• Fale conosco

O que é endosso?

Basicamente, endosso é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro. Também é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Por meio do endosso, formaliza-se as modificações no seu seguro necessárias ao longo da vigência.


Inclusão ou exclusão de coberturas, mudança de modelo do carro, mudança de endereço residencial ou comercial ou qualquer outra alteração são exemplos de situações onde é necessário fazer um endosso na sua apólice. 


Normalmente, endossos ocasionam alterações no valor do seguro, pois há uma mudança no risco calculado inicialmente. Por exemplo, mudar de uma região com maior índice de roubos para uma região com menor índice pode gerar uma devolução de valores para o segurado da mesma forma que fazer o processo inverso pode resultar no aumento do preço. Há também endossos que não geram diferenças de valores, como simples alterações que não afetam o risco (correção do nome do cliente, correção da cor do veículo, etc...)


Mas, lembre-se que é extremamente importante manter a seguradora informada sobre qualquer mudança, pois para manter a cobertura do seu seguro todas as informações devem estar atualizadas.


Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre os termos de seguro: