não pode ultrapassar a metade do prazo vigente em contrato ou do limite de dois anos. Essas normas são estipuladas pela SUSEP.

Quando vale a pena contratar um Seguro de Vida?

Sempre e em todos os momentos! Você não precisa estar doente ou achando que algo ruim irá acontecer para você contratar um Seguro de Vida. Este é um tipo de produto sem contra indicação ou público específico. É o tipo de proteção recomendada para quem é preocupado com a qualidade de vida e com o futuro de sua família ou entes queridos.

Além de contar, na maioria dos casos, com a ausência de carência de Seguro de Vida e a garantia de uma manutenção no padrão de vida da família caso ocorra algum imprevisto com o segurado, há vários motivos que provam que o Seguro de Vida vale a pena. Podemos citar, por exemplo, a proteção financeira, a tranquilidade do segurado, reembolso em algumas situações previstas na apólice e até o preço pode ser um atrativo, pois se paga muito menos do que as pessoas imaginam. 

Faça um Seguro de Vida com a Minuto Seguros

Se você procura um Seguro de Vida e mais informações sobre essa modalidade de seguro, entre em contato com Minuto Seguros, maior corretora de seguros online do Brasil. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado e temos especialistas prontos para tirar qualquer dúvida em relação ao Seguro de Vida. Com a recente pandemia do coronavírus, evento que as seguradoras passaram a cobrir, a contratação aumentou significativamente nos últimos meses.

Para contratar, clique aqui e preencha o formulário ou se preferir ligue gratuitamente para 0800 773 3000 e fale com nossos atendentes.

Cote grátis