• Fale conosco
  • Fale conosco
  • Simule grátis

Qual a diferença de corretora e seguradora?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, afinal, o que é uma corretora de seguros e o que é uma seguradora?

Seguradoras

As seguradoras, autorizadas pela SUSEP a exercerem esse papel, são as empresas que irão assumir o risco, mediante ao pagamento do valor do seguro, e indenizar o segurado por qualquer tipo de prejuízo, de acordo com o que estava previsto na apólice. Por exemplo: se você teve o carro roubado, a responsabilidade do pagamento da indenização é da seguradora.

Corretoras de seguro

Já as corretoras de seguro são empresas autorizadas a vender seguros e que intermedeiam a negociação. É por meio de uma corretora de seguros que você contrata o seguro, realiza alterações na apólice, inclui ou exclui coberturas. A corretora de seguros ajuda na escolha do seguro mais adequado ao seu perfil e suas necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que você não irá utilizar. Por exemplo: para que contratar guincho ilimitado se você nunca faz viagens muito longas? Por outro lado, contratar um carro reserva pode ser fundamental, se você utiliza o veículo todos os dias para trabalhar.

A corretora de seguros entenderá seu perfil para oferecer um plano que se adeque a todas essas informações. Além disso, a corretora realiza o papel de assessoria com a seguradora para que tudo que esteja em contrato seja cumprido e também é um meio mais simples de entrar em contato com a seguradora. Caso tenha algum sinistro, por exemplo, a corretora de seguros auxilia nos processos junto à seguradora para o recebimento da indenização.

Simule grátis