Quer saber se o seu provedor está entregando a velocidade de internet contratada? Nesta matéria, você vai aprender a fazer esse teste. Confira!

Entender o teste de velocidade de internet é fundamental na hora de cobrar o seu provedor por um serviço pleno de acordo com o que foi contratado.

Por que testar a conexão?

Existem diversos sites e apps gratuitos para analisar a velocidade da internet. Dessa forma, é possível conferir em tempo real qual o nível de download e upload.

Como testar a velocidade da internet?

Ao fazer o teste de velocidade, é possível que você se depare com esses termos que são muito importantes para avaliar a qualidade da internet. Vamos explicar a seguir!

Ping, Jitter, download e upload

O Ping consegue determinar o tempo que dados levam para viajar entre dois periféricos ou através de toda a internet. Quanto mais baixo for, melhor.

Ping (latência)

Faça uma cotação grátis na Minuto Seguros e garanta sua tranquilidade.

Proteja seus eletrônicos, faça um seguro na Minuto

O Jitter é uma forma numérica para expressar o atraso na entrega de dados. Ou seja, quanto maior for, mais impacto terá na transmissão de vídeo e áudio.

Jitter

A taxa de download é a  quantidade de dados que podem ser baixados por segundo. Quanto mais alto for esse número, mais rápida é a conexão de sua rede.

Download

A taxa de upload representa a taxa de dados por segundo que você consegue enviar. Quanto maior for, melhor será a conexão.

Upload

Veja a seguir algumas dicas para melhorar a sua conexão de internet.

Como melhorar a qualidade da conexão?

Modem e roteador de internet estarem ligados há muito tempo pode deixar a internet mais lenta. Desligue-os por alguns minutos e, em seguida, ligue novamente.

1. Reinicie o modem e roteador

É comum que o Wi-fi não alcance todo o ambiente e isso não é um problema de conexão. Nesse caso, utilize repetidores para melhorar o sinal.

2. Confira o alcance do seu Wi-fi

Números de DNS (Domain Name System) são configurados automaticamente pela operadora. Porém, isso pode causar lentidão, já que todos os usuários utilizam o mesmo servidor.

3. Altere o servidor DNS

Saiba como alterar o servidor para melhorar a conexão: 1. No Painel de Controle do computador, vá para Central de Rede; 2. Clique em Conexão local no lado inferior esquerdo da janela; 3. Vá em Propriedades; 4. Selecione o protocolo IPv4 e, depois, o IPv6.

Como alterar o DNS?

Veja nesta matéria como funciona a cobertura do seguro para seus eletrônicos.

Seguro para eletrônicos: veja como funciona

Se interessou? Veja mais conteúdos

Mitos envolvendo a bateria do seu smartphone

Saiba como proteger seus dados no smartphone