• Fale conosco

O que é classe de bônus? Para que ela serve?

Quem já tem seguro de carro, na primeira renovação sempre se depara com uma informação, caso não tenha sofrido nenhum sinistro no último ano: a classe de bônus. Um adicional que, em geral, pode dar bons descontos. Mas afinal, o que é a classe de bônus e para o que ela serve?


A classe de bônus é usada na hora da renovação de uma apólice, ela é considerada um “indicador de experiência” do seu seguro. As classes podem ser explicadas da seguinte maneira: para cada ano sem sinistro, o cliente ganha um “ponto”, chamado de classe de bônus.

Como funciona a classe de bônus?


Com o passar dos anos e a não utilização do seguro, essas classes vão acumulando e fazem com que o desconto seja maior a cada renovação. Quanto maior a classe, melhor e maior o desconto que o cliente obtém nas renovações. A ideia do bônus é justamente “premiar” o segurado que, ao longo da vigência, não registrou nenhum sinistro. Em outras palavras, se não usar o seguro para situações como batidas, indenizações de perda parcial ou total e roubo/furto, o segurado terá direito a um desconto (bônus) no ano seguinte.


É importante salientar que, mesmo que você troque de seguradora em uma renovação, você terá sua pontuação garantida e a sua classe de bônus não muda. Outra informação relevante a ser levantada: o bônus é pessoal e intransferível. Ou seja, se você tem uma classe de bônus 5, você não pode transferi-la para o seu pai, irmão ou cônjuge para aumentar e obter um desconto maior. O único jeito dela aumentar é com o passar dos anos sem que você sofra um sinistro.


Na hora de renovar o seguro auto, todo mundo quer economizar, especialmente nos tempos atuais, em que o cenário econômico anda complicada e qualquer economia é válida. E esse item pode ajudar você nisso.

Cotando na Minuto Seguros, você obterá o valor de mais de 10 seguradoras, todas com um plano de acordo com o seu perfil e as suas necessidades diárias. Ligue no 0300 773 3000 ou preencha o nosso formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você para explicar todo o plano ofertado e facilitar, ainda mais, a negociação.

Quando perco os pontos da minha classe de bônus?


Se você já conquistou pontos de bônus, mas, infelizmente, precisou acionar a seguradora para um sinistro, você perderá uma classe. Para cada acionamento, uma classe é descontada ao final da vigência, no momento da renovação. Exemplo: se você tem uma classe de bônus 8 e teve um sinistro, no outro ano, você terá uma classe de bônus 7.

Quando não perco os pontos da minha classe de bônus?


Realizar o contato com sua seguradora para usar serviços da Assistência 24h é uma das práticas que não afetam a classe de bônus. Por isso, se você acionar um guincho, por exemplo, você não perde a sua classe de bônus atual.


Outras situações que não causam a perda da classe de bônus é utilizar a cobertura de danos a vidros, acidente com terceiros ou benefícios como apoio residencial. Nas três hipóteses, a sua classe de bônus fica intacta.

Fale com o Pós-Vendas da Minuto sobre classes de bônus

Se você ainda está com dúvidas em relação a sua classe de bônus, fique tranquilo, pois o nosso time de Pós-Vendas terá prazer em explicar tudo detalhadamente, valorizamos demasiadamente o atendimento. Atualmente, já temos mais de 1.000 mensagens em nossa página de depoimentos de clientes. Vender seguros é algo que muitas empresas e profissionais fazem, mas o atendimento ágil, com qualidade, rapidez e eficiência, são características de uma empresa que pensa além dos lucros, colocando a satisfação do cliente em primeiro lugar.

Entendendo o segurês: classe de bônus


Se classe de bônus ainda é um termo nebuloso e que você ainda não entendeu, assista ao vídeo abaixo e conheça esse e outros termos do seguro, como: sinistro, franquia, endosso, etc.